Arquivo de outubro de 2012

Salão de SP - Fábrica no Brasil vira assunto principal no estande da BMW

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31-10-2012-1

Na semana passada, a BMW fez um anúncio que instalaria um fábrica em Santa Catarina. No Salão do Automóvel de SP, o presidente da empresa alemã no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, reiterou o compromisso de fabricar carros no país.

Isso bastou para virar assunto constante no estande da BMW, deixando a enxurrada de novidades e lançamentos em segundo plano. O anúncio ainda não revelou nem quais carros virão para a fábrica brasileira e nem como serão montados (CKD ou produção completa), mas Dornbusch confirmou que a BMW aguarda apenas a aprovação do projeto que já foi entregue ao governo.

Dentre os lançamentos, destaque para o belo Série 6 Gran Coupé que completa a linha Série 6 no Brasil. O modelo trazido para São Paulo apresenta uma elegante pintura com chumbo fosca.

Outra bela novidade é a confirmação do ActiveHybrid 3, que nada mais é que um Série 3 de motor híbrido. Já havíamos informado o lançamento do modelo Série 7 híbrido para 2013 e agora essa outra novidade. No entanto, o modelo não tem data ou preço confirmado ainda.

Além desses, a divisão esportiva Motorsport (M) apresentou M135i, de 320 cavalos, o sedã M5 e o cupê M6 Coupé, novidades até para os mercados internacionais. Completam os principais lançamentos o sedã 335i, o X3 com motor 2.0 turbo e o X6 redesenhado.

Ainda assim, a fábrica do Brasil foi o grande assunto. Vamos aguardar 2013 para novidades da importante e tradicional montadora alemã.

Salão de SP - Mesmo com o lançamento do Dodge Durango, Viper é a estrela do estande da Chrysler

terça-feira, 30 de outubro de 2012

30-10-2012-11

E não é pra menos. Pela primeira vez em solo brasileiro, um dos muscle cars (apelido de carros americanos potentes e com motor enorme, como Camaro, Mustang e Maverick) mais icônicos da história era a atração mais aguardada do Salão do Automóvel de SP.

Renomeado de SRT Viper, sua produção tinha sido descontinuada em 2010 (quando a Chrysler comprou a Dodge, fabricante do automóvel). De volta, trazendo as linhas curvas e a frente gigante que lhe redeu status de “mito” nos anos 90, o Viper traz melhoras àquilo que já era ótimo em seus antecessores.

Segundo o fabricante, a nova carroceria tem partes em alumínio, aço e fibra de carbono, o que o torna mais leve e maleável, portanto mais seguro contra torções e colisões. Mas bater um carro desses pode ser fatal.

Mesmo com o confiável controle de tração e de estabilidade, somados aos pneus especialmente desenvolvidos para a máquina e a suspensão e chassi que beiram a perfeição, o motor do “garoto” é um V 10 sem turbos (não poderia ser diferente) de 8.4 litros que produzem “apenas” 648 cv de potência e 82,8 kgfm de torque. Isso a versão que está no salão, chamada de SRT (“Street and Racing Tecnology”), pois existe outra configuração chamada GTS, ainda mais potente e esportiva!

Além do Viper, a Chrysler apresentou o SRT Charger e o SRT Grand Cherokee. E o lançamento do novíssimo Dodge Durango (um belo SUV). Porém, o Viper é a estrela no estande. Digo mais, é a estrela do Salão de SP (sim, mais que a Ferrari e os Porsches). Para aqueles que, como eu, são apaixonados por muscle cars, a visita ao Anhembi já vale a pena para vê-lo.

Ah, no meio disso tudo, uma má notícia: o mercado brasileiro ainda não está na mira da Chrysler para comercializar o SRT Viper. Outro motivo para correr pra lá e ver essa joia rara da indústria automotiva.

No Salão do Automóvel de SP, presidente Dilma prorroga IPI baixo até o fim do ano

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29-10-2012-1

Em discurso feito no Salão de SP, a presidente Dilma anunciou que continuará com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos até o final do ano. Prorrogado inicialmente para o fim de outubro, a nova prorrogação garante o IPI baixo até dia 31 de dezembro de 2012.

O corte mantém os números do mês de outubro (diferentes daqueles anunciados em março que durou até agosto) e depende da potência do motor e do local de fabricação (nacional ou importado). Desde o início da redução do IPI, a industria automotiva teve aumentos significativos na venda de carros novos e  na redução do estoque das montadoras.

Porém, o ministro da Fazendo, Guido Mantega, disse que esse é provavelmente a última prorrogação e visa evitar o aumento de preço dos automóveis no fim do ano.

Confira abaixo uma tabela que mostra a taxa atual sobre cada classe de veículo:

29-10-2012-2

Salão de SP - Novidade da Land Rover rouba a cena com estilo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25-10-2012-1

A Land Rover é a marca responsável pela remodelação de todo o segmento off-road automotivo. Se antes esse tipo de carro era conhecido pelo seu design bruto e sua resistência em detrimento do conforto e da tecnologia, hoje não podemos mais afirmar isso.

O lançamento que a Land Rover trouxe para o Salão de SP é o belíssimo Vogue. As revoluções vão muito além de um desenho de encher os olhos e um interior de dar inveja a qualquer sedã de luxo.

A marca inglesa garantiu que o novo veículo está mais seguro, tecnológico e confortável que todos os off-roads já lançados. Parece pretensioso? Não é. Veja os motivos.

O Vogue vem equipado com suspensão a ar, garantindo uma estabilidade impressionante para um carro de seu tamanho. Soma-se a isso a estrutura em alumínio, que faz o utilitário ser mais leve que outros carros de sua categoria, garantindo agilidade e, em casos de colisão, pela maior flexibilidade, o fabricante garante que a nova estrutura diminui o impacto sentido pelos passageiros.

Como se não bastasse essas novidades, inéditas em um carro 4X4, a maior inovação será na versão híbrida do automóvel. Com parte do motor elétrico, o consumo é ótimo e o nível de poluentes é baixo. A Land Rover disse que, mesmo na versão híbrida, o carro aguenta qualquer terreno e tem a mesma força das versões “normais” (3.0 V6 e 4.8 V8, ambos a diesel, e 5.0 V8 Supercharged, a gasolina).

O interior do veículo também ganhou “mimos” tecnológicos. Rebater os bancos ou dividir o porta malas agora é feito por um controle automático, sem esforço algum. Os oito (!!!) airbags garantes segurança para todos, mesmo com o carro lotado. Para fechar as portas, basta aproxima-las da carroceria e ver a “mágica” acontecer educadamente.

Para o piloto, o câmbio automático de oito marchas garante conforto e leveza; já o novo sistema Terrain Response é um show a parte: ele calcula automaticamente as condições do terreno a adapta as mudanças de marcha quase instantaneamente.

Para completar, o acabamento em couro creme, madeira e preto brilhante do interior do Vogue deixa qualquer um babando. O requinte é finalizado com o teto solar panorâmico, a cereja do bolo.

Os ingleses mostraram força, beleza, conforto e segurança nesse carrão que dificilmente será batido por qualquer concorrente do segmento.

Aguarde mais novidades do Salão do Automóvel de São Paulo, que está montado no Pavilhão de Exposições do Anhembi até dia 4/11.

Até a próxima.

25-10-2012-2

Salão de SP: Audi promove test-drive para o público

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

24-10-2012-1

No post anterior, comentamos que entre as “decepções” do Salão de 2012 estava o cancelamento do passeio de helicóptero e test-drive que seria realizado pela Mercedes-Benz. Pois bem, a Audi resolveu deixar o público um pouco mais feliz e oferecer uma “voltinha” em quatro de seus supercarros encontrados no salão.

O trajeto permitido é de apenas 5 km, nos arredores do Anhembi. Inclui passar pela Marginal Tietê, Praça Campo de Bagatelle e Avenida Olavo Fontoura e dura cerca de 15 minutos.

Os carros a serem escolhidos são S5, R8 Spyder, TT-S e o exclusivíssimo R8 GT Spyder, do qual apenas 333 unidades foram fabricadas. Esse superesportivo conta com motor V10 capaz de gerar 560 cv. Como curiosidade, na segunda-feira a Audi “emprestou” o modelo disponível para test-drive para o jogador Neymar, que passou dois dias com a máquina em Santos.

Quem quiser ter um dia de piloto deve chegar cedo ao Anhembi e fazer a inscrição no Hotel Holliday Inn, na lateral do pavilhão de exposição. O passeio é reservado aos 84 primeiros inscritos (21 por veículo) e custa R$ 315,482. Ah, é fundamental ter CNH e o ingresso para a exposição já comprado.

Divirta-se, com atenção e segurança.