Está tudo parado!

Nas metrópoles do mundo um problema vem crescendo ao longo dos anos: o trânsito! Mas por que isso está acontecendo? As principais cidades não param de crescer em sua extensão, população e economia. Mais gente tem dinheiro para comprar um veículo ou utilizar o transporte público, sendo necessários colocar mais ônibus nas ruas.No Brasil, a capital do congestionamento é a grande São Paulo tendo 16 mil km de vias. Existem várias formas de começar um congestionamento, as vias são como artérias e veias do corpo humano, sempre se cruzam. Agora imagine veias pequenas que chegam a uma artéria jogando fluidos com intensidade, ela fica com muita pressão e não tem uma área de escape que sustente esse fluxo, os fluidos diminuem a velocidade e seguem o percurso lentamente. A mesma coisa ocorre quando algum carro quebra, as vias ficam entupidas, fluindo lentamente por onde está desbloqueado.

Com tantos carros e ônibus, os paulistanos passam em média 2 horas por dia no trânsito. Uma pesquisa realizada pelo Ibope concluiu que 25% da população paulistana fica mais de 2 horas no trânsito e 5% mais de 4 horas todos os dias úteis. Para melhorar a qualidade do tráfego, mais da metade da população (54%) aprova rodízio de veículos de dois dias, e a rejeição ao pedágio urbano caiu dez pontos percentuais, de 84% em 2007 para 74% em 2008.

A população está demonstrando que não agüenta mais o trânsito pesado e quer colaborar. Segue abaixo algumas dicas para ser usadas por qualquer cidadão independente da cidade que reside:

- De carona ou vá de carona com seus colegas;
- Use os transportes públicos;
- Não feche cruzamentos;
- Não pare em fila dupla;
- Não pare em lugares proibidos;
- Vá a pé ou de bicicleta;

Fonte: Uol

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.