Web design o que é e como tem evoluído ao longo dos anos

Table of Contents

Web design Web design é um conceito amplo e multifacetado, envolvendo todos os aspectos relacionados ao design e à implementação de um website. Na prática, tudo o que temos acesso através de um navegador faz parte do web-design. É, naturalmente, um conceito que passou por mudanças consideráveis ao longo do tempo, intimamente ligado à própria evolução da web.

Até o início dos anos 90, a web era um sistema de comunicação utilizado exclusivamente no setor militar e o único caminho de navegação possível era sequencial. Você só poderia acessar a página seguinte depois de ter completado a leitura da página anterior. O primeiro site protótipo foi criado em 1991 por Tim Berners-Lee, um pesquisador do CERN em Genebra. A intuição vencedora foi combinar a comunicação em tempo real da rede mundial de computadores, com hipertexto HTML para fazer a transição de um nó para outro da rede.

No início, a web design tinha uma conotação muito limitada: era basicamente uma questão de criar páginas brancas muito simples com texto preto, dentro das quais alguns hipertextos destacados em azul eram colocados.

Gradualmente, mas extremamente rápido, a web design tornou-se cada vez mais importante, e os aspectos gráficos do site se tornaram predominantes sobre tudo o demais. A possibilidade de inserir animações, filmes, música e outros efeitos multimídia tornou possível o desenvolvimento de sites com um impacto significativo sobre os usuários. Entretanto, durante a primeira fase da história da web, os websites só podiam ser modificados ou atualizados por web masters.

Uma primeira mudança importante foi o advento do CMS, ou seja, interfaces para o gerenciamento de conteúdo totalmente personalizável pelo usuário. Graças a estas plataformas, você não precisa de habilidades de programação para atualizar o conteúdo de seu site. Os CMSs anteciparam o advento da chamada web 2.0, que se caracteriza por dar aos usuários a possibilidade de criar conteúdo real na web. Desde então, tem havido uma proliferação de blogs, fóruns, comunidades online, redes sociais.

O web-design atualizou suas prioridades de ação. Gradualmente, o foco principal tem sido a maximização da experiência geral do usuário. O objetivo não era mais criar sites espetaculares, capazes de cativar o usuário, mas sites que fossem acessíveis, fáceis e rápidos de navegar. Com o aumento da navegação a partir de dispositivos móveis, o foco na experiência do usuário foi ainda mais consolidado. O que mudou não é apenas a maneira como o conteúdo é apreciado, mas acima de tudo a intenção de navegação do usuário. A segurança dos dados e a velocidade de navegação suplantaram a oportunidade de utilizar apresentações animadas e gráficas.

A maioria dessas experiências multimídia foi criada com adobe flash players, uma tecnologia que é muito lenta de carregar e até mesmo impossível de exibir em dispositivos Apple. A primazia da navegação móvel sobre a navegação desktop representou a apoteose da experiência do usuário, consagrando definitivamente a superação de sistemas obsoletos e orientando o design da web para novos parâmetros de avaliação.

Segurança, acessibilidade, velocidade, usabilidade, simplicidade são os conceitos-chave da web design contemporâneo. O foco não é mais a concepção de websites com forte impacto visual, mas sim a maximização da funcionalidade e utilidade prática da experiência de navegação. Naturalmente, um layout gráfico agradável continua sendo um elemento importante na economia geral da estrutura de um site, mas certamente marginal em comparação com a experiência do usuário.

Outra característica distintiva do projeto web atual é a chamada abordagem mobile-first. À medida que a navegação móvel assume o controle, torna-se essencial projetar websites que são otimizados principalmente para a navegação por tablet ou smartphone.

Web design responsivo o que é

A prioridade é criar websites que possam ser utilizados por qualquer dispositivo, garantindo uma experiência satisfatória e qualitativamente equivalente para o usuário. Os caminhos seguidos são basicamente 2: web design responsivo e web design adaptativo. A web design responsivo consiste na criação de um website que pode se adaptar aos diferentes dispositivos a partir dos quais é utilizado. Assim, a versão móvel de um site da Web que responde automaticamente adaptará o menu de navegação, tamanho do botão, texto e todos os outros aspectos gráficos ao pequeno tamanho do dispositivo no qual estamos navegando.

Projeto web adaptável e responsivo: diferenças

Um projeto web adaptável, por outro lado, consiste em criar diferentes versões do mesmo site, dependendo do dispositivo a partir do qual você acessa o site. O servidor irá então carregar a versão do site que melhor se adequa ao meio utilizado para navegar nele. Este tipo de desenho da web é inadequado em comparação com a vastidão dos dispositivos utilizados. Entretanto, os layouts criados têm dimensões fixas, que não podem cobrir toda a gama de dimensões existentes no mercado. O risco é de desperdiçar espaço ou, ao contrário, de compressão do conteúdo. A diferença consiste em ter um modelo que é perfeitamente adaptável a cada situação, em comparação com outro que é capaz de aderir perfeitamente apenas a um número limitado de dispositivos. À luz destas considerações, o projeto de web design responsivo, portanto, representa a solução ideal.

João avatar
João
Mover-se com segurança no sentido mais amplo, não apenas no trânsito, mas na vida cotidiana: dicas para não naufragar no mar de informações da Internet.