Tirar o silenciador gera mais gasto?

silenciadorO silenciador (ou abafador) do carro tem como função refletir as ondas de som produzidas pelo motor, de forma que se anulem parcialmente, ou como o próprio nome sugere, que o som do motor seja abafado.

Mas muitos preferem ter todo o ronco do motor, mas na hora de retirar o silenciador vem a dúvida: será que a retirada do silenciador aumenta o consumo de combustível do carro? A resposta é sim e não.

Não, a simples retirada deste item do escapamento pode piorar ou simplesmente não alterar o rendimento do carro, sendo assim manteria o consumo inalterado.

Já em outro cenário, a retirada do silenciador pode sim gerar mais gasto pois, em um motor trabalhado e sem a peça, a saída de gases mais livre contribui para que o giro suba mais rápido. Ou seja, o carro tende a ficar mais potente e, em consequência, vai gastar mais.

Fonte: G1

Tags: , , , , ,

4 comentários para “Tirar o silenciador gera mais gasto?”

  1. BONE disse:

    e contribui para a poluicao sonora. ja pensou um mundo mais silencioso ou com sons bons de se ouvir. e nao essa barulhada toda.

  2. pablo disse:

    ola bom post mas eu gostaria d fazer uma pergunta,
    a retirada desse item eh ilegal?

  3. Márcio disse:

    Eu comprei a um tempo um carro e ele é a turbo e me disseram que pra eu ouvi aquele barulho da troca de marchas eu teria que retirar a valvula de escape (espirro).Gostaria de saber se eh isso mesmo e se a retirada da valvula faz algum mal ao motor ou faz gastar mais gasolina?

  4. Luis disse:

    Marcio,se retirar a valvula de alivio vai esplodir o motor hehehe,ela serve justamente para aliviar a pressão do turbo quando a turbina está cheia,portanto não meche ai.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.