Viajar nas férias também exige preparo do motorista

17-12-2012-1

Já falamos aqui no blog as inúmeras precauções necessárias antes de pegar a estrada. Cuidados para transportar crianças e animais de estimação, o uso do cinto de segurança, dicas para evitar aquaplanagem, atenção ao outros carros, importância dos pneus e etc. Mas hoje vamos abordar outro ponto: o preparo do motorista.

Primeiramente, é fundamental que o motorista esteja descansado. Evitar uma balada, dormir cedo, caso a viagem seja de manhã ou dormir de tarde, caso prefira pegar a estrada pela noite é fundamental.

Por mais que você acredite que “aguenta o cansaço”, seus reflexos estarão muito debilitados em condições de fadiga e sua capacidade de prestar atenção ficará muito prejudicada. O corpo e a mente precisam de descanso e sono.

Beber antes de dirigir JAMAIS! E não invente histórias como “eu paro de beber uma hora antes e tudo bem” porque o organismo metaboliza em média apenas 0,1 l de álcool pó hora. E mesmo depois de eliminar o álcool, o corpo e a mente irão apresentar sérios sinais de cansaço e fraqueza. Isso sem contar a irresponsabilidade e o perigo que é guiar alcoolizado. Soma-se a tudo que essa é uma atividade ilegal.

Vai pegar estrada sozinho? Então mais cuidado, você não tem ninguém para revezar ao volante e nem para conversar. Pare o carro caso esteja com sono e arrume um lugar para uma soneca. Café só funciona em algumas pessoas e até certo ponto, pois quando o corpo não resite mais, ainda que a cafeína te deixe acordado, seus reflexos serão muito ruins.

Vale ressaltar que alguns medicamentos podem tirar a concentração e a velocidade das reações, bem como causar sonos repentinos e estados entorpecentes. Caso você esteja tomando alguma medicação dessa natureza, não se meta a dirigir, deixe para algum amigo.

Lembre-se de parar algumas vezes (em caso de viagens longas) para alongar-se, usar o banheiro e tomar um cafezinho, caso goste. Isso tornará a viagem mais confortável e menos cansativa.

Respeitando sempre os outros veículos e o limite de velocidade, faça uma boa viagem.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.