Permissão Internacional para Dirigir

Permissão InternacionalPermissão Internacional

Em 2006, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O modelo da licença segue o padrão estabelecido na Convenção de Viena, firmada em 08 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981.

A PID poderá ser utilizada em mais de cem países, permitindo que você possa dirigir legalmente no país que visita ou reside. Ela não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no território nacional.

Antes da padronização da Permissão Internacional para Dirigir ficava a cargo dos órgãos e entidades executivos de trânsito a elaboração e expedição da permissão. Com a PID, o Denatran padroniza o modelo do documento. As informações dispostas na licença estão descritas na língua portuguesa e nas preconizadas na Convenção de Viena.

Para obter a permissão o condutor deverá possuir a CNH, devendo esta estar vigente. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes à Carteira Nacional de Habilitação. Na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação.

A Permissão Internacional para Dirigir não será emitida para o condutor habilitado somente com a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC.

Ela pode ser retirada nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e a cargo deles ficará a responsabilidade de determinar o valor da expedição do documento.

Procedimento para retirar a PID em São Paulo:

a-) Dirigir-se ao Setor de Habilitação para Estrangeiro do DETRAN.
b-) Requerimento em 2 vias formalizado pelo condutor interessado.
c-) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade.
d-) Pagamento na rede bancária da taxa de R$174,35 ou de R$ 185,35 no caso de solicitação da entrega do documento por meio dos correios.

Países onde a Permissão Internacional para Dirigir é aceita:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro - Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue,

Tags: , , ,

253 comentários para “Permissão Internacional para Dirigir”

  1. ana sontag disse:

    oi sOU Brasileira e sou casada aki no paraguay faz 4 anos …
    tenho carteira paraguaya .. e nao tenho carteira brasileira ..posso dirigir no brasil com minha carteira paraguaya ?

  2. Bruna disse:

    Gostaria de saber se tem como eu transferir minha CNH sendo permissão, para CNH internacional, pois vou fazer um intercâmbio, e preciso dirigir ness caso! Obrigada!!

  3. Gustavo D E Santo disse:

    Boa Noite,
    Sou Brasileiro mas nao tenho mais residencia e domicilio no Brasil desde 2002, e gostaria de saber se com a minha carteira de habilitaçao canadense e uma carteira Internacional posso dirigir no Brasil e se posso conseguir transferir minha carteira internacional para a nacional sem ter de passar por todo o processo para tirar a carteira brasileira? Pergunto pois pretendo mudar de volta pro o Brasil.
    Se alguem puder me ajudar, para mim vai ser de grande ajuda.
    Obrigado
    Gustavo

  4. Leila disse:

    Olá, vou viajar para a Espanha e gostaria de saber se a PID é necessária ou se apenas minha CNH com passaporte é válida.

    Obrigada,

  5. marcela disse:

    Olá…
    sou Brasileira, residente na Itália a 1 ano, mas tenho residencia tb no Brasil..tenho os dois passaportes e as duas identidades…Como venho uma vez por ano aqui no Brasil aproveitei e renovei minha habilitação que tinha vencido e tb fiz uma nova pid… Volto em Março p Italia e gostaria de saber se posso dirigir com pid ou preciso fazer a permissao italiana..tirar a habilitação italiana?! muito obrigada

  6. oscar disse:

    Sou chileno,moro no Brasil ha 25 anos.
    Minha carteira de motorista do Chile venceu.Gostaria de saber se a minha carteira de motorista do Brasil vale no Chile para dirigir.
    Obrigado

  7. santos angel moreno disse:

    olha, sou paraguayo possuo habilitação para dirigir ate onibus!!! preciso saber se posso dirigir com essa carteira no brasil, no caso em Dourados mato grosso do sul??!! Pois tenho residencia fixa nessa cidade, só q nao consigo emprego nesse ramo de motorista q no caso é minha profissao há mais de 20 anos, aki eles dizem q tenho q tirar uma carteira de habilitação do brasil!!!

  8. Carmen disse:

    Vamos passar 3 anos Na Carolina do Sul, EUA, meu filho de 18 anos também vai; é melhor ele tirar carteira de motorista lá ou já providenciar aqui?

  9. Alex disse:

    Olá.

    Sou brasilieiro possuo carteira de habilitação brasilleira e PID válido até 2015. Estou indo para Portugal onde irei residir por 3 anos. Posso dirigir com o PID lá ou necessito efetuar a troca de carta de condução brasileira para a portuguesa.

    obrigado.

  10. lúcia disse:

    Meu noivo possui CNH nos USA, virá ao Brasil e permanecerá por 30 dias. Ele poderá dirigir portando sua CNH e passaporte? Normalmente, em blitz, os policiais não estão informados acerca disso. Exigem a CNH do Brasil. Em caso de ser parado numa blitz, qual a lei, argumento ou norma que podemos usar? Pelo que entendi, de posse dos documentos acima mencionados, ele poderá dirigir sem problemas. É isso mesmo?

  11. Guará disse:

    Olá!
    Gostaria de saber como eu faço pra pagar a taxa que é solicitada pra retirada da PID.
    Já estou com o formulário preenchido e minha CNH está ok, mas preciso ir com esta taxa paga.

    Obrigado!

  12. José Roberto Fourniol Rebello disse:

    Olá.

    Eu vou para Portugal, alugar um carro e entrar na Espanha. Preciso ou não da PID? Para locar ou pegar o carro na Hertz eu vou precisar da
    PID?
    Grato desde já pela resposta.
    Atenciosamente,

    José Roberto Fourniol Rebello

  13. Olá.

    Eu vou a Portugal em setembro-2011 e vou dirigir carro alugado.
    Precisarei da PID ou só passaporte e carteira válida?
    Agradeço desde já a atenção.

    José Roberto

  14. Cristiane disse:

    Gostaria de saber se viajando á turismo ou seja ficando 15 dias entre França e Itália, seria necessária a PID?

    Obrigada

  15. Ola ,
    Vou viajar para os estados unidos ficarei entre 10 de maio de 2001 e devo retornar dia 02/08/2011 preciso tirar a permissào internacional para dirigir ou a cnh brasileira desde que acompanhada pelo passaporte é suficiente ,
    obrigado Gisela

  16. estou indo para os Estados Unidos agora em maio ficarei de 10/05/2011 ate 02/08/2011 a CNH brasileira acompanhada do passaporte é requisito suficiente ou preciso tirar a permissào internacional para dirigir
    at

    Gisela

  17. Ilana disse:

    Vou viajar para a França em maio a turismo por 3 semanas e queria confirmar se é necessário ter a permissão internacional. Eu tenho a CNH válida até o ano que vem. No Detran eles me informam que é ACEITA, mas fiquei na dúvida se é NECESSÁRIA, pois achei um absurdo a taxa de 315,00 (o dobro do informado nesse site), que eles me cobraram (por sinal só passam o valor por telefone, não tem escrito no site..).
    Caso seja necessária, há alguma forma de fazê-la de forma mais barata? por exemplo indo ao detran?
    Obrigada pela ajuda.

  18. Denise disse:

    Bom dia,

    Vou alugar um carro no sul da França agora em julho e ficar 10 dias com ele e queria saber se preciso tirar a permissão internacional. Todos dizem que não é obrigatório mas recomendam. Sobre esse prazo de 3 meses, é garantido que não preciso tirar? Obrigada Denise

  19. Denise disse:

    Outra dúvida, minha carta é de Campinas mas agora estou morando em SP, consigo tirar a PID no Detrean daqui de SP? Obrigada Denise

  20. Deborah disse:

    Olá, meu namorado é alemão e ele está vindo passear no Brasil pela primeira vez, e vai ficar apenas 2 semanas. Ele pode dirigir aqui no Brasil somente com a carteira de motorista dele e o passaporte? Ou ele precisa tirar o PID? Isso é rapido conseguir? E é caro?
    Obrigada

  21. ERICA GOMES disse:

    Boa noite, estou indo para Portugal e vou alugar um carro por +/- 25 dias, tenho que tirar a PID ou só a minha CNH com o passaporte é suficiente?
    Grata pela atenção.

  22. Marilu disse:

    Bom dia, Guillherme

    Acabei de tirar minha 1ª habilitação, estou com “permissão para dirigir”, irei viajar em junho para Portugal, posso utilizá-la para dirigir junto com meu passaporte, ou somente poderia dirigir se tivesse a CNH definitiva?

    Desde já agradeço a atenção

  23. daniel gonzalez disse:

    bom dia . sou nacido no brasil mais tenho a dupla nacionalidade pelos meus pais q são chilenos .. tenho um carro comprado em zona franca no chile . posso entrar com ele no brasil ??? qto tempo eu teria pra ficar com o carro no brasil ?? pois tenho a dupla nacionalidade e não tenho q estar saindo de nenhum dos dois paises . queria ficar com a ocarro por alguns meses no brasil . talvez ate mais de 1 ano . e um carro para uso familiar pretendo viajar o brasil com ele . terei algun problema ?? desde ja obrigado.

  24. Madalena disse:

    Boa tarde, eu moro na Italia gostaria de saber se posso dirigir com o PID aqui, e por quanto tempo?

    Obrigada.

  25. Anny disse:

    Boa tarde, eu sou brasileira, tenho CNH e quero comprar um carro esse ano. Vivo em uma cidade de fronteira com a Argentina (Uruguaiana) e anoq ue vem mudo definitivamente para a Argentina. Gostaria de saBER se seria mas aconselhavel eu comprar um carro la, ja com a placa de la ou se posso comprar aqui e depois usar la. Obrigada!

  26. Mayque disse:

    Boa noite.
    Sou brasileiro so que no momento estudo na bolivia, ou seja vou no brasil no meio e final de ano.
    tenho uma moto aqui na Bolivia, e tenho Habilitaçao Brasileira das categorias A e B, com a PID eu posso anda normal aki na Bolivia com a moto com os documenbtos todos en dia?

    obrigado.

  27. MIGUEL VILA VERDE disse:

    ola,bom dia.
    sou portugues e gostaria de saber se com a carta de conduçao de portugal posso conduzir no brasil e por quanto tempo, e o se tenho que ter a carta de conducao internacional?
    tambem tenho outra duvida se no caso de ter que ter a carta de conducao internacional onde posso conseguir ela o ha alguma entidade no brasil que me facilite a carta de conducao internacional o se tenho que pedir ao consulado portugues¿muito obrigado

  28. rita de cassia viana disse:

    ola meu namorado e portugues eu gostaria de saber como ele dever fazer pra poder conduzir no brasil por 30 dias!! muito obrigado aguardo a resposta

  29. Nicolo disse:

    Boa tarde sou de Uberaba MG acabei de pagar hoje o boleto para a entrega da PID alguem sabe mais ou menos quanto demora pra chegar na minha casa pois vou viajar dia 24 pra italia e precisava dela ate la. Sera q da tempo?
    Obrigado.

  30. Vasco disse:

    Sou portugues, vivo na ukrania posso conduzir com a carta de conducao portuguesa?

  31. Rodrigo disse:

    Sou brasileiro com origem italiana, hoje vivo na alemanha faz 2 anos, gostaria de saber como eu faco para poder dirigir aqui ou como posso fazer com a minha CNH brasileira pois ja tenho desde 2004… Se eu tenho residencia na alemanha posso tambem tirar a PID? e quanto tenho posso dirigir com a PID aqui?

    Grato

  32. Vanderlea disse:

    Moro na Escocia e gostaria de saber se posso dirigir com a PID aqui sem me preocupar em ter que tirar uma CNH Britanica? Grata

  33. Cesar Ruben disse:

    Boa noite eu tenho uma duvida é a seguinte:
    Eu moro no paraguay mas estudo no brasil, e tenho uma moto com todos os documentos ao meu nome e nao sei se eu terei algum problema para dirigir no brasil com minha indentidade brasileira e minha moto paraguaya..

  34. Adriana disse:

    Estamos indo para Europa em 27/12/11 a 10/01/2012. Nesse caso não preciso da PID????? Foi isso que entendi dos comentários acima. Gostaria da confirmação atualizada,
    Obrigada,
    Adriana

  35. bruno rodrigo de oliveira disse:

    ola boa tarde! amigo me da uma informacao por favor moro na venezuela faz treis meses, quero saber se com o PID posso dirigir carro venezuelano ????

  36. jeferson disse:

    Olá
    vou morar no chile, vou ter que tirar uma carta lá?
    pretendo comprar um carro lá, posso vir com ele para o brasil para visitas?

  37. Denize Machado disse:

    Vou ficar 1 ano em lisboa, estou no litoral de sao paulo e nao consegui saber junto ao ciretran d Itanhaem,quais os docs; requerimento, taxas, enfim toda documentaçao necessaria. Uma vez que nao encontrei o requerimento em papelarias.
    Mt obda

  38. Adicleia Jung disse:

    Boa tade.O meu marido e um suiço e eu gostaria de saber se ele pode leva uma placa de uma moto silindro 25 no nome dele sem permanencia só com CPF.Obrigado.

  39. Raphael disse:

    Olá, gostaria de saber se existe a possibilidade de eu dirigir com a minha CNH provisória nos EUA (sem a PID, somente CNH provisória e passaporte)?

    PS: Mesmo sabendo que CNH nacional é válida somente por 90 dias nos EUA.

    Agradeço desde já.

  40. Kelma disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber se ainda é válido um turista dirigir em Potugal, por até 3 meses com a CNH brasileira,sem precisa retirar a PID?
    Obrigada.

  41. Kelma disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber se ainda é valido turista dirigir em Portugal,com a CNH brasileira por ainda até 3 meses. Sem PID?
    Atenciosamente.

  42. Harry . disse:

    Hola Guilherme , eu tenho Identidade Paraguaia e CNH Paraguaia , eu posso conduzir um veiculo com placa brasileira , ou oq eu devo fazer ?

  43. Fernanda disse:

    Estou indo para Barcelona e pretendo alugar um carro de lá para ir ao sul da França. Vocês sabem me dizer se preciso tirar a PID no Detran ou se a minha carteira de habilitação brasileira é suficiente?

  44. james disse:

    oi gostaria de saber eu moro na escocia a 5 anos eu posso trocar a minha carteira internacional brasileira pela britanica porque ja tenho resdencia aqui ainda cotinuo dirigido internacional mas que paasa que o meu seguro e muito caro e policia nunca me parou ainda bem alguem poderia me ajudar

  45. vanessa disse:

    bom dia! bom eu nao tenho carteira de habilitaçao,mais moro na frança,e gostaria de saber como faço?tenho q tirar a carteira de habilitaçao francesa??obrigada!

  46. Marcelo disse:

    Boa noite!
    Por gentileza, vou viajar no mês que vem para o Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina, Peru e Chile - encontrei vários depoimentos sobre o que é preciso para entrar de carro nesses paises, mas ainda continua a minha dúvida, já que cada um está postado de um jeito.

    1º) Eu vou passar somente de 2 a 3 dias em cada pais, e para tal, preciso tirar a Permissão Internacional para Dirigir ou como o período é curto não precisarei dela?

    2º) E o passaporte, está dispensado a apresentação nesses paises, sendo substituido pelo R.G.?

    3º) No caso o veículo está no nome da minha mãe, mas ela irá junto - precisarei de algum documento extra mesmo assim?

    4º) E quanto aos ítens obrigatórios exigidos dentro carro, você saberia me informar?

    Desculpe tantas perguntas, mas será útil para muitos.
    Abraços e parabéns pelo site!

  47. rafaela disse:

    OLa,sou brasileira e vivo em portugal a 4 anos,qd chguei aqui fiz a tranferencia da minha carta pra portuguesa e eles ficaram com a brasileira,agora to indo pro brasil e gostaria de saber o que fazer pra tranfirir minha carta pro brasil.
    obrigado aguardo resposta

  48. WILMA RAMOS disse:

    boa noite!
    ESTOU INDO PARA ARGENTINA E VOU PERMANECER LA POR 2 ANOS,VOU COM MEU CARRO QUE É FINANCIADO, ALEM DA AUTORIZAÇÃO DO BANCO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO EMPLACAR O CARRO NA ARGENTINA OU NÃO É NECESSÁRIO?QTO TEMPO POSSO FICAR COM O CARRO LA? TAMBÉM TENHO QUE TIRAR A PID?POR GENTILEZA ME ENVIE A RESPOSTA POR E-MAIL. OBRIGADA

  49. Mariana disse:

    Olá,vou de férias ao Brasil e vou tirar minha carteira lá,gostaria de saber,se quando eu voltar,tendo titulo de residencia e nesse caso,a habilitaçoa provisoria,se poderei conduzir em Portugal…E por quanto tempo? E depois de acabar esse periodo,como tenho de proceder pra continuar a conduzir? Bjoca.

  50. Jorge Eduardo disse:

    Olá:
    Quiero ter certeza que a PID é aceita no Equador para poder viajar tranquilo e dirigir carro de passeio durante minhas ferias por lá.
    Alguém me ajuda com esta dúvida?
    Grato.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.