O sucesso dos SUV compactos e a gafe do Salão de Genebra

19-02-2013-1

Quando apresentada ao mundo em 2003, a EcoSport era uma aposta ousada da Ford. Um legítimo SUV construído sobre a plataforma de um hacth pequeno (o Ford Fiesta, na ocasião). Ninguém sabia se daria certo. Hoje, 10 anos depois, nós sabemos: deu certo. Muito certo.

No entanto, agora a Ford terá que conviver com um monstro que criou. Um monstro bom e saudável, mas monstro. A nova geração da EcoSport é superior em tudo a sua antecessora: design (talvez não da roda, já que a Ford apostou num desenho bem esquisito), conforto, dirigibilidade, ergonomia, itens de série e etc. Porém, ao olhar na rua ela já não é tão presente como as primeiras “Ecos”. Por quê? Culpa do tal monstro.

O sucesso do SUV compacto gerou concorrência. Se antes a Ford acertadamente abocanhou um target até então inexistente, hoje tem que competir com outras montadoras. Mesmo tendo adversários como CrossFox e Idea Adventure, apenas com a chegada do Renault Duster que a EcoSport encontrou alguém do mesmo segmento.

19-02-2013-2

Como numa relação de “causa e efeito”, outras montadoras já abriram os olhos para esse novo público. A bola da vez é o belo Peugeot 2008, um SUV muito bonito feito sobre a plataforma do 208. O carro será apresentado no Salão de Genebra e tem grandes chances de chegar ao Brasil ainda em 2013 (já que aqui é um dos maiores mercados de SUV compactos do mundo).

19-02-2013-3

E por falar em SUV compacto e Salão de Genebra, o site do conceituado salão pagou um dos maiores micos da história. Divulgou (no site oficial) imagens de um suposto Fiat 500X que seria um SUV compacto feito sobre a plataforma do charmoso e minúsculo Fiat 500.

19-02-2013-4

Como a informação veio via site oficial do evento, um efeito cascata cobriu a mídia mundial. Inúmeros veículos de comunicação divulgaram a notícia e a foto do lançamento da Fiat. Acontece que a foto era apenas uma projeção artística do que poderia ser um SUV sobre a plataforma do Fiat 500 (tem aos montes isso na internet).

A organização do Salão de Genebra pediu mil desculpas pela gafe.

Importante, a Fiat não negou que estuda mesmo fabricar um SUV compacto, mas negou veementemente a presença de um tal de 500X em Genebra.

Quem gostou disso? A Peugeot, que apresenta seu 2008 sem nenhum concorrente no salão.

Tags: ,

2 comentários para “O sucesso dos SUV compactos e a gafe do Salão de Genebra”

  1. [...] notícia para o Brasil é que a Range Rover Evoque de nove marchas e o mini SUV Peugeot 2008 (apresentado com uma pintura exêntrica) foram confirmados para nosso mercado logo no primeiro dia [...]

  2. [...] algum tempo, mostramos aqui o sucesso dos mini SUV e uma gafe do Salão de Genebra sobre um suposto Fiat 500X. A Fiat já negou, mas não deixou de apresentar novidades para a família de minis: o 500L, um [...]

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.