Dicas para dirigir em ladeiras

12-12-2012-1

Quando a ladeira é muito íngreme, você pode ter dificuldades para subir com o carro, que obviamente não funciona da mesma maneira que em uma área plana, ou até mesmo para descer, visto que o controle do carro fica mais difícil. Trazemos, então, alguns cuidados para que você não passe sufoco em ladeiras.

É fundamental que você cheque o sistema de freios sempre que for rodar por uma área com subidas e descidas. Como o veículo fica mais pesado nessas situações, os freios são mais utilizados.

Ao frear, não deve manter o pedal totalmente apertado: aperte algumas vezes, com toques suaves, para que o freio seja ventilado e pra que possa corrigir possíveis desvios na direção.

Como o veículo tende a acelerar sozinho, pela inércia, não se deve andar em excesso de velocidade, até porque os freios ficam com dificuldade de funcionamento. A melhor opção, no caso, é o freio motor. A redução de velocidade realizada com o pedal funciona como complemento. Assim, deve-se rodar com o carro em marchas reduzidas para aumentar as revoluções, permitindo um controle maior.

É recomendável, também, reduzir a marcha antes da descida, e não durante a mesma, bem como não manter o pé na embreagem e muito menos colocar o carro em ponto morto. A “banguela”, utilizada por alguns, não é boa porque você acaba contando apenas com o freio do pedal.

Ser preciso na troca de marchas, usar o freio de mão para evitar que o carro desça e travar as rodas dianteiras no meio-fio ao estacionar são dicas adicionais e que o condutor deve levar sempre com ele. Cuidado nas ladeiras! Até logo.

Tags:

2 comentários para “Dicas para dirigir em ladeiras”

  1. Elaine disse:

    Obrigado pelas dicas de ladeiras, na auto escola n~apeendemos a fazer ladeiras, muitotem dificuldades.

  2. Marcel Silva dos Santos disse:

    Não tenho problema na descida de ladeiras, sim na subida tenho bastante dificuldades, pois quando o motor morre, o freio da frente não funciona e o carro acaba descendo de ré.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.