Atenções para um bom funcionamento do airbag

05-10-2012-1

Hoje em dia é muito comum carros com airbag de série. Em 2014, o airbag frontal será obrigatório para todos os carros. Mas para uma otimização da funcionalidade do dispositivo, você precisa tomar alguns cuidados.

1º: O cinto de segurança deve ser usado sempre. Além de seguro, isso evita com que o piloto ou passageiro entrem em contato com o airbag quando este ainda está inflando, momento em que não atingiu ainda seu maior grau de proteção.

2º: Não se deve manter o corpo muito próximo do local de onde o airbag sairá. Isso é certa de 30 cm do volante ou do painel. O motivo é o mesmo do item anterior: o airbag encontrará o corpo da pessoa antes de estar completamente inflado. Caso o motorista ou passageiro seja uma pessoa que impossibilite essa distancia, como uma gestante, deve-se considerar desligar o airbag (veja no manual do carro).

3º: Nunca carregar uma criança pequena no banco da frente, mesmo que tenha uma cadeirinha de transporte. Além de ser proibido no Brasil, a pressão e o impacto de um airbag é extremamente perigoso para uma criança pequena, causando ferimentos gravíssimos ou até mesmo a morte. Crianças no banco de trás sempre.

4º: Evite manter objetos entre o airbag e o corpo da pessoa. As vezes, em uma viagem, o passageiro leva alguma mala pequena no colo, mas caso o aibag seja acionado, essa mala, por menor que seja, pode causas ferimentos sérios.

5º: O passageiro não deve andar com os pés no painel. Não só porque o airbag pode machucar muito, mas também porque o cinto torna-se menos eficiente e uma colisão frontal ou semifrontal, mesmo fraca, pode causar uma fratura com facilidades nessa posição.

Lembre-se que atenção, conscientização e bom senso ainda são os dispositivos de segurança mais eficientes. Mas quando algum acidente for inevitável, é sempre bom estar preparado e em velocidade permitida.

Tags: ,

Um comentário para “Atenções para um bom funcionamento do airbag”

  1. claudia disse:

    Por favor tenho uma duvida; bati o carro os erbegs foran acionados, o carro quanto ao seguro dará perca total???

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.