Restituição: IPVA e Inspeção Veicular

Ontem, 10 de março, foi o dia de início das restituições:

O reembolso proporcional do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos roubados ou furtados em 2008 começou nesta terça (10).

A medida beneficia aqueles que já haviam pago o tributo quando ocorreu o crime. Segundo a Secretaria da Fazenda, serão creditadas diferenças relativas a cerca de 36,7 mil veículos.

O pagamento será feito em quatro etapas: ocorrências referentes ao 1º trimestre de 2008 começam a ser devolvidas agora. Em seguida, serão reembolsados segundo trimestre (dia 24); terceiro trimestre (8 de abril); e quarto trimestre (22 de abril).

O contribuinte nessa situação não precisa fazer nenhuma solicitação; o reembolso é automático, já que os sistemas da Secretaria de Segurança Pública e do Detran estão integrados ao da Fazenda.

Os valores ficarão à disposição do contribuinte nas agências do banco Nossa Caixa. Quem estiver inadimplente com o IPVA de algum outro exercício não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência.

Nesta mesma terça, o 1º lote da tarifa da Inspeção Veicular Ambiental começou a ser devolvido para os motoristas que pagaram a taxa e foram aprovados na avaliação.

O 1º lote corresponde aos veículos com placa final 1, os quais fizeram a inspeção em fevereiro e no mesmo mês solicitaram a devolução da quantia paga. A restituição será de R$52,73.

O pagamento será feito mediante crédito em dinheiro na conta corrente indicada pelo proprietário ou arrendatário de veículo. Já, para aqueles que fizeram a opção por meio de Ordem de Pagamento do banco Itaú, deverão ir a qualquer agência e levar documento com foto.

Foram feitos 5.798 pedidos de devolução desta tarifa, destes 2.224 foram aprovados e 3.574 rejeitados por não serem aprovados na avaliação.

A devolução deve ser feita somente pelo site: www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br

O 2º lote de devolução será liberado no dia 10 de abril de 2009, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Fonte: Uol e G1

Tags: , , ,

213 comentários para “Restituição: IPVA e Inspeção Veicular”

  1. Mariana disse:

    Cara Kamila,
    Você deverá pedir a restituição neste site: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/
    Como vc não tem Conta Corrente a devolução será feita por ordem de pagamento do Banco Itaú. Nesse caso, você poderá receber o valor em qualquer agência do banco, apresentando um documento de identidade com foto.
    Atenciosamente,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  2. Silvan disse:

    Eu fiz a inspenção veicular no dia 18/12/2009, mas, não me pediram dados para a devolução do dinheiro. Como faço para fazer o resgate a minha moto passo no teste?

  3. Mariana disse:

    Olá Silvan,
    Para pedir a restituição da inspeção veicular você deverá entrar neste site: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/
    Lá você terá que preencher os dados do seu veículo e terá seu dinheiro de volta.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  4. Cumpri com todos os requisitos; enviei mais de quatro vezes meus dados cadastrais e até a presente data nada consta em minha conta corrente referente à devolução; embora tenha recebido e-mail avisando que em dez dias após o recebimento do mesmo a valorestaria depositado. A Lei é só para mim???

  5. Mariana disse:

    Olá Walter,
    Na realidade o depósito é feito no dia 10 do mês seguinte que foi pedida a restituição.
    Portanto você deverá receber a restituição no próximo dia 10.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  6. Felipe disse:

    Mariana,
    Fiz minha inspeção dia 09 de Outubro. Paguei meu licenciamento dia 16 de Novembro, fiz a solicitação de reembolso e até a presente data não recebi a estituição da taxa. Como devo proceder?

  7. Mariana disse:

    Olá Felipe,
    Quando você fez o pedido de restituição da inspeção veicular?
    Você deverá esperar até o dia 11 do mês seguinte do pedido para receber a restituição.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  8. Felipe disse:

    Mariana,
    Fiz meu pedido no dia 13 de Outubro. Recebi um primeiro email pedindo para que eu fizesse o licenciamento do carro que estava para vencer em Novembro. Fiz o mesmo dia 16 de Novembro e até então não recebi nada de volta, nem mesmo um email. Entrei em contato com o telefone 156 mais de 5 vezes para fazer esta reclamação, e os atendentes me disseram que num prazo de 1 mês alguém da prefeitura estaria me ligando para dar uma respsota. Já se passam quase 2 meses e nada. Entrei em contato novamente ontem neste número e me passaram um novo número ao qual devo fazer a reclamação, 3396-3289. Tentei o dia de ontem inteiro ligar nesse número, mas ninguém atende. Estou há 3 meses tentando receber de volta a taxa que paguei, de direito da população e não consigo.
    Vc poderia, por favor, me ajudar?
    Obrigado

  9. Mariana disse:

    Olá Felipe,
    Eu não tenho como te ajudar, o Blog Dirigindo Seguro não tem nenhuma ligação com o Detran e nem com a Controlar, temos caráter apenas informativo, ou seja, buscamos informações na Internet e outros meios para fornecer aos nossos leitores.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  10. Felipe disse:

    Mariana,

    Obrigado pela ajuda!
    Att

  11. WAGNER disse:

    BOA TARDE,
    FIZ A INSPEÇÃO VICULAR DO MEU VEICULO EM 2009 E QUANDO FIZ O PEDIDO DA RESTITUIÇÃO SEMPRE RECEBO UM EMAIL DIZENDO CPF INCOMPATIVEL COM O DO PROPIETARIO DO VEICULO E JÁ ESTAMOS EM 2010 E NÃO CONSEGUI ATÉ HJ LIGO NO 156 E NINGUEM SABE ME RESPONDER.ALGUEM SABE?EM QUE TELEFONE EU LIGO OBRIGADO.

    WAGNER.

  12. vinicius disse:

    Wagner,

    Imagino que seja um erro cadastral, mais o melhor a fazer é procurar um despachante para sanar esse problema.

    Atenciosamente

    Vinicius Lima
    Equipe Dirigindo Seguro

  13. Realizei a inpeção veicular dia 09/12/2009 e o licenciamento no mesmo mês,porém até o momento 19/01/2009 não recebi a taxa de devolução nem tão pouco informação relacionada a data em que será realizada a devolução. Já pensei até em procurar o Procon para formular reclamação.

  14. Mariana disse:

    Olá Jorge,
    É necessário que você peça a restituição da taxa da inspeção no site da Prefeitura, segue: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  15. anonimus irritadus disse:

    É UMA MÁFIA!!! É tudo um grande golpe. Estou a quase um ano tentando o reembolso e sempre surge uma nova mensagem de erro. Desta vez foi: Número do certificado de aprovação não está vinculado aos dados do veículo informado. Aí eu ligo na controlar e eles me dizem que o ressarcimento não é com eles e me mandam ligar na 156. Então ligo no 156 e me passam o telefone do controlar. Não é engraçado? Há existe um e-mail de contato no site do controlar. Já mandei e-mails e não me responderam e agora o e-mail volta por alguma erro. Como sempre existe um grande motivo por trás de tudo isso. O governo é bonzinho e está precoupado com a saúde da população??? NÃO!!! A idéia é enrolar as pessoas até que elas desistam da restituição e o governo possa mais uma vez meter a mão no nosso dinheiro. E o mais engraçado de tudo isto??? O meu carro é novo e não havia necessidade alguma de inspeção. Enqaunto isto tem um monte de pau velho rodando por aí e destruindo o ar que a gente respira!

  16. Francisco disse:

    Fiz o cadastro no site da prefeitura e no entanto aparece a mensagem que estou com pendência de licenciamento, o incrível que meu veículo já está licenciado desde 02/12/2009, já liguei para 156 uns zilhões de vezes, cada atendente dá informação diferente e nenhuma delas conclusivas, isto é inacreditável, é uma vergonha, infelizmente a prefeitura funciona muito bem para cobrança.

  17. lizete disse:

    Por favor, que é isso além de não devolver, está sempre em analise no banco deles e nós sem documento pela palhaçada da inspeção.
    Lembram do quit 1º socorros quem não tinha era multado. Agora outra empresa de parentes para lucros deles e nós temos que andar de barco ou a pé. Revejam os nossos direitos Kassataxa.

  18. ANDRÉ disse:

    OLÁ MARIANA OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES ELAS FORÃO DE GRADE UTILIDADE.
    NÃO CONHEÇO O SITE DIREITO MAIS JÁ ME AJUDOU MUITO TENHA UM BOM DIA.

  19. sergio candido disse:

    COMO CONSIGO OBTER O NUMERO DA APROVAÇAO VEICULAR

  20. Estou revoltado com o lixo organizador do controlar, não consegui o meu valor pago de volta, ainda estando o veículo em dia com todas as taxas e tendo pasaado na ispeção na primeira tentativa e conseguido o certificado de aprovação.

  21. Luiz Ricardo disse:

    Rubaram meu carro em março de 2009. O IPVA ja estava pago. Como faço para restituir o valor pago?

  22. Mariana disse:

    Olá José,
    A Controlar não é responsável pela devolução da taxa da inspeção veicular. Isso é feito pela prefeitura de São Paulo.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  23. Mariana disse:

    Olá Sergio,
    Era para você ter recebido quando o seu veículo foi aprovado, entre em contato com a prefeitura para ter o seu : imreembolso@prefeitura.sp.gov.br
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  24. Mariana disse:

    Olá Luiz,
    Peço que você leia a matéria a cima sobre a restituição do IPVA.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  25. Celso Furuga disse:

    Ola Mariana,
    meu veiculo é placa final 0, efetuei a inspecao no inico do mes de Dezembro e solicitei a devolução, porem recebi um e-mail informando que nao havia licenciado o veiculo, mas o licenciamento vencia no final de Dezembro..efetuei o licenciamento no final de Dezembro…

    o que eu faço..
    Obrigado..

  26. Mariana disse:

    Olá Celso,
    Tente pedir a restituição novamente.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  27. APARECIDA disse:

    Boa Tarde! Por gentileza ,gostaria de saber como ajudar meu marido a restituir o dinheiro da inspeção de 2009 do carro do pai dele( falecido)na qual está no inventario, foi pago em dinheiro a taxa . É só ir ao banco Itaú c/ RG do pai dele e o certificado de aprovação?? O QUE FAZER REALMENTE? Bom serviço,grata…

  28. Mariana disse:

    Não, você deverá fazer o pedido da restituição da taxa online, por este site: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/

    Ela será depositada na conta do proprietário do carro ou será emitida uma ordem de pagamento no nome do proprietário do veículo. Como no seu caso o proprietário do veículo faleceu, tente entrar em contato com a prefeitura para saber o que deverá ser feito.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  29. Silvio Cavallaro disse:

    transferi um veículo de outro municipio no final do ano 29.12.09, para ser mais exato.

    Com a inspeção atrasada, só fui me tocar em fevereiro, o que fiz, paguei a taxa da controlar e o valor da prefeitura, qual é a minha surpresa, a Controla está OK, mas a prefeitura está constando como pendente.

    O que faço para liberar a inspeção.

  30. Walter Almeida disse:

    Gostaria de saber o que faço para receber a taxa de inspeção veicular uma vez que já entrei no site e solicitei a devolução em Dezembro e até agora não recebi nada.Tenho o certificado de aprovação do ano 2009 , já liguei no 156 e me pedem pra ligar na controlar, ligo na controlar me pedem pra ligar no 156 e me deram uns telefones 3396-3288/3220/3293/3304 que não completam a ligação. Estou cadastrado no site da controlar para devolução.

  31. Parece que esse prefeito não aprendeu com o erro da ex prefeita Marta ,então senho r prefeito kassab fazer taxa esquece as proximas reeleiçoes….

  32. Mariana disse:

    Olá Walter,
    A controlar não é responsável pela devolução da taxa da inspeção veicular, a prefeitura que é.
    Você já entrou no site da prefeitura para pedir a restituição?
    https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/

    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  33. Alexandre disse:

    Quero receber meu dinheiro da inspeção realizada em 2009 ,meu veiculo encotrasse licenciado codigo de aprovação da controlar5010900715862 no sait fala qe o veiculo não esta lincenciado,,quanta enrolação e o dinheiro não deposita na conta,,por que não acaba com esta mafia de ganhar dinheiro fica inventando inspeção veicular,,depois vão invemtar kit primeiro soccorro denovo,,bando de ladrão,,vou fazer igual meu irmão comprar um gol veio e num pagar mas nada,,que se foda o mundo,,faltava aqui um bando de israelense para começar tacar bomba que acabava com esta patifaria de leis corrupeta que tira o dinheiro do pobre trabalhador que ás vezes tira do seu propio filho para pagar esta merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa……………………………saco cheio de tanto ladrão………………………………………………………………….filhos da putaaaaaaaaaaaaaa.

  34. eu paguei toda a documentação da minha moto e não chegou o documento em meu endereço fiz a inspeção e passei e quero pegar meu dinheiro de volta

  35. leila disse:

    boa tarde, fiz a inspeçao meu carro estava tudo ok, pedi a restituiçao em 13/10/2009 e ate hoje 19/03/20140 nao recebi meu dinheiro de volta, hoje 19/03/2010 vi pelo site da prefeitura que o numero da conta esta errada…nao esta ..fiz novamente a solicitaçao de devoluçao,,,,,sera que vou receber logo…sai de ribeirao preto onde morro, trabalho perdi dia de serviço para fazer a inspeçao ,,,e ate hoje nao recebi o que paguei na hora..alem de ter muitos gastos vindo ate a sao paulo…sao 370 kilometros,,,,quem vai pagar os meus gastos…….por favor ve o que vcs podem fazer sou trabalhadora e preciso do meu dinheiro de volta,,,,certificado de aprovaçao 5070900357967 obrigada leila

  36. roger disse:

    Olá Leila
    Infelizmente, nesse caso, não temos como te ajudar muito.
    Sugerimos que você insista, fique em cima da prefeitura e cobre até que seu dinheiro seja restituido.

    Obrigado
    Boa sorte

  37. Norma Silvério disse:

    Haverá Restituição de IPVA, para proprietários comuns que não tiverram seu bem furtado

  38. Marcella disse:

    Norma,

    A restituição do IPVA é somente para quem teve seu veículo roubado.
    Mas se o seu veículo foi aprovado na Inspeção Veicular Municipal IM-PMSP, você terá direito à devolução da taxa paga nesta inspeção, e não deverão constar dívidas de IPVA.

    A devolução deve ser feita somente pelo site: http://www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br

    Atenciosamente
    Marcella
    Equipe Dirigindo Seguro

  39. cristiano disse:

    ola e referente ao meu reebolso do ano de 2009 ate agora eu nao recebi nenhuma informação com devo proceder pa reaver este valor

  40. Marcella disse:

    Cristiano,

    A devolução da taxa da Inspeção Veícular deve ser feita somente pelo site: http://www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br

    Att,
    Marcella
    Equipe Dirigindo Seguro

  41. Flavia disse:

    Gente… o meu coprovante do ano passado apagou! eu nao tenho o numero da inspeção do ano passado e portanto, nao consigo acessar o site da prefeitura. Como eu consigo esse numero por favor???

    Poderiam, se nao for pedir muito, enviar resposta no meu email?

    Obrigada.

  42. Flavia disse:

    E o telemarketing nao atende às normas que diz que o primeiro atendimento do URA deve ser direcionado para falar com um atendente.

    Empresa privada tem de fazer, mas governo nao precisa??? Poxa vida… q país bom este né? Dois pesos e duas medidas, sempre…

    Sem falar nesta (MAIS UMA) taxa absurda

  43. rafael disse:

    sobreo ipva e se oveiculo era linser tenho direito ou é obanco que tem

  44. Mariana disse:

    Olá Flavia,
    O número do certificado também encontra-se registrado no selo que foi colocado no para-brisas do carro e com ele é possivel fazer a solicitação.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  45. Mariana disse:

    Olá Rafael,
    Já li algumas reclamações de proprietários de veículos com leasing que não conseguiram ter o IPVA de volta.
    Portanto, acredito que os direitos acabam não sendo seus.
    Mas não sei te afirmar com certeza, deixo o espaço aberto para que outros te ajudem.
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  46. Olá , não sei se pode me ajudar, sou de POA e me mudei p Forianópois faz pouco tempo e na hora de transferir o meu carro peguei na internet a taxa e paguei enganada para o detran de PoA, pois o carro era de lá, ai tive que pagar novamente a taxa de tranferência p o Detran aqui de Floripa. Gostaria de saber se tem alguma maneira de o Detran me ressarcir este pagamento.
    Se possivel mande a resposta para meu email .

    Desde jà agradeço

  47. Mariana disse:

    Olá Juçania,
    Infelizmente não sei te ajudar, deixo o espaço abero para que outras pessoas colaborem com vc.
    Boa Sorte,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  48. Boa tarde !! fiz a vistoria da minha moto ano passado, no dia 23/11/2009, gostaria de saber como recebo o valor de 53,72 reais, sendo que não consigo acessar o site. Obrigado aguardo respostas.

  49. Marcella disse:

    Olá Marcos,

    A prefeitura disponibilizou um e-mail apenas para dúvidas referentes à devolução da Inspeção Veicular.
    Envie uma mensagem para imreembolso@prefeitura.sp.gov.br

    Abraços,
    Marcella Vasconcellos
    Equipe Dirigindo Seguro

  50. rogerio disse:

    Farsa do governo: segundo meteorologista, a Inspeção Veicular não colabora para evitar o aquecimento global

    De acordo com o professor Luiz Carlos Molion, representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial e pós-doutor em meteorologia, as medidas para reduzir as emissões de carbono, como aquelas advindas de controles como a Inspeção Veicular Obrigatória realizada na cidade de São Paulo, não vão produzir efeito no clima mundial. “O gás carbônico não controla o clima global”, garante. A quantidade de carbono lançada pelo homem é ínfima, é irrisória, se comparada com os fluxos naturais dos oceanos, solo e vegetação. Para a atmosfera, saem 200 bilhões de toneladas de carbono por ano. O homem só lança seis. Veja a entrevista do professor explicando isso e porque o CO é o “gás da vida” em:

    http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/noticias/reduzir-co2-expelido-pelos-carros-e-motos-nao-impede-aquecimento-global-diz-meteorologista.html

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.