Potência dos Carros

Gol mil, Sandero 1.6, Honda fit 1.4, Golf 2.0. Os nomes dos carros sabemos bem o que é, mas o que significa o número que vem depois deles? Eles representam nada mais do que a potência do carro em questão. Um pouco de física:

Potência: É o trabalho realizado pelo motor em um intervalo de tempo. No sistema métrico, a potência é expressa em cavalos-vapor (cv), que equivale a 75 mkgf (metro kilograma força).

Um mkgf, por sua vez, corresponde ao trabalho gasto para se elevar a massa de um quilograma a um metro de altura ao nível do mar.

Um cavalo-vapor também equivale a 0,9863 hp - sigla de horse power, unidade de potência do sistema inglês.Motor

A potência pode ser apresentada então, tanto em cv ou em hp, lembrando que um número em hp vale mais se comparado ao cv. No Brasil a medida utilizada é cv.

A potência é medida em um dinamômetro, equipamento que impõe uma resistência ao motor e mede a quantidade de potência que o motor pode produzir contra ela. Para se conceber a potência é feita uma conta com os dados do motor:

A = Área da cabeça do pistão em cm²;
L = Curso do pistão em cm;
n = Número de cilindros do motor;
x = Número de rotações por cilindro, entre dois cursos de expansão. (Quatro tempos, x = 2);
N = Número de rotações por minuto (rpm);
D = Cilindrada total do motor em cm³;

A cilindrada do motor é o volume de deslocamento do pistão, ou seja, o curso dos pistões e o diâmetro do cilindro durante um ciclo completo de um motor de quatro tempos. Para o cálculo final é multiplicado o número de cilindros.

Uma fábrica de automóveis pode arredondar o número da cilindrada obtida em um dos seus carros para cima e dizer, por exemplo, que um Peugeot 207 1.4, cuja cilindrada é 1360 cm3, tem um motor de 1,4 litro.

Isso significa que a cilindrada, ou deslocamento volumétrico desse motor, é de 1,4 litro. A cada duas rotações completas do virabrequim, os quatro pistões recebem o total de 1,4 litro de volume.

Fonte: G1

Tags: , , ,

6 comentários para “Potência dos Carros”

  1. juliana disse:

    A POTENCIA É MUITO BOA mas as marcas são vagabundos

  2. Ricardo disse:

    Achei ótima a matéria

  3. Diego disse:

    Dinamometro mede força…. e cilindrada não é unidade de medida de potência é de volume…..

  4. admin disse:

    Oi Diego,

    Acho que você não leu o texto direito.

    Como você pode ver, falamos que a cilindrada é uma medida de volume: “A cilindrada do motor é o volume de deslocamento do pistão”.

    O dinamômetro realmente é um aparelho que mede forças. Mas potência é exatamente “força x aceleração”. Portanto, o dinamômetro serve para medir a potência.

    Espero ter esclarecido!

  5. Morto disse:

    Pena que nosso carros estão ficando caros e ruins, enquanto o governo não melhorar os impostos teremos que continuar andando de carro 1.0 ou nem andando de carro, mas a materia é boa aprendi mais um pouco valeu.

  6. julia disse:

    ENFUUU…rsrsrsrssrsr….kkkkkkkk!

Deixe um comentário