Arquivo de outubro de 2009

Depois dos “ringtones”, chega a vez do “cartones”

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Se achou o título estranho, o entenderá depois de ler a matéria. As montadoras pretendem seguir o exemplo dos celulares, e colocar “musiquinhas” - que no caso dos celulares levam o nome de ringtones - em seus veículos híbridoscartone e elétricos.

Mais do que agradar o usuário, esta é uma medida para aumentar a segurança dos condutores e pedestres. O medo é que, por estes veículos não emitirem o barulho característico dos motores, crianças, adultos e cegos possam ser vítimas de atropelamento. A idéia é que os carros emitam algum ruído desenvolvido digitalmente, daí o nome “cartone”.

O Fisker Karma, um híbrido de R$ 150 mil que deverá estar à venda no próximo ano, vai produzir um som projetado por alto-falantes nos para-choques. A Nissan também já planeja adequar seu carro e está consultando a indústria do cinema para fornecer o futuro “som” de seus modelos.

E se você pudesse escolher o ruído que seu carro terá? Qual seria?

Fonte: Interpress Motor

Volkswagen admite erros em carros, mas não convocará recall

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

volks

Seguindo a linha dos recalls, damos uma informação muito importante. A Volkswagen assumiu que os motores motores 1.0 do tipo VHT, utilizados principalmente em veículos modelos Gol, Voyage e Fox do ano de 2008 podem apresentar problemas em seus componentes.

A “culpa” foi assumida após os proprietários dos veículos reclamarem de barulhos estranhos escutados nos carros.

De acordo com a fabricante, trata-se de um problema na lubrificação do bloco. No entanto, não será feito recall.
A estimativa é de que um em cada mil blocos VHT 1.0 possa apresentar o problema. Os donos de carros que suspeitem ser vítimas desse defeito devem procurar as concessionárias da Volks, onde serão feitos os reparos necessários, sem custo.

Mesmo com este “pequeno” problema, a Volks afirma que não convocará recall porque o defeito não oferece risco à segurança do usuário.

Fonte: UOL

Leilão do DETRAN-RJ começa hoje!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sim, aquele post que todo mundo gosta e todo mundo quer aqui no Dirigindo Seguro. O DETRAN do Rio de Janeiro realiza mais uma rodada de leilão de veículos apreendidos que permaneceram nos pátios do departamento por maisleilao de 90 dias.

De hoje (28/10) até sexta-feira (30/10) os interessados poderão comparecer no auditório do pátio do departamento em Duque de Caxias (Rodovia Washington Luis, 13.175, Jardim Primavera), a partir das 10h, para arrematar um (ou mais) dos 672 carros de passeio a disposição.

O “cardápio” é vasto e conta com vans, kombis e motocicletas, sendo que 217 têm menos de cinco anos de uso.

Os destaques ficam por conta das vans Mercedes Benz 313 2004, três Fiat Ducato 2004, uma Renault Master 2004 e outra 2007, duas Citröen Jumper 2005, três Peugeot Boxer 2004, além de uma picape Nissan Frontier 2004.
Já falamos, mas não custa nada repetir: aquele que arrematar o veículo não herdará as divídas do mesmo.

Fonte: Detran-RJ

Vendas aumentam e recall segue a toada

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vocês devem ter reparado que o número de posts sobre recall são freqüentes aqui no blog, seja ele estrangeiro ou nacional. Falando do nosso país, até o momento, já foram formalizados 21 chamados pelas empresas em 2009, segundo dados do Procon - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.

recall1Destes, cerca de 160 mil modelos zero-quilômetro foram convocados a retornar às concessionárias para reparar algum defeito de fábrica. Um número considerável, mas nada alarmante se pensarmos que 2,21 milhões de veículos são emplacados no ano.

Uma das razões deste aumento são os chamados “softwares”, não tão presentes nos carros do passado. A eletrônica também erra, e como podemos acompanhar, estão dando bastante problemas. Outro problema esta no aumento brusco da demanda por carros novos no País, que forçou um crescimento intenso da produção. Com isso, perde-se o ritmo e, conseqüentemente, o controle de qualidade na produção.

Para as empresas, no entanto, os recalls não têm qualquer ligação com o ritmo das linhas de montagem, alegam ser alguma falha no processo, mas afirmam que isto não necessariamente está ligado a pressa na produção.

Além de ser prejudicial a imagem da empresa, os recalls demonstram que nem sempre estamos tão seguros no volante quanto pensamos estar. Por isto, fique atento aos chamados e a manutenção de seu veículos.

Fonte: Carsale

Calendário para pagamento do IPVA 2010

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Foi divulgado o calendário para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) relativo a 2010. O imposto irá enriquecer os cofres públicos em quase R$ 9 bilhões. Quem pagar o IPVA à vista terá desconto de 3%, mas há opção de parcelar o débito.

Dos cerca de 16,6 milhões de veículos do estado, 12,8 milhões têm que pagar o IPVA, e para a alegria destes milhões de proprietários, a alíquota manteve-se igual a do ano passado: carros a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal.

Carros a álcool e gás pagam 3%; bicombustível recolhe 4%, picape cabine dupla, 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus, tratores e motocicletas pagam 2% sobre o valor venal; caminhões recolhem 1,5%. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos.

Confira abaixo o calendário de quitação do IPVA 2010, para os pagamentos à vista, em janeiro (com desconto de 3%) ou fevereiro (sem desconto), e parcelado (janeiro, fevereiro e março):

calendarioipva

Fonte: Infomoney