Inspeção Veicular

Fique de olho, no último dia 1º recomeçou a inspeção veicular.A Inspeção Ambiental Veicular é um projeto da Prefeitura de São Paulo em parceria com a empresa Controlar, para melhorar a qualidade do ar do paulistano.

A fiscalização está prevista por lei e todos os procedimentos adotados seguem resoluções e legislações específicas.

Ela deve ser feita todos os anos a partir do segundo licenciamento dos veículos registrados no Município de São Paulo, sejam leves (automóveis, vans ou microônibus) ou pesados (ônibus ou caminhões), movidos à diesel, gasolina, álcool e gás natural. As motocicletas também deverão passar pela inspeção.

O veículo que não realizar a inspeção, não poderá ser licenciado no ano seguinte e está sujeito a multa no valor de R$ 550,00.

Caso o veículo seja rejeitado ou reprovado, tem até 30 dias corridos a partir da inspeção para efetuar a primeira reinspeção gratuitamente. Os aprovados terão direito a pedir reembolso da taxa de R$ 52,89.

O período para realizar a inspeção varia de acordo com a data do licenciamento. Para os prazos corretos, consulte a tabela abaixo:

 

Carros e motos com final de placa 1
Início do agendamento: 05/01
Início do prazo de inspeção: 01/02
Término do prazo de inspeção: 30/04
Prazo de licenciamento do Detran: Abril/2009

Carros e motos com final de placa 2
Início do agendamento: 01/02
Início do prazo de inspeção: 03/03
Término do prazo de inspeção: 31/05
Prazo de licenciamento do Detran: Maio/2009

Carros e motos com final de placa 3
Início do agendamento: 01/03
Início do prazo de inspeção: 02/04
Término do prazo de inspeção: 30/06
Prazo de licenciamento do Detran: Junho/2009

Carros e motos com final de placa 4
Início do agendamento: 01/04
Início do prazo de inspeção: 03/05
Término do prazo de inspeção: 31/0
Prazo de licenciamento do Detran: Julho/2009

Carros e motos com final de placa 5
Início do agendamento: 01/05
Início do prazo de inspeção: 03/06
Término do prazo de inspeção: 31/08
Prazo de licenciamento do Detran: Agosto/2009

Carros e motos com final de placa 6
Início do agendamento: 01/05
Início do prazo de inspeção: 03/06
Término do prazo de inspeção: 31/08
Prazo de licenciamento do Detran: Agosto/2009

Carros e motos com final de placa 7
Início do agendamento: 01/06
Início do prazo de inspeção: 03/07
Término do prazo de inspeção: 30/09
Prazo de licenciamento do Detran: Setembro/2009

Carros e motos com final de placa 8
Início do agendamento: 01/07
Início do prazo de inspeção: 03/08
Término do prazo de inspeção: 31/10
Prazo de licenciamento do Detran: Outubro/2009

Carros e motos com final de placa 9
Início do agendamento: 01/08
Início do prazo de inspeção: 02/09
Término do prazo de inspeção: 30/11
Prazo de licenciamento do Detran: Novembro/2009

Carros e motos com final de placa 0
Início do agendamento: 01/09
Início do prazo de inspeção: 03/10
Término do prazo de inspeção: 31/12
Prazo de licenciamento do Detran: Dezembro/2009

Tags:

115 comentários para “Inspeção Veicular”

  1. adenilson viana disse:

    olha isto e uma palhaçada..inspeçao e o governo com dinheiro na cueca ,meia calçinha …ha conduçao vai aumentar em janeiro com uma frota de onibus nova..vamos jogar uma aviao na camara dos deputador quebra tudo …brasileiro muito burro acenta tudo marionette do governo corro e meu faço o qui eu qser ..brasileiros acorda …vamos quebra tudo….

  2. guilherme disse:

    Gladson,

    infelizmente não conto com tais informações.
    O recomendado é entrar em contato diretamente com o Detran,
    segue o site:
    http://www.detran.sp.gov.br/

    Att,
    Guilherme
    Equipe Dirigindo Seguro

  3. guilherme disse:

    Margareth,

    somente veículos licenciados no município de São Paulo são convocados a Inspeção veicular.

    Att,
    Guilherme
    Equipe Dirigindo Seguro

  4. jorge disse:

    uma hora o povo brasileiro cansa de ser feito de palhaço.

  5. mgr disse:

    comprei um carro a placa dele é de sp mais ele esta fumaçando quero fazer o morto e transferilo para angra dos reis onde moro. terei problemas com isso.

  6. Marcia Ramos disse:

    Mais uma taxa para pagarmos……..
    Deve-se ter um controle realmente para nao agredir o ar que respiramos, mas infelizmente nesse Brasil só sobra para os mais fracos, pagar, pagar e pagar….
    Por que os outros municipios invandem a nossa cidade e nao fazem essa bendita inpeção veicular, ja que temos que pagar, outros tambem. DEMOCRACIA

  7. Muitos comentários são de pessoas que são filhos de papai ou que tem um bom emprego para comprar um carro zero.
    Tenho uma filha de 3 anos que não consigo levar no hospital que fica no darci r vargas no morumbi, minha filha teve um cancêr que se chama tumor de wilmes no rim. Moro no bairro de perus fica muito longe para ir de onibus ou metro. Aí eu te pergunto o que vale mais o ar que vc respira ou sua filha?
    Ah, tem mais o Controlar foi feito para controlar o ar e nao por exemplo a luz da injeção, suporte de filtro de ar , bracadeiras , etc. Eu te pergunto , o que isto tem a ver com o ar, se o carro foi aprovado no cco, hcc, fluidos e deluidos?
    Tenho um palio 16 ano 97 ja gastei 4 mil reais e nao consigo licenciá-lo não sei mais o que faço da minha vida, te juro! Sabe aquele cara que agrediu o Kassab? Eu te confesso, se eu encontro ele no meu bairro faço pior, eles inventam de tudo para tirar nosso dinheiro!

  8. Meu carro ja foi reprovado 5 vezes está havendo uns comentários de corrupção, por exemplo , que a propina é dada antes, não é no local, são de pessoas que moram no mesmo bairro que os funcionários tem pessoas que estão ficando ricas na nossas costas, por favor investiguem vão descobrir muitas coisas.
    Aí vc vai falar:Ah, o carro dele ja foi reprovado. Por isso mesmo, todas no controlar de pirituba ou taipas

  9. temos que fazer uma manifestacao en frente a prefetura isto nao esta certo vamos partir para cima deles pagamos ipva liceciamento manutncao do veiculo multas seguros , seguros obrgatorios e agora controlar vamos juntar 1.milhao de pessoas e vamos para cima temos que combinar

  10. Eduardo Tancredi disse:

    Pessoal uma duvida que nao consegui achar em nenhum lugar. o motor do meu carro esta quebrado e o carro parado em casa a 4 meses, com isso perdi o prazo para a vistoria, como resolver isso? doc 2010 em dia menos o licenciamento que foi bloqueado…..

  11. geovana disse:

    Boa tarde, por favor preciso de um esclarecimento, comprei um carro de MG ano 1999 - fiz a transferencia em abril do ano, então ja licencie 2010..quando foi em novembro recebi uma notificação da prefeitura q tinha e fazer a inspeção e já havia passado.
    Li em uma revista chamada Truck Motors a reportagem dizia q os carros as partir do segundo licenciamento q fariam a inspeção, no meu caso é o 1 licenciamento no estado de sp. não foram especificos se procede para carros 0Km
    obrigada
    Geovana

  12. Leandro disse:

    Estou transferindo tudo para o interior porque não vai chegar no interior a inspeção pois não tem fraota grande pra poluir, são paulo não dá muita palhaçada e outra 68 reais é muito dinheiro pra pagar pra esses ladrões onde está os beneficios? Até quando o brasileiro vai ser burro no Rio de janeiro não existe mais inspeção veicular é só aqui que tem essa putaria.

  13. Irenildo Santos disse:

    É Gente Realmente é uma puta palhaçada desonestidade tirar nosso dinheiro ganho com tanto suor na maior cara de pau e o que me deixa ferrado da vida é que todos nós acabamos aceitando e pangando tudo isso por falta de atitudes ou seja por falta de incentivo de algum politico do mesmo nivél que se mova para fazer uma grade campanha para o não pagamento dessa merda assim eu queria ver se eles iriam multar a todos e se todos iriam pagar essa merda de controlar alguém precisa lutar por nós assim como agente coloca esses merdas no poder para nós defender dessas merda e é assim que eles retribuem como que um pai de familia que tem um umilde motocicletas que usa para tudo vai poder pagar uma essa de controlar e ainda se vacilar vai ter que pagar 550 reais de uma merda de um multa de uma moto que se tem a capacidade de poluirum terço da maioria de frotas e frotas de onibus que circulam pela cidade e ai quem que controla isso é que a mãe do filho da puta do kassab digam ….

  14. Ednilson de Oliveira disse:

    Gostaria de saber como a frota da Policia Militar do Estado de São Paulo consegue ser aprovado na inspeção veicular, já vi viaturas caindo aos pedaços amarrada com arames, pneus lisos, sem alinhamento, balanciamento e por ai vai, quanto a frota de ambulâncias do SAMU nem se fala e que dirá a frota da Policia Civil, são veículos todos sucateado, mal conservados carentes de qualquer manutenção mas conseguem passar na inspeção veicular.
    Me conte qual o segredo!!!!!!!

  15. Carlos Eduardo disse:

    Boas!
    Na verdade não quero tecer aqui comentários, preciso de ajuda e informações a respeito da inspeção veicular. Tenho um irmão que teve seu carro reprovado nesta pela quinta vez consecutiva; me preocupa porque o mesmo reside com minha mãe uma idosa de oitenta anos, e que depende deste para ir ao médico, ao mercado e outras. Sei que inspeção veicular é importante e está ligada a emissão de gazes na atmosfera. Ocorre que meu irmão ao ter seu veiculo reprovado não recebe informações do motivo desta . Eu gostaria de saber se este procedimento é correto? Se é por que? E o que devemos fazer para resolver o problema? P que deve ser trocado no veiculo? O catalizador? o escapamento? O silencioso? O intermediário? O que deve ser feito? Pois como disse foi reprovado pela “5ª” quinta vez consecutiva e portanto seu auto não recebeu ainda o licenciamento deste ano e o problema se agrava porque estamos entrando em outro ano. O que fazer? Obrigado por sua atenção, fico no aguardo de sua resposta.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.