Propaganda lamentável da Ford na Índia gera indignação

28-03-2013-1

A Índia vive atualmente um delicadíssimo quadro de machismo e violência sexual. Recentemente, uma notícia ganhou o mundo através da internet, quando uma estudante foi vítima fatal de estupro coletivo e agressões de todas as naturezas.

O fato gerou indignação e protestos por toda parte e obrigou o país a rever suas leis e o tratamento dado às mulheres. Leis mais rígidas para punir crimes sexuais foram aprovadas.

Com esse cenário todo, no site da Ford foi veiculado um vídeo de extremo mau gosto criado pela JWP India, divisão indiana da WPP. O vídeo era pra divulgar o Ford Figo e o garoto-propaganda era ninguém menos que Silvio Berlusconi, um dos mais machistas líderes de Estado do mundo.

Como se não bastasse o ex-primeiro ministro italiano responder um processo por pagar por sexo com uma menor de idade, no vídeo ele aparecia dirigindo um Ford Figo fazendo o “V da vitória” com o dedo. A câmera cortava para o porta-malas do carro, onde estavam três mulheres com pouca roupa amarradas e de boca coberta.

A proposta era, teoricamente, mostrar que o Ford Figo tem um porta-malas grande. Pareceu mais uma insensibilidade com a situação das mulheres do país e um incentivo à cultura do estupro e da opressão que elas sofrem.

O vídeo foi retirado do ar, mas é possível encontrar o cartaz na internet (esse que você vê no post). Segundo a Ford, ele não passou pelo processo normal de revisão e supervisão. A montadora lançou um comunicado: “Nós lamentamos profundamente este incidente e concordamos com nossos parceiros da agência que isso nunca deveria ter acontecido”.

Lamentável é adjetivo mínimo.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.