Aparelhos de CD e DVD no carro: saiba como cuidar deles

27-11-2012-1

É muito raro carros sem qualquer sistema de áudio nos dias de hoje. Mesmo aqueles que não são equipados de fábrica, o mercado de reposição oferece peças das mais variadas possíveis, normalmente em qualidade superior aos originais de fábrica. E são muito comuns aparelhos multimídias, com CD, DVD e MP3 Player.

Então se você gosta de ouvir um som enquanto dirige, se liga em algumas dessas dicas para cuidar bem do seu aparelho de som automotivo.

Pra começa, o básico: mantenha o aparelho limpo de poeira e umidade, não use mídias de má qualidade (como CDs e DVDs piratas ou riscados) e evite deixar CDs ou DVDs no carro e depois coloca-los no som, pois a temperatura interna de um veículo pode estragar a mídia que, por sua vez, força o leitor e diminui consideravelmente sua vida útil.

Para um bom funcionamento do aparelho, a parte elétrica do veículo deve estar ótima. Isso evita panes no funcionamento e curtos circuitos. Não só do som, mas das lanternas, limpadores de vidro, luzes internas, ar condicionado digital… Imagine a situação: você troca de faixa e o carro sinaliza o pisca pra esquerda!

Ao utilizar mídias removíveis, como pen-drives, recomenda-se colocar apenas arquivos de áudio ou vídeo. Dessa forma evita possíveis erros no software do aparelho do carro. Obviamente que você deve sempre evitar arquivos contaminados com vírus.

Quando for instalar o aparelho pelo mercado de reposição, deve-se respeitar o ângulo de inclinação máxima sugerido pelo fabricante. Isso faz com que o sistema anti-shock funcione perfeitamente e não interrompa a música ou o vídeo em cada valeta ou rua de paralelepípedo.

Antes de escolher aqueles falantes de primeira linha, verifique se o modelo escolhido tem a mesma impedância suportada pelo aparelho instalado. Caso não seja, a saída de áudio do seu aparelho poderá ser danificada (de forma irreversível) por conta do excesso de corrente elétrica. Para isso, consulte um bom profissional.

Lembre-se do último detalhe: é proibido ao motorista assistir DVDs com o carro em movimento por razões lógicas. Na hora de dirigir, o trânsito deve ter toda atenção.  Curta seu som com segurança, responsabilidade e respeitando as pessoas a seu redor.

Esperamos ter ajudado com essas dicas. Tem outras? Manda pra gente.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.