Fique de olho na embreagem!

10-01-2013-1

O sistema de embreagem é fundamental para o veículo, pois, na prática, é ele que faz o carro andar (o acelerador só confere mais potencia). Mantê-lo é fácil, mas você precisa ficar atento a alguns detalhes.

Um sistema de embreagem é composto por platô, disco e rolamento e não tem um plano de manutenção específico (ele dura muito). Mas isso não quer dizer que você não deva dar atenção a ele.

Dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem pode prejudicar sua vida útil. Um motorista inexperiente também deve reduzir sua durabilidade por causa das trocas de marcha mais bruscas e com mais trancos.

A embreagem apresenta, quando gasta, dois problemas comuns: patinação e trepidação. A primeira ocorre quando vaza algum fluido nas peças e o segundo é sinal de um desalinhamento entre motor e transmissão. Cheiro de embreagem queimada também não é bom sinal.

Caso perceba algum desses efeitos em seu veículo, não tenha dúvidas em levá-lo para a manutenção.

Atente-se a um detalhe fundamental: caso alguma peça esteja danificada, é importante trocar o conjunto inteiro (platô, disco e rolamento). O preço parte de R$300 (para carros pequenos com transmissão manual). Transmissões automáticas podem custar até sete vezes mais (cerca de R$2.400).

Fique sempre de olho e dirija com cuidado para evitar desgaste desnecessário. Mas não pense duas vezes antes de trocar a embreagem caso seja realmente necessário, apesar do preço, é a sua segurança que está em jogo.

Tags: ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.