Arquivo de julho de 2010

Translux II ajudará na fiscalização do “insufilme”

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Seja por questão de segurança (para dificultar a visualização do condutor) ou seja para “embelezar” o veículo, o “insufilme” é pratica comum nos veículos brasileiros, mas este item pode estar com seus dias contados.translux

Segundo resolução do Contran (n° 253) é permitida a utilização de películas escurecidas em todos os vidros, contanto que no para-brisas a transmissão luminosa seja de, no mínimo, 75%, nos laterais dianteiros de 70% e nos laterais traseiros e vigia de 28%.

Mas como verificar estas porcentagens? Ai que está à novidade. O Contran anunciou semana passada a portaria n° 391, que homologa o medidor Translux II - que irá ajudar os policiais na verificação.

O medidor permitirá que se verifique a transmitância luminosa dos vidros, conforme estabelece a resolução n° 253 Contran.

Fonte: MotorDream

Ford convoca recall do novo Focus 1.6

quarta-feira, 28 de julho de 2010

focus

Mais um recall e desta vez não é de nenhuma montadora japonesa. A bola da vez é a Ford que convoca os proprietários do modelo Focus 1.6 Flex (ano 2010 e produzidos até 18 de fevereiro deste ano).

Envolvendo 2.241 unidades, o recall acontece para verificação e possível substituição do reservatório de gasolina do sistema de partida a frio.

Segundo a montadora existe uma falha na vedação do reservatório que pode causar vazamento da gasolina e, consequentemente, dificuldade na partida quando o veículo estiver abastecido com álcool.

Confira os seis últimos números dos chassis envolvidos:

De 270427 até 314861

Maiores informações pelo 0800 703 3673 ou pelo site www.ford.com.br.

Fonte: Interpress Motor

Para evitar atropelamentos, Volvo lança sistema que freia o carro

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Responsáveis por mais da metade das mortes em trânsito no Brasil, os atropelamentos podem estar com os dias contados. É novamente a indústria automobilística buscando maneiras de tornar o trânsito algo mais simples e volvo_logoseguro para os condutores e pedestres.

A Volvo apresentará em seu sedã S60 (modelo 2011) uma nova tecnologia chamada “Pedestrian Detection with Full Auto Brake”, que no bom português significa: “detecção de pedestres com frenagem totalmente automática”.

O nome praticamente já diz como o sistema (composto por radar e câmera) funciona. Ao detectar um obstáculo à frente, a imagem obtida pela câmera é analisada e, se sua silhueta for, de alguma forma, semelhante à de uma pessoa, o motorista será alertado.

Caso o condutor não reaja prontamente, o sistema irá reduzir a velocidade do carro, chegando a imobilizá-lo caso a aproximação cause algum risco para o pedestre.

O sistema é inovador e, mostrando-se eficiente, deve ser adotado pela Volvo para seus outros veículos e, quem sabe, copiado pelas outras montadoras em um futuro próximo.

Fonte: Autoestrada

Cuidado, bebê a bordo!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

bebecarroNão somente por ser lei, mas transportar a criança com segurança e em cadeirinhas é algo lógico para qualquer pai/mãe que se preocupa com a saúde de filho.

No entanto, vale lembrar que somente colocar a criança em seu assento não é suficiente para uma viagem segura, confira aqui algumas dicas para facilitar o transporte e tornar o passeio mais agradável.

1-) As crianças observam o comportamento dos adultos e tendem a imitá-los, por isso nunca se esqueça de apertar os cintos de segurança, mesmo para viagens curtas.

2-) Redobre a atenção e respeite as regras de trânsito.

3-) Evite ter um comportamento agressivo no trânsito - tanto no que diz respeito a “xingamentos” como nas ultrapassagens e “coladas” nos outros carros.

4-) Se a criança conseguir, deixe que ela participe da escolha do modelo de cadeirinha que vai ser comprado, ajudando a decidir a cor ou padrão de decoração.

5-) Use do diálogo para explicar que a cadeirinhas é algo comum e necessário. Desta maneira a criança verá o seu assento como algo rotineiro e automático (assim como para nós é colocar o cinto de segurança).

6-) Evite trafegar com as janelas abertas para evitar acidentes com os braços das crianças.

7-) Utilize a trava de segurança especial, que impede a abertura das pontas por dentro.

8-) Leve brinquedos para a criança se distrair, mas atenção: não coloque objetos na tampa da mala, porque em caso de uma freada brusca os itens podem ser projetados para frente, podendo causar um acidente dentro do veículo.

Fonte: MotorDream

Honda realiza recall de 9.658 unidades do Civic

quarta-feira, 21 de julho de 2010

honda_civic

Teria a Honda sentido inveja da Toyota e preparado este recall? Brincadeiras a parte, a Honda Automóveis anunciou um recall de 9.658 modelos Civic fabricados nos anos de 2001 e 2002 para inspeção gratuita do insuflador do airbag do passageiro.S

egundo a montadora, pode existir um desvio no processo de produção do componente, que  em caso de acidente, pode acionar a bolsa com intensidade acima do previsto pelo projeto.

A Honda informa ainda que em casos extremos, poderá ocorrer a ruptura da carcaça do airbag, vindo a projetar fragmentos no habitáculo do veículo e, consequentemente, ferir seus ocupantes.

Confira os chassis envolvidos:

De 1Z000001 a 2Z117324

Maiores dúvidas podem ser sanada pelo telefone 0800 701 3432 ou pelo site da montadora.

Fonte: UOL