Medo de dirigir

10% dos motoristas no Brasil deixam o carro na garagem.

Não por alguma súbita consciência ecológica, mas por medo de dirigir mesmo. Além de lidar com esta fobia, eles precisam enfrentar o preconceito de uma sociedade que tem orgulho em andar motorizada.

Para quem quer se livrar do medo de dirigir sozinho, segue dez dicas:

1- Trabalhe a respiração. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e sinta o ar chegar aos pulmões. Expire pela boca buscando relaxar.

2- Faça atividade física ou relaxamento muscular para produzir endorfinas e neutralizar o estresse e a ansiedade.

3- Dentro da garagem, inicie a aproximação com o carro. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o motor.

4- Ainda dentro da garagem ligue o carro e faça pequenos movimentos, para frente e para trás.

5- Em horários sem movimento, dê voltas no quarteirão com o carro. Escolha ruas sem crianças e tranqüilas e quando sentir segurança entre no trânsito.

6- A princípio faça apenas um ou dois trajetos e só depois opte por caminhos mais longos.

7- Crie o hábito semanal e marque na sua agenda, pelo menos duas vezes por semana, de fazer o treino de direção. Essa rotina lhe trará confiança.

8- Quando ficar totalmente seguro, inicie trajetos que tenham subidas e descidas.

9- Não se assuste com os sinais do corpo, porque as tremedeiras, sudoreses, e taquicardias diminuirão com o tempo, ou seja, com a prática.

10- Não tente provar nada para os outros. Dirija para você. Isso diminuirá as expectativas.

Caso não consiga perder o medo com essas dicas procure uma auto-escolas especializadas para pessoas que tem medo de dirigir ou um psicólogo sempre é bom!

Fonte: Viva Saúde

Tags: , , , ,

92 comentários para “Medo de dirigir”

  1. maisa disse:

    OLA MENINAS / MENINOS
    eu tambem sofro ainda com esse problema, mas gracas a Deus ja tenho superado e melhor sem aula de aperfeisoamento ainda, dirigo meu carro todo dia para levar a minha baba para casa (parente) e percebo que cada dia que passa melhoro mais gracas a Deus mas ainda tenho medo, sou muito perfeiccionista pro isso sofro muito.
    Tirei minha CNH e fiquei um ano sem dirigir apos pegar a definitiva meu esposo compro um palio fire, achei um maximo assim que peguei o carro fui tIRA-lo Da garagem bati ele no portao, mas nao desisti continuei tentando hoje dirigo ja no transito (apesar do medo) e ja fui trabalhar 2 vezes com o carro pegando pista MAS particulamente prefiro bairro…
    HOJE SEI QUE APRENDER A DIRIGIR nada mais é do que aprender o macetes do carro que sao varios (ex. achar o ponto da embreagem para o carro nao voltar na subida, nao andar sempre em 1marcha, qunado pisar na embreagem para trocar a marcha fzer isso com certa rapidez para o carro nao xia ENTRE OUTROS)
    MAS ORO SEMPRE A DEUS PARA ME AJUDAR A SEPERAR ESSE MEDO E ELE TEM ME AJUDADO MUITO.
    orem tambem e comecem a fazer as dicas a cima vao ver vao sentir mais o carro e vai melhorando a cada dia …. BJINHOS

  2. Ana disse:

    Oi, pessoal

    Fiz aulas de direção, e pude observar que o medo me impedia de aprender, fiz 30 aulas e ainda sim tinha medo (de acelerar, de errar, de bater,tinha medo de tudo), as aulas estavam virando uma tortura meus instrutor dizia que se eu não perdesse esse medo eu nunca iria passar na prova, mas graças á Deus agora já me sinto mais segura pra dirigir e ele disse que já posso marcar minha prova.

  3. elisabete disse:

    eu tenho a cnh a um ano agora que estou perdendo o medo mas tem q ter muita persistencia mesmo ja ralei o carro na garagem mas nao desisti errar e normal o carro morrer tambem o certo e nao desistir seguir com os seus objetivos

  4. eu tenho mto medo de diriigirr hoje mesmo eu tava dirigindo cm meu irmao indo p casa da namorada delee … eu ia entrar na contramao, entrei em ruuazinhas de 3ªmarcha.. entre variooss me ajudemm.. :/

  5. gilcemar chaves disse:

    tirei a cnh estou na provisória morro de medo de cometer uma infração e ter q começararona tudo de novo, o meu maridosempre me conduzia eu no caraona agora eu tenho meu carro e ele o dele não pode mais ficar a minha disposição preciso vencer este medo e levantar a minha alto estima até porque me sinto fracassada justo eu q sou de ir a luta porem já consegui ir para o meu trabalho só foi otimo vou vencer em nome de deus sou capaz aliás todos são bss quem estiver passando por algo parecido com meu entre em contato e vamos nos ajudar. meu email é enf_gil@hotmail.com

  6. gilcemar chaves disse:

    para chegar na minha casa preciso passar po uma subida morro de medo pois não consigo controlar a embreage para colocar a marcha de força visto que na auto escola não se pratica subida e sim uma pequena ladeira aprendi a controlar a embreagem até sentir uma tremedinha faço isto mesmo assim o carro morre o q faço?

  7. Aparecida disse:

    Tirei minha, cnh faz 4 anos só comprei carro agora tenho muita vontade de dirigir só tenho um pouco de medo na hora de redusir tenho dificudade só diminuo a velocidade , na sobida , tenho medo ,qndo vou passar entre dois carro tenho sensaçaõ que não da quando tem onibus ou perua de lotação me apavoro sei tirar da garagem mas tenho medo de guardar qndo tem alguem me olhando na hora que vou tirar o carro fico nervosa para estacionar e uma dificudade me decidi fazer uma reciclagem na auto escola para acabar com esse medo , mas confio em Deus e sei que vai me ajudar a superar esse medo obrigado 27/2/11

  8. Aparecida disse:

    Olá como vcs são importante vi que não estou só tenho dificudade iqual a muitos mas sei que vou superar esse medo princilpamente na sobida, e para guardar o carro, tenho carta mas o medo me atrapalha, vou fazer umas aulas de reciclagem para me ajudar perder o medo. mas sei que Deus vai me ajudar vou me esforçar nessecito de dirigir para ir ao trabalho , olho o carro na caragem vou a pé fico revoltada com essa situação.

  9. Cidinha disse:

    Tenho carta a mais de (10) anos, mas até hoje não dirijo pois morro de medo, não sei bem explicar qual o meu trauma pois já fui trabalhar de carro sozinha, já levei a minha filha na escola, mas só de pensar em fazer algo errado e ter o meu marido gritando ao meu ouvido isso me dá calafrios. Eu morro de medo de correr, para mim neste momento o que importa é chegar ao meu destino nem que seje a 40 km por hora, mas ele acha que eu tenho que correr, pois se não os motoristas vão ficar buzinando atrás, ai eu fico nervosa e logo começo a chorar e mais uma vez entrego a direção ele e o meu sonho de dirigir vai ficando cada vez mais longe. Tenho muita vontade de dirigir, acho que qdo isso acontecer irei conquistar a minha liberdade, estou tentando aos poucos, mais sei que sair com o meu marido não dá, ele não tem paciencia.

  10. maria disse:

    tenho medo de dirigir sozinha pois acho que não vou consergui nunca, queria muito ser curada deste medo.

  11. van disse:

    Tenho CNH há dois anos. O medo sempre me impediu de dirigir, mas agora decidi que este problema é meu e somente eu posso resolvê-lo. Hoje errei numa esquina, passando a terceira marcha ao invés da primeira, cometi o erro duas vezes, levei buzinada. Nessas horas dá muita vontade de desistir, porém segui em frente, mesmo porque não tinha outra alternativa. O resto do percurso deu tudo certo e eu me esforcei para aceitar que, apesar do erro eu consegui e que tive muitos outros acertos, e, que estes acertos tem que ser mais importantes que os erros. Não está sendo fácil mas eu não vou desistir. Um passo de cada vez, um dia após o outro e todas nós conseguiremos.

  12. Rudclei disse:

    Oi meus amigos e amigas o medo é normal para as pessoas que ainda não tem a prática o negórcio é ter muita calma prestar muita atênção nos carros que estão a sua volta (tráz,frente e lados) e sair para o asfalto controlando este meto,vocêS verão que com pouco tempo estarão dirigindo sem medo nengúm.

  13. Eliane disse:

    Eu sou uma vitima do meu próprio medo.
    Tenho tres filhos, tb tenho carro, mas o medo me empede de dirigir…

    Tirei a carta a mais de dois anos mas continuo com medo, tenho ergonha de encarar os meus filhos, quando eles querem sair.

  14. marcia disse:

    É como se fosse um parto… dá medo mas temos que encarar. Tirei minha habilitação à 10 anos e por várias vezes sai de ônibus e o carro na garagem. Era uma cobrança pessoal, pois somos capazes de fazer coisas muito mais dificeis do que dirigir. Resolvi encarar. Voltei para a auto escola e fiz 10 aulas como habilitada. O meu instrutor foi maravilhoso e me “jogou” de forma consciente no trânsito. Andai por lugares com trânsito pesado. Voltava para casa radiante. As aulas acabaram e a cobrança voltou. Hoje busquei o carro em casa e o trouxe para meu trabalho. Decidi não voltar mais de carona.
    A barriga doeu, tudo tremeu, o carro morreu… tudo conforme previsto. Mas encaro o dia de hoje como o 1º passo . Amanhã dirijo novamente e assim vou aumentando minha auto confiança. NÃO DESISTIR É O MAIS IMPORTANTE. Este blog me incentivou muito. Eu não sou a única.
    Bjs e boa sorte a todos vocês !!!!!!!!!!!

  15. luana Costa disse:

    Olá hj me bateu uma enorme vontade de perder o medo de dirigir tenho CNH há 7 anos mas como todos ao meu redor ñ confiam em mim perdia vontade e o medo se instalou em mim mas de hj ñ passa perderei esse medo de uma só vez amanhã deixarei meu registro de sucesso ou fracasso abraços Luana

  16. irlania soares disse:

    quero me comunicar com mulheres que tinham medo de dirigir mais superaram.tinha muito medo mais mesmo sem aula reforço e com a ajuda de deus estou superando .quero trocar experiências.

  17. claudia disse:

    oi meninas meu nome é claudia morro de medo de dirigi saber émuito rui isso depende do seu marido para tudo
    tirei minha cnh fez um ano mas quando entro no carro com meu marido começo a suar frio naõ sei mas o que faço
    eu dirigia mas meu marido colocava muito defeito de tanto ele me apavora tenho medo meninas da alguma dicas para mim ser dependete por favor

  18. isabel cris disse:

    obrigado pelas dicas!
    Estou nessa luta e acredito que muitas vezes nos acomodamos e damos desculpas, mas chega uma hora que não tem jeito tudo te espreme pra voce lutar contra o medo. 1 Joao 4:18 “No amor não ha medo. o verdadeiro amor afasta o medo.” Quero e preciso crescer nesse amor de Deus que afasta o medo. bjkas

  19. Patricia disse:

    ESTOU LENDO OS COMENTÁRIOS POIS ESTOU COM O MESMO PROBLEMA FOBIA DE DIRIGIR JÁ BATI O CARRO EM OUTRO SORTE QUE NÃO FOI NADA DE GRAVE,A DEZ DIAS ATRAS FUI ENTRAR NA GARAGEM AQUI DE CASA E QUEBROU O RETROVISOR E ARRANHOU A PORTA ,NOSSA O CARRO FICOU 10 DIAS NA CONCERSSIONARIA PEGUEI ELE HJ ,TODAS AS VEZES QUE VOU ENTRAR NELE ME DÁ NAUSEA ,DIARRÉIA SUADOR TUDO RSRSRSRSRS MEU IRMÃO QUANDO DÁ ELE VAI COMIGO ,E EU FICO MAIS TENSA PORQUE EU ESTOU BEM DIRIGINDO MAS TEM COISAS QUE EU ME ENBARAÇO FOI MUITO BOM LER ESTES DEPOIMENTOS DESEJO SORTE A TODOS NÓS VAMOS TIRAR ESSE FANTASMA DE NOSSAS VIDAS….

  20. Maria disse:

    Incrível. Eu, que me achava sozinha no mundo com meu medo, de repente encontro diversos depoimentos de pessoas que sentem EXATAMENTE as mesmas coisas que eu diante da simples idéia de dirigir. Estou aliviada: finalmente encontrei pessoas que me entendem! Mal posso descrever como tudo isso foi reconfortante para mim. Sinto-me até mais motivada a concretizar meu grande projeto para 2012: tirar a carteira de motorista do fundo do armário e vencer o medo de dirigir antes que ele me vença. Chega de depender da boa vontade alheia! Chega de perder noites de sono e de ser ridicularizada! Ocupamos o lugar da incapacidade porque nós mesmas nos colocamos nele, e só nós mesmas nos impedimos de sair. SIM, nós somos capazes de superar esse medo!

  21. Michele disse:

    Também tenho medo, mas estou tentando superar, o meu maior problema é meu marido. Hoje mesmo sai de casa para ir a farmácia, ao estacionar bati com a roda no meio fio. Meu marido ficou nervoso me xingou na frente de todo mundo. Saiu do carro, jogou a chave no chão e disse pra mim: agora leva o carro sozinha!
    Isso acaba comigo.

  22. Pessoal, eu fui uma pessoa que durante anos atrasou o processo de habilitação por medo de dirigir. Sentia as mesmas dificuldades de todos nessa situação, mas parti para o enfrentamento do medo por mim mesma, reavaliando e redescobrindo meus motivos para querer dirigir. Superar o medo de dirigir é possível sim e sem gastar muito, sem necessidade de tratamentos específicos, na maioria dos casos. Há na internet dois sites sérios que podem ajudar, escritos por educadores de trânsito: o http://www.euquerodirigir.com, escrito pelo instrutor Fabiano, e o Blog Aprendendo a Dirigir, escrito por mim, que hoje sou educadora de trânsito e faço um trabalho voluntário no Grupo Aprendendo a Dirigir (comunidade na internet, blog, facebook e grupo de ajuda no MSN). Aprendizagem significativa e defensiva, com acolhimento emocional já adianta mais de 50% do processo. Suas dúvidas postadas nos comentários tornam-se postagens para a leitura de todos, com fotos, vídeos, desenhos, esquemas explicativos, tudo para facilitar a vida de quem está (re)aprendendo a dirigir.

  23. Regina disse:

    Tirei minha carta cnh, ja dirigir o carro do meu marido. Um dia estava no banco de trás e o motoqueiro bateu no carro, depois desse dia fiquei com medo de dirigir.Só que o motoqueiro estava errado, meu marido deu a seta pra direita eo motoqueiro veio atrás pegou a direita, só que meu marido ia entrar para direita, quando ele foi o motoqueiro veio e ia direto,desde espera foi juntoque nós iamos virar a direita foi uma batida só, me assustei.

  24. ANA disse:

    Tem dois meses que tirei minha carteira e a 4 dias comprei meu primeiro carro só que o medo de dirigir está me deixando apavorada, só consigo dirigir se estiver com meu irmão ou meu marido, morro dota hora e se començam a buzinar fico desesperada, será que eu vou superar ? Estou pedindo muita ajuda a Deus pois esse era o meu maoir sonho ter carteira de motorista e levar minha mãe que já é idosa para passear sem ter que pefar ônibus.

  25. ANA MARIA disse:

    EU ESTOU LUTANDO CONTRA MIM MESMA PARA PERDER O MEDO DE DIRIGIR SOZINHA, PEÇO A DEUS TODOS OS DIAS QUE ME AJUDE POISO MEU MAIOR SONHO É IR TRABALHAR DE CARRO, CARRO ESSE QUE COMPREI A 10 DIAS, MAIS SÓ CONSIGO DIRIGIR SE ESTIVER COM O MEU MARIDO OU O MEU IRMÃO, ESTOU MUITO TRISTE!

  26. eu queria receber o password do 3ddriven

  27. boa noite
    nao sei como começar mais vamos lá,
    tenho muito medo de pegar rodovias, tenho medo de espaços longos de um carro para o outro, tipo marginais, tenho medo de caminhoes,de erra caminho,
    moro na zona leste e trabalho no pico do jaragua, ja fui 2 vezes para lá de carro fui muito tença, medo de erra o caminho de passar perto de caminhoes e eles passarem por cima do meu carro, medo de entrar em ruas erradas que eu demore para fazer retornos, que bate em carros e machuque alguem, em fim meu maior medo e errar caminhos e espaços de longos de um carro para o outro,
    me sinto super bem em trasito.
    por favor me ajude.

  28. tenho medo de rodovias e marginais,
    me sinto muito bem do transito

  29. Meire disse:

    Eu tbm tenho muito medo de dirigir, tenho carteira há 5 anos. Decidi voltar a dirigir, fiz aulas na auto escola, mas o medo não passava. Meu esposo que é meu incentivador, ontem foi me ajudar a superar o medo. Pediu para que eu saísse com o carro da garagem, fiquei nervosa e acabei batendo com o carro, só lembro da cena dele colocando a mão na cabeça, por um momento pensei em desistir, porém minha filha de 15 anos me encorajou, e meu esposo tbm. Morro de medo, mas seguirei estas dicas, e vou insistir. Há!! tbm oro, pois acalma a alma. Boa sorte para nós que ainda não conseguimos dirigir!!!

  30. vania pessoa disse:

    Tenho medo mesmo é de dirigir sozinha, como alguém habilitado do meu lado me sinto tão segura faço tudo certinho e não sinto sudorese tremores, como posso me livrar disto.

  31. Caciana disse:

    Olá pessoal!
    Ainda estou com a cnh provisoria,já consigo dirigir pela cidade(que e bem pequena e não tem semaforos),já peguei a BR 116 de São Paulo para Curitiba e por aki ate que vou bem.
    Mas o que acontece e que as vezes em alguma manobra como por exemplo dar a volta com o carro quando se erra um rua,ou fazer um movimento rapido com o carro como uma parada repentina e não deixar o carro morrer.Trabalho em uma rua de descida e as vezes tenho que estacionar entre dois carros(na descida!!!!) começo a suar muito,mas muito mesmo perna bamba dor de cabeça fico com vergonha dos outros morro de medo de errar.Sinto dificulade em realizar manobras pequenas com o carro.Não sei o que fazer se alguem puder me ajudar.Obrigada

  32. joselma disse:

    tenho 37 anos de idade to min abilitando agora, por precisao mais temo muito medo p fv min ajude abri.

  33. fabiana disse:

    Boa Tarde!!!

    Sou graduanda do curso de psicologia e estou pesquisando sobre a participação do psicologo na hora da aprendizagem de direção veicular (Fazer a carteira). Gostaria de tua ajuda em base de Qual o papel do psicologo para quem esta aprendendo a dirigir, quais fatores importantes que influenciam no processo de aprendizagem, se existe algum teste especifico nos centros de formações de instrutores para avaliar a capacidade de aprendizagem, quais os procedimentos para alunos com dificuldades de aprendizagem, etc.

    Obrigada desde já

    Fabiana Vargas

  34. zenaide disse:

    olá tem mt medo de dirigir nossa não sei o que faço mas meu esposo fala que não saber para que eu tirei minha carteira me ajude pessoal

  35. elaine disse:

    Eu tenho CNH há 10 anos e o pouco que dirigi eu bati o carro na saida da garagem, fiquei com medo e fique esse 10 anos sem dirigir, só agora resolvi, procurar ajuda e treinamento, e hoje dirijo pelo bairro, como o post diz, vá alterando os quarteirões, de pouco em pouco vá mais longe e o medo acaba e vc percebe que consegue ir mais longe, ainda estou nos quarteirões mais próximos mas creio que logo chegarei mais longe…

  36. Camila disse:

    Comprei meu tão sonhado carro a pouco mais de um mês. Então o meu pior pesadelo começou, pois tenho muitaaa vontade de dirigir mas o medo me impede, e isso me deixa com uma frustração imensa!!
    Peguei o carro umas três vezes, e na última subi com o carro na calçada, que horror!!
    Quero vencer meu medo, mas nem sei por onde partir!!
    Mar realmente é algo que está me incomodando muito..

  37. Eliane disse:

    Tenho CNH há 13 anos, e morria de medo de dirigir, me tremia toda enfim tinha pavor em pensar que iria assumir o volante. Dependia do meu marido para tudo, e quando ele não podia me levar, tinha que ir a pé ou de ônibus. Muitas vezes estava chovendo e lá ia eu….e o carro na garagem.
    Mas quando foi no mês de maio de 2013, meu marido me deu um basta, e falou para renovar a CNH, que agora não tinha mais jeito e que eu teria de aprender a dirigir…. não acredito mas deu certo…toda vez que vou sair, peço a DEUS para tomar a direção e me guiar, não sei o que acontece mas perco todo o medo, e já vou para qualquer lugar sozinha.
    E claro que para dirigir, acima de tudo tem que ter muita responsabilidade e cautela.
    Eu consegui e acredito que, quem ainda tem medo vai superar. boa sorte a todos!!!

  38. Jo disse:

    Tambem estou passando por isso e espero em breve poder dirigir sem medo e insegurança bati o carro no estacionamento do meu trabalho e desde entao entrei no carro 2 vezes dirigi perto de casa e espero que com o tempo volte a dirigir nos outros lugares ainda tremo muito e fico muito nervosa so de outro carro estar atras do meu ja entro em panico. espero que tudo melhore.

  39. Wagner disse:

    Trabalhei 20 anos dirigindo e do nada começou a me dar pavor de rodovias, medo de acelerar, medo de espaços vazios, é um terror, preciso parar por várias vezes no acostamento e por muitas vezes seguir devagar por ele para ganhar mais uns metros, e olha que nunca bati um carro, fui ao médico e ele me disse ser a síndrome do panico, seja lá o que for é terrível, o estômago repuxa, a boca seca, a cabeça formiga e parece que vou perder os sentidos, não desejo a ninguém esses sintomas, mas de uma maneira ou outra sei que isso precisa passar.

  40. Lilian disse:

    Já passei por várias coisas desde que comecei a dirigir e olha que se juntar os dias deve dá um mês, rss, mas já fiz um monte de bobeirinhas, mas não desisti. Antes eu tinha meu namorado que me ajudava, gritava bastante no meu ouvido também, mas como moro em outro estado tive que vir com o carro e agora dirijo sozinha pra todos os lugares, inclusive numa BR, que é bem complicado e nem tenho como fugir dela porque só tem ela pra eu seguir para o trabalho. O negócio é não desistir, e aproveitar a cada dia que se dirige como uma nova experiência, porque só aprendemos de duas formas: errando e consertando ou observando quem erra e tentando não fazer igual.

  41. leda disse:

    Olá, eu estou na auto escola e falta 2 aulas pra terminar, mais é só entrar no carro, que já fico nervosa, deixo o carro morrer constantemente, realmente preciso perder o medo.
    Lendo esses depoimentos, tenho certeza que vão me ajudar bastante. Obrigada Maisa, e a todos com depoimentos de vocês.
    Boa sorte a mim e a todos que tem medo de dirigir.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.