Reembolso de IPVA a proprietários de veículos roubados

48,7 mil proprietários de veículos roubados no Estado de São Paulo tiveram uma ótima notícia no dia de ontem (15/04). O governo de São Paulo anunciou que irá devolver R$ 12,8 milhões de IPVA (Imposto sobre a Propriedaderoubo_de_carro de Veículos Automotores) aos donos de carros que foram lesados após pagarem o imposto.

A medida vale para os carros roubados em 2009 e o reembolso será proporcional ao número de meses em que o motorista ficou sem o veículo e os valores ficarão à disposição do proprietário –na data da ocorrência– no banco Nossa Caixa.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado as devoluções serão pagas em quatro lotes até o final de abril. Se o roubo ocorreu no primeiro trimestre de 2009, a data de reembolso será 15 de março. Se ocorreu no segundo trimestre, o reembolso será em 31 de março. Roubo no terceiro trimestre, 15 de abril. Por fim, se teve o carro roubado no quarto trimestre, a data de reembolso será em 30 de abril.

Agora alguns detalhes importantes:

1-) O contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência.

2-) O contribuinte precisa ter feito o boletim de ocorrência para ter o benefício.

3-) No caso de recuperação do veículo, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ela ocorrer, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do respectivo ano.

4-) As datas de liberação dos recursos são, de acordo com a época do roubo ou furto.

Para consultar o valor da restituição, o contribuinte deve acessar a área do IPVA no site da Secretaria da Fazenda.

Fonte: Folha de São Paulo

Tags: , , , , , , , ,

22 comentários para “Reembolso de IPVA a proprietários de veículos roubados”

  1. MEU CARRO FOI ROBADO NA PRIMEIRA SEMANA DE JANEIRO DE 2010.
    EU FIZ BO E ESTOU COM TODOS OS DOCUMENTOS QUITADOS, COMO IPVA , SEGURO OBRIGATÓRIO E OUTROS.
    PORTANTO GOSTARIAS DE SABER COMO DEVO FAZER PARA SER REEMBOLSADO DESSES IMPOSTOS JÁ QUITADOS.
    POR FAVOR MANDE-ME UMA RESPOSTA A RESPEITO.
    OBRIGADO: FERNANDO

  2. Marcella disse:

    Olá Fernando,

    Com o número do boletim de ocorrência em mãos, você deverá entrar no site da fazenda neste link: http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/restituicao.aspx e preencher todos os dados necessários.

    Caso dê algum problema, você poderá fazer o requerimento do IPVA pessoalmente em uma agência do Poupatempo.

    Caso você concorde com o valor restituído vá a um Banco da Nossa Caixa para receber o valor.

    Att,

    Marcella Vasconcellos
    Equipe Dirigindo Seguro

  3. marli aparecida henrique disse:

    para carro roubado em 2008 o reembolso tb é valida

  4. Mariana disse:

    Olá Marli,
    É válido sim, entre no site para mais informações: http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/restituicao.aspx
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  5. Nilza Helena disse:

    Meu carro foi roubado no dia 05/09/10; se fizer a solicitação de reembolso hoje, qual será a data aproximada que irei receber?
    Grata

  6. guilherme disse:

    Olá Nilza Helena,

    infelizmente não contamos com informações em relação ao tempo do processo.
    Deixo o espaço aberto para aqueles que souberem.

    Att,
    Guilherme
    Equipe Dirigindo Seguro

  7. Jaqueline disse:

    Boa tarde!

    Meu carro foi furtado no dia 31/07/2010 e ao entrar no Link que a Mariana deixou para a consulta do valor de ressarcimento do IPVA, aparece que o Renavam é inválido.
    O que devo fazer?

    Obrigada,

  8. Carlos Eduardo Garcia disse:

    Trabalho com Transporte Escolar e no ano de 2010 foi isento de ipva, mais eu já tinha pago e gostaria de saber como faço para restituir o dinheiro

  9. carlos a dos santos disse:

    Meu veiculo fio robado no fim de 2010 tambem tenho direito ao reembolso ?

  10. carlos a dos santos disse:

    Meu veiculo fioi robado no fim de 2010 tambem tenho direito ao reembolso ?

  11. Ercilia Maria Laranja disse:

    Estive no Poupa Tempo Campinas e a atendente me informou que não tinha direito a restituição por ter sinistro., não dando mais detalhes. porem entrei no site e da receita e está lá o Valor que tenho direiro.
    O que devo fazer para receber?

    Obrigada

  12. valdir fabricio disse:

    Entrei no site porem aparece renavaminvalido
    Meu carro foi roubado em 30/03/2011
    Fui no poupatempo para saber como proceder (documentacao, praazos, etc) e simplesmente disseram para voltar o ano que vem.
    Duvidas: docts necessarios?, pode ser ou nao via internet?o recebimento sera somente pela nossa caixa?
    Desde ja agradeco a orientacao
    Valdir fabricio

  13. Marcos Teixeira disse:

    Meu carro foi roubado no dia 13/01/11.

    Foi feito BO e o IPVA foi pago integral.

    Que procedimento eu tenho que ter?

    Grato,

  14. Olá comprei um carro e esta financiado em 48 meses no terceiro mês encapotei e deu perca total. O IPVA é cancelado e tem reebolso? e o seguro obrigatorio tenho direito e indenização? Obrigado…

  15. edson disse:

    é uma absurdo pagar impostos tão caros , que não são aplicados em segurança e melhoria das estradas, pelo valor que pagamos era pra ser estradas todas de mão dupla e em perfeitas condições, ter telefones de 5 em 5 km, gincho , ambulancia,etc…, e se tiver roubo de carga ou do veiculo, o governo tem que pagar o prejuizo é todo e sem borocracia, roubou seu carro vc ganha outro, roubou a carga o governo paga, não fonciona assim com as seguradoras vc paga ,mas recebe algo em troca, vc paga para ter segurança e paga muito bem impostos abusivos, ai é roubado e o prejuizo é seu????????

  16. Olá eu tive meu veiculo roubado no dia 7 de abril de 2009 tendo um detalhe o mesmo não estava em meu nome, só tenho o recibo assinado e reconhecido o que eu posso fazer?
    Obrigado!

  17. Boa noite
    tive o carro roubado. 28/04/10, o carro era zerado, emplaquei na própria agencia. so que nao paguei nenhuma parcela do carro. tenho o direito de receber o reembolso do licenciamento. obrigado

  18. A PAZ DE CRISTO! Bem abaixo a resposta que recebi do respectivo “ÓRGÃO PÚBLICO”,um anexo contendo uma das variadas LEIS que vão de encontro aos interesses do SISTEMA,então como o nobre Governador em uma matéria disse que iria devolver os IPVAS dos caros roubados e furtados em 2009 a 2011 ,não da mesma forma que cobra,com os mesmos juros ,e mais com a mesma agilidade quando o faz com os civis que ficam em débito com seus impostos,assim como o que ocorreu comigo por causa de 1 dos carros que tive furtado e outro roubado,esse que me renderam mais dividas ,como IPVA E MULTAS DO LADRÃO,então venho aqui saber do Governador e da SECRETARIA DA FAZENDA se já liberaram o meu CREDITO,porque eu paguei pelo IPVA que me fora cobrado com juros e correção monetária do carro que o ladrão está tendo o privilégio de usufruir ,pois a SEGURANÇA QUE É UM DEVER DO ESTADO E UM DIREITO DE TODOS ,ele não me deu,deveria eu mover ação de PERDAS E DANOS MATÉRIAS sem falar dos MORAIS,pelas cobranças que me foram enviadas como se eu fosse caloteira.

    Dei entrada no processo de RESTITUIÇÃO,isso porque o Governador Geraldo disse que iriam ser feitas as restituições sem burocracia.Moro longe do ÓRGÃO PARA FICAR OBTENDO RESPOSTA,pois eles não nos dão uma data especifica para que possamos ir uma unica vez e saber se o valor será restituído ou não,pedem um monte de documentos além do BO ,sendo que os mesmos ficam retidos coma SEGURADORA ,então o que o NOBRE GOVERNADOR DISSE NÃO PROCEDE .
    Eu paguei meu débito ,IPVA do carro de passei que comporei para o ladrão que a policia não pegou ,e QUANDO O GOVERNO IRÁ ME DEVOLVER MESMO QUE SEM JUROS ,PIOR DESCONTANDO $339,00 DE IMPOSTO DA RESTITUIÇÃO,porque eu já vi o valor que eu tenho direito,não tem juros e nem correção tem é MAIS DESCONTO AINDA ,DEPOIS DIZEM QUE BENEFICIAM O POVO!

  19. A PAZ DE CRISTO! Bem abaixo a resposta que recebi do respectivo “ÓRGÃO PÚBLICO”,um anexo contendo uma das variadas LEIS que vão de encontro aos interesses do SISTEMA,então como o nobre Governador em uma matéria disse que iria devolver os IPVAS dos carros roubados e furtados em 2009 a 2011 ,não da mesma forma que cobra,com os mesmos juros ,e mais com a mesma agilidade quando o faz com os civis que ficam em débito com seus impostos,assim como o que ocorreu comigo por causa de 1 dos carros que tive furtado e outro roubado,esse que me renderam mais dividas ,como IPVA E MULTAS DO LADRÃO,então venho aqui saber do Governador e da SECRETARIA DA FAZENDA se já liberaram o meu CREDITO,porque eu paguei pelo IPVA que me fora cobrado com juros e correção monetária do carro que o ladrão está tendo o privilégio de usufruir ,pois a SEGURANÇA QUE É UM DEVER DO ESTADO E UM DIREITO DE TODOS ,ele não me deu,deveria eu mover ação de PERDAS E DANOS MATÉRIAS sem falar dos MORAIS,pelas cobranças que me foram enviadas como se eu fosse caloteira.

    Dei entrada no processo de RESTITUIÇÃO,isso porque o Governador Geraldo disse que iriam ser feitas as restituições sem burocracia.Moro longe do ÓRGÃO PARA FICAR indo e vindo para OBTER RESPOSTA,pois eles não nos dão uma data especifica para que possamos ir uma unica vez e saber se o valor será restituído ou não,pedem um monte de documentos além do BO ,sendo que os mesmos ficam retidos coma SEGURADORA ,então o que o NOBRE GOVERNADOR DISSE NÃO PROCEDE .
    Eu paguei meu débito ,IPVA do carro de passeio que comprei para o ladrão esse que a policia não pegou ,e QUANDO O GOVERNO IRÁ ME DEVOLVER MESMO QUE SEM JUROS ,PIOR DESCONTANDO $339,00 DE IMPOSTO DA RESTITUIÇÃO,porque eu já vi o valor que eu tenho direito,não tem juros e nem correção tem é MAIS DESCONTO AINDA ,DEPOIS DIZEM QUE BENEFICIAM O POVO!

  20. Daiane disse:

    Meu carro foi roubado dia 21/11/2011 Eu tinha seguro tiver que entregar os documentos para reembolso, e como faço para saber como os documento para para da entrada no ressarcimento do ipva.

  21. Ivan Melguiso disse:

    Tive um veiculo furtado em 2009 e outro em 2011 o primeiro em agosto e o ultimo em outubro o IPVA estava pago nos dois casos. O seguro me ressarciu o valor do carro.
    Eu posso requerer o reembolso?

  22. Fernando disse:

    O reembolso do IPVA é valido so pra carros ou pra motos tbm?!

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.