Alfa Romeo aproveita Salão de Genebra para voltar ao mercado americano

11-03-2013-1

Não é de hoje que a Alfa Romeo ensaia um retorno forte ao mercado americano, principalmente nos EUA. Eis que no Salão de Genebra, a marca italiana apresentou novidades que de fato vãos pras ruas no Novo Mundo. A principal é o 4C.

Com um conceito semelhante ao utilizado (e abandonado) pela Opel na época do Speedster e pela Honda com o S2000, o 4C é um “miniesportivo”. Ou seja, mesmo com design e proposta esportiva, ele é do tamanho de um hacth e menos potente que um “supercarro” (como Ferrari, Lamborghini ou McLaren).

Na verdade, o atranete carro da Alfa Romeo é um cupê compacto com motor 1.8. Mas engana-se quem pensa que o carro é “comportado”: o pequeno motor é turbinado e com injeção direta de gasolina, assim gera 240 cv de potência.

Seu nome, 4C, foi herdado do antigo esportivo da marca, 8C. O anterior tinha um grande motor de oito cilindros, o novo carro-chefe da empresa para os EUA tem, obviamente, quatro cilindros.

A carroceria do cupê lembra muito de uma “Ferrari miniatura” (menos o farol, moderno e futurista que mais parecem de algum carro feito sob medida). Não é coincidência. A FIAT é dona da Alfa Romeo e da Ferrari, além do fato do 4C será fabricado na fábrica da Ferrari em Maranello. Ou seja, está em casa.

E o Brasil? Vai receber esse carro? Nada foi dito a respeito, mas as chances são muito remotas, afinal não existe público ou ruas para carros esportivos no Brasil e todas as tentativas de comercializar esse tipo de veículo foram verdadeiros fiascos.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.