Arquivo de fevereiro de 2010

Problemas ao pagar a taxa adicional da Inspeção Veicular

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Computadores são assim, suscetíveis a problemas tais quais os seres humanos, e quem está “atrasado” para realizar a Inspeção Veicular está sentindo na pele este problemas “digitais”.

Alguns proprietários (com carros registrados na capital paulista) que não realizaram a vistoria no ano passado einspecionstão enfrentando problemas na hora de pagar os R$ 44,18 referentes a taxa adicional que “desbloqueia” o veículo no sistema.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente informa que um erro no sistema de processamento está impedindo que os pagamentos realizados desde o dia 1º de fevereiro sejam reconhecidos.

A solução encontrada pelo órgão é simples: aqueles que pagaram a taxa adicional, mas que não tiveram o pagamento reconhecido pelo sistema, devem comparecer pessoalmente à Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Os motoristas devem levar o comprovante de pagamento do boleto e a documentação do veículo para a inserção da informação do pagamento no banco de dados.

Além da taxa adicional, o condutor deve pagar a taxa obrigatória de R$ 56,44 para realizar a inspeção deste ano.

O atendimento começou na última terça-feira (23) e pode ser feito das 9h às 17h, na Rua do Paraíso, 387.

Fonte: Agencia Estado

Volvo faz recall do C30

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

c30

Carro novo, importando, ano 2010 e já com defeito! Ninguém merece, né? Mas é o que está acontecendo com os não tão felizes proprietários de veículos da Volvo.

A empresa está convocando um recall do modelo C30 (ano 2010) para a substituição da transmissão automática. Foi constatado que existe a possibilidade de vazamento interno, o que pode impedir a mudança de marchas de acordo com o pretendido pelo condutor.

E o que acontece quando não colocamos a marcha correta? O carro poderá sofrer solavancos ou até mesmo a parada repentina do motor.

Confira os chassis envolvidos:

YV1MK755BA2181105 a YV1MK755BA2184545

Ficou na dúvida se o seu carro está ou não envolvido no recall? Entre em contato com a Volvo pelo tel. (0800) 707-7590 ou pelo site www.volvocars.com.br.

Fonte: Carsale

Erro na cobrança do IPVA em São Paulo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

vw-gol

A Secretaria da Fazenda de São Paulo informa que em virtude de um erro na Tabela Fipe, a base de cálculo do imposto do Gol 1.0 G4 (código IPVA 1157780), anos de fabricação 2008 e 2009, ficasse mais alta, gerando um tributo maior na hora da cobrança do IPVA.

Para corrigir este erro, o governo paulista comunica que já modificou os valores do tributo cobrado para duas versões do modelo Volkswagen Gol (G4 e MI).

Quem quitou o imposto em janeiro, em cota única com desconto, acabou pagando a mais, mas nesse caso, o ressarcimento já está disponível e o contribuinte deve solicitá-lo numa agência da Nossa Caixa, munido de documentos pessoais e do veículo.

Para quem começou a pagar parceladamente, o ajuste é feito a partir da segunda parcela.

Cerca de 36,3 mil carros tiveram o IPVA cobrado irregularmente.

O segundo caso é do Gol MI (código IPVA 1157370) fabricado em 1995, 1996 e 1998. o governo abriu uma exceção para os Gol MI 95, 96 e 98 — cerca de 21 mil carros na frota paulista - e decidiu usar o valor de mercado como base de cálculo do IPVA. O ressarcimento segue os mesmos procedimentos do Gol G4.

Fonte: Folha de São Paulo

Fiscalização eletrônica no Rio de Janeiro

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

equipeeletro

O Detran carioca conta, desde a última quinta (11/02) com uma nova arma para pegar os motoristas que não estão em dia com o IPVA e o licenciamento anual.São quatro veículos equipados com câmeras que leem as placas dos carros e enviam as informações para o sistema do departamento, que, em segundos, aponta a situação do carro e se:

1-) Estiver irregular: o automóvel é retido metros adiante por agentes do departamento equipados com palmtops, no que se denomina de Fiscalização Seletiva Eletrônica (FES).

2-) Estiver em dia: Parabéns e a vida segue.
A novidade evita que, durante as blitzes, sejam parados automóveis de forma aleatória, o que compromete o fluxo de veículos.

As viaturas da FES estão equipadas com câmeras de alta tecnologia e softwares de monitoramento e gravação de imagens digitais via rede de dados.

Fonte: Detran-RJ

Detran-SP rescinde contrato para emplacamentos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Você enfrentou problemas ou algum constrangimento quando foi efetuar um serviço de emplacamento, lacração e relacração de veículos nos municípios do Estado de São Paulo, a exceção da Capital?

Se foi, fique sabendo que concerteza você não foi o único. O Detran apurouplaca-de-carro-blogger inúmeras denúncias de práticas abusivas contra o consumidor, constatadas em expedientes instaurados no Detran e nas Promotorias de Defesa do Consumidor, em todo o estado.

Como resultado disto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) rescindiu o contrato com a empresa Cordeiro Lopes, responsável por estes serviços em todo o Estado de São Paulo, exceto na cidade de SP.

De acordo com o Detran, outro motivo que levou a administração ao rompimento contratual foi o superfaturamento na cobrança dos serviços realizados.

Os serviços de emplacamento, lacração e relacração serão feitos por outra empresa, contratada emergencialmente, por seis meses, a partir desta quarta-feira (17). Tal prazo é o período necessário para que o Detran organize novo processo de licitação para fornecimento de placas aos consumidores.

Fonte: Folha de São Paulo