Inmetro elege Fiat Mille Economy 1.0 como o carro mais econômico para 2013

17-01-2013-1

Quem for comprar um carro 0 km modelo 2013 vai notar que na janela do veículo tem um adesivo novo. Igual àqueles encontrados em eletrodomésticos, o adesivo lista conceitos de A até E para o consumo.

Mas enquanto nos eletrodomésticos essa marca refere-se ao consumo de eletricidade, nos carros refere-se ao combustível, sendo A os mais econômicos e E os mais “beberrões”.

Obviamente os carros populares de motor menor são os mais econômicos. O campeão da avaliação foi o Fiat Mille Economy 1.0.

A ausência de itens como ar condicionado e o motor fraco fazem do Mille um carro recomendado para o dia a dia, principalmente pra quem trabalha no carro. Segundo os testes realizados, o consumo do Mille foi de 8,9/12,7 km/l na cidade; 10,7/15,6 km/l na estrada (etanol/gasolina).

O segundo colocado também vem da Fiat e é justamente o sucessor do Mille: o Uno Economy 1.4 que atingiu a boa marca de 8,7/12,5 km/l na cidade; 10,4/15,2 km/l na estrada. Nada mal para um carro 1.4, sem contar o design atraente do Uno.

O pódio é completado pelo asiático Nissan March 1.0 (versão básica, sem ar condicionado) que apresentou 8,9/10,4 km/l na cidade; 12,6/15,0 km/l na estrada.

Repare bem no aviso que deve estar na janela dos carros nas concessionárias. O comprador ainda pode exigir os dados levantados pelo Inmetro de consumo com etanol e gasolina (e conferir se os dados batem com aqueles apresentados no Manual do Proprietário).

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.