Airbags podem se tornar obrigatórios

A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 18, um projeto que inclui o airbag frontal para motorista e passageiro na lista de itens obrigatórios de carros, caminhonetes e picapes.A medida vai para sanção presidencial (ou seja, Lula precisa aprovar). Se aprovada, os veículos sairão de fábrica já com o equipamento -importados também estão sujeitos à medida. Carros em circulação não necessitarão fazer a adequação.

O texto prevê um cronograma de adaptação, ainda a ser definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Diz que os airbags devem começar a ser instalados no primeiro ano após a regulamentação do conselho em novos projetos de veículos -ainda não desenvolvidos- e no quinto ano em projetos já existentes.

O próprio conselho já discutia a obrigatoriedade do airbag e do freio ABS, que seria adotada por meio de regulamentação do órgão.

A ideia é que a produção de veículos com airbags seja gradativa até 2014, quando todos deverão sair de fábrica com o item. Novos projetos podem ter de se adaptar até 2012.

Especialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no país tenham o item. Entre os carros populares, o índice cai para menos de 5%.

As montadoras reclamaram que a medida irá encarecer os veículos novos. Alegam ainda que normalmente, os compradores preferem deixar de lado itens como ABS e airbag para equipar o carro com um som melhor ou ar-condicionado.

Fonte: Folha de S. Paulo

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.