3ª geração Flex

 

 

Nem parece, mas lá se vão quase seis anos desde o lançamento do primeiro veículo flex no país: o VW Gol, apresentado em abril de 2003.

O sistema flex criado na época era simples e se resumia ao software de gerenciamento. Sua função era a de reconhecer o combustível e adequar a injeção e o momento da faísca das velas.

A segunda geração do sistema flex surgiu com a introdução do dispositivo de partida a frio, que foi apresentado em 2007.

A Magneti Marelli apresenta agora a terceira geração dos sistemas flex de alimentação de combustível, cujo principal novidade são os bicos injetores desenvolvidos especificamente para o sistema bicombustível.

Os Pico Eco, como foram batizados, são feitos de plástico de engenharia e, por essa razão, são leves e resistentes à corrosão.

Segundo a fábrica, a nova construção interna promove maior atomização do combustível no momento da injeção nas câmaras, o que contribui para reduzir o consumo e o nível de emissões do motor.

O sistema completo inclui os bicos, o software de gerenciamento e o dispositivo de partida a frio ECS, que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina.

De acordo com engenheiros da Magneti Marelli, o conjunto pode reduzir o consumo de combustível entre 5% e 10% e as emissões de 12% a 35%, para o caso de CO2, e 15%, para os hidrocarbonetos.

O segredo da eficiência do Pico Eco está em sua construção interna, mais precisamente em duas coroas circulares com três furos por onde passa o combustível.

Essas peças fazem que o combustível seja injetado em partículas menores (maior atomização), o que melhora a queima e traz benefícios imediatos para o desempenho, para o consumo e para as emissões.

Duas resistências elétricas instaladas nas extremidades da 2 galeria de combustível garantem o funcionamento do motor em baixas temperaturas.

O princípio é o mesmo de um chuveiro doméstico. A temperatura de aquecimento é ajustada automaticamente e varia de acordo com a quantidade de álcool presente na mistura (identificada por sensores).

Não existe previsão ainda de quando este novo sistema será comercializado.

Fonte: Quatro Rodas

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