Yokohama encontra alternativa inesperada para melhorar aderência dos pneus de alta performance

08-02-2013-1

Há algum tempo, publicamos aqui alternativas bem bizarras – e funcionais – para a limpeza de seu veículo. Parece que o pessoal da Yokohama, no Japão, andou lendo o blog e decidiu desenvolver uma saída incrível para melhorar a aderência de seus pneus que equipam carros potentes.

Depois pesquisas recentes, um novo “ingrediente” surge na Yokohama: laranja. Isso mesmo, os japoneses descobriram que o óleo de laranja, além de ter vitamina C, torna a banda de rodagem mais maleável, isso contribui para melhor aderência ao solo. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, pois reduz o uso de derivados de petróleo.

Vamos tentar esclarecer a mistura: o óleo de laranja tem em sua composição uma afinidade muito grande com a borracha. A borracha dos pneus de corrida chega a uma temperatura muito elevada – aproximadamente 100°. Ao misturar o óleo de laranja ao composto em sua fabricação, ocorre um aumento da resistência dos pneus às altas temperaturas, proporcionando também um maior nível de aderência.

Como já estamos cansados de saber, os pneus são os responsáveis por manter o veículo no solo, então além de conforto e durabilidade, aderência e resistência são também fatores fundamentais, pois garante uma boa segurança aos passageiros.

Mas não se anime ainda. Apenas os carro dês alta performance vão receber os novos pneus (por enquanto o pneu irá equipar o Audi S8, Porsche 911 e Mercedes-Benz SL). Ainda não tem prazo para que a novidade chegue aos carros de passeio. E não invente de passar suco de laranja nos pneus, só o óleo da fruta funciona e na hora de fundir a borracha.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.