345 mil veículos foram chamados para recall em 2012

27-12-2012-1

Desde janeiro de 2012, 345 mil veículos, entre carros e motocicletas, foram convocados de volta à oficina para reparos de fabricação.

Os motivos para os donos serem convocados para reparar defeitos são variados, desde riscos de vazamento de combustível até infiltrações de água no motor. No entanto, nem sempre todos os carros daquele modelo necessitam do conserto quando o dono é convocado.

Um recall é feito por lotes de fabricação, identificados pelo número do chassi. Também é importante ressaltar que um recall não tem data de validade: o motorista pode ir a qualquer momento à oficina. Porém é importante que vá o quanto antes, pois todos os defeitos de fabricação podem colocar todos os passageiros em risco.

Caso não se faça o reparo em até 12 meses após seu anúncio, essa informação estará no campo de observações do CRLV quando o proprietário realizar o licenciamento do ano seguinte. O serviço prestado pela montadora no recall é necessariamente gratuito.

O maior recall do ano foi da Citroën, que convocou 97.238 unidades do C4 à oficina. Logo depois vem a Toyota que precisou chamar 30.049 unidades entre Corolla, RAV4 e Camry.

O motorista pode acessar o site do Procon-SP ou do Ministério da Justiça para saber se seu veículo está envolvido em algum recall. Vale a pena conferir para já começar 2013 com o carro em dia.

Tags: ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.