Dia Mundial Sem Carro

Ontem foi comemorado o 10º dia mundial sem carro, a primeira comemoração foi realizada na França em 1998, a partir desse momento vários países aderiram a causa que chegou no Brasil em 2001.Desde então, todo dia 22 de setembro é voltado a combater a poluição do ar e a emissão excessiva de gases de efeito estufa pelos automóveis.

Foi constatado que para se obter um resultado significativo no combate a poluição do ar, a população teria que abrir mão de seus carros, pelo menos por um dia, obviamente essa meta não é alcançada. No Brasil em 2005, cerca de 43 municípios participaram da causa, já em 2008 este número caiu para 32. Os paulistas, por exemplo, não aderiram causando até mais trânsito do que nas outras 3 segundas-feiras anteriores, cerca de 50,3 Km ante 49,7 Km.

Não é somente nesse dia que devemos nos preocupar com questões do meio ambiente. Temos várias alternativas que poluem menos, como andar a pé, de bicicleta, pegar transporte público ou até mesmo uma carona com seus colegas.

Mas se você não abre mão de seu carro, prestre atenção nas 5 dicas para não impactar tanto o meio ambiente:
1. Cheque os pneus - é a maneira mais eficiente e prática do ponto de vista energético. Quanto mais vazios, mais os pneus entram em atrito com o solo, obrigando o motor a trabalhar mais e a gastar mais combustível. Cheios demais, por outro lado, eles reduzem a dirigibilidade e provocam o desgaste prematuro. A calibragem correta é informada no guia do proprietário do carro.
2. Vá de aditivada - contém elementos químicos detergentes, que a longo prazo ajudam a manter o motor limpo. Com isso, há uma redução nos índices de emissões de poluentes, especialmente para quem utiliza o carro em distâncias curtas, condição em que o motor trabalha em temperaturas abaixo do ideal.
3. Visite uma oficina - leve seu carro a uma oficina para checar a regulagem do motor. Itens como velas, filtro de ar e catalisador têm influência direta na emissão de poluentes. Se a preocupação ambiental não for suficiente, saiba que um carro mal regulado pode gastar até 40% mais combustível.
4. Dirija com consciência - preste atenção no modo como você dirige. Quem ao usar o acelerador, ao invés de utilizar de forma gradual, estica demais a troca de marchas, consome mais combustível e emite mais poluentes. Antecipar as paradas, reduzindo a velocidade em vez de usar o freio, também evita o desperdício de energia. E use o ar-condicionado somente quando for indispensável, para reduzir o consumo de combustível.
5. Lave você mesmo - Dê preferência a produtos biodegradáveis e troque a mangueira pelo balde, para não desperdiçar água.

Fonte: Quatro Rodas,  Folha de São Paulo

Tags: , , , , ,

2 comentários para “Dia Mundial Sem Carro”

  1. Nelson disse:

    Olá,
    Li comentários seus no blod do Livio Oricchio e acho que no da Jovem Pan também.

    Não sei se você tem conhecimento de um video com o campeão Kimi Raikkonen no European Youth Forum for Road Safety:

    Kimi in Brussels at the European Youth Forum for Road Safety

    http://de.youtube.com/watch?v=pPShfs_t5PQ

    Espero que seja útil.
    Abraços

  2. mari_albr disse:

    Comentário da editora:

    Oi Nelson,

    Ainda não conhecia o vídeo! Fiquei um pouco preocupada por ter começado em alemão, achei que não fosse entender, mas gostei da dica!

    Obrigada pela colaboração. :)
    Mariana
    Blog Dirigindo seguro

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.