Para usufruir de um bom ar-condicionado é preciso limpá-lo

20-02-2013-1

O ar-condicionado automotivo tornou-se um dos itens mais requisitados do consumidor brasileiro. Em dias de calor na cidade, ter um bom sistema de refrigeração faz uma grande diferença. Em dias de chuva, desembaçar o vidro sem ar é tarefa dura.

Mas depois de algum tempo com o carro (ou no caso de comprar um veículo usado), muitos consumidores queixam-se do mau cheiro do ar. De fato, é comum surgir cheiro de poeira e ácaro pelos dutos do sistema. Uma limpeza resolve, mas, na verdade, você não deve esperar esse cheiro surgir para higienizar seu equipamento.

Pra começo de conversa, um ar-condicionado sujo pode causar problemas respiratórios. Se você já tem um histórico de bronquite ou rinite, com certeza isso vai agravar seu problema.

Um sistema de refrigeração deve ser higienizado cerca de duas vezes ao ano. O processo é simples e rápido e custa cerca de R$ 120,00. Em uma hora, uma oficina especializada troca o filtro do ar (não é o mesmo que o filtro de ar do motor, não confunda) e limpa os dutos. Simples.

Porém, se o cheiro dentro do carro estiver muito forte, pode ser que a sujeira chegou ao evaporador, que fica dentro do automóvel. Dessa forma, o proprietário terá mais problemas. Para limpar essa peça, é preciso desmontar o painel. O trabalho dura cerca de três dias e o preço sobe pra quase R$ 1000,00!

Então não se esqueça, para curtir bem seu ar-condicionado, vale dar aquela conferida pelo menos duas vezes por ano, não espere acumular fungos e ácaros e gerar mau cheiro no interior do veículo.

Tags: ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.