Gás Natural Veicular, vale a pena?

GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) é reconhecido como um dos mais seguros entre os combustíveis. É mais limpo e menos tóxico. Dissipa-se rapidamente na atmosfera, reduzindo o risco de qualquer explosão ou incêndio.Ele, por produzir uma queima mais leve e uniforme, tem um impacto mínimo sobre o meio-ambiente. Estima-se que a emissão de monóxido de carbono é reduzida em até 90%.

Confira abaixo as vantagens e as desvantagens de utilizar o GNV e decida se vale a pena converter seu carro.

Desvantagens:

Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras. Matenha o motor sempre regulado e siga as recomendações das empresas de conversão.

Maior desgaste dos cabos de vela: por serem mais exigidos, a vida útil pode cair de 30.000 km para 15.000 km. Por isso, é que existe no mercado até algumas velas específicas para uso em carros a gás.

Travamento das válvulas: como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 3 a 5 km todos os dias.

Envelhecimento da gasolina: com o gás, o motorista nem lembra mais que tem combustível líquido no tanque. Só que ele não sabe que a gasolina envelhece, perdendo quase todas as suas propriedades após três ou quatro meses parada. Se for rodar pouco, prefira andar com o tanque na metade, ou até menos, em vez de enchê-lo toda vez que for ao posto.

Vantagens

Limpeza da injeção: por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores.

Aumento da vida útil do óleo: já que não há contaminação do lubrificante, o prazo de troca pode aumentar 1000 ou 2000 km.

Aumento da vida útil do escapamento: não há o acúmulo de água proveniente da gasolina e do álcool, por isso, o sistema dura até 20% a mais do tempo.

Fonte: Carros na Web

Tags: , ,

4 comentários para “Gás Natural Veicular, vale a pena?”

  1. Bruno disse:

    Tenho um fiat uno, quebrei a correia dentada e ao fazer a troca rodei por mais de um ano sem ter problemas com o gás,apenas uzando junto com a gasolina óleo para motor dois tempos, pois almenta a lubrificaão das válvulas, agora só recomendo para carros com carburador, pois não sei o comportamento da injeção eletronica.

  2. David disse:

    Gostaria apenas de saber seguinte: um corsa sedan 2001-1.68vGasolina, convertido para GNV consumiria quanto c/1m3 de GNV na cidade?

  3. Mariana disse:

    David,
    Eu não tenho essa informação.
    Você pode fazer a consultoria do seu automóvel antes de fazer a transição para o gás natural.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  4. lucia marisete disse:

    tenho um del rei ano 88 é aconselhavel realizar a conversão a (GNV) ?

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.