Baterias de carro terão selo do Inmetro

18-04-2013-11

A partir deste ano, as bateria de carros e motos fabricadas no Brasil receberão o selo da Inmetro. A manobra visa dificultar e diminuir a falsificação do componente.

De fato, bateria é um dos componentes mais falsificados do mercado de reposição automobilístico. Quem já passou por isso sabe bem os problemas que uma bateria de má qualidade pode trazer.

A medida foi aprovada em junho de 2012 e vale já para 2013. O órgão avisou que os comerciantes têm até julho de 2014 para deixarem seus estoques dentro do padrão. As baterias importadas deverão estampar também um selo de qualidade.

“Constatamos no mercado que alguns fabricantes informavam na embalagem uma capacidade de amperagem inferior ao que o produto de fato oferecia, prejudicando o consumidor e a concorrência. Por isso, decidimos regulamentar o produto, com foco no desempenho”, afirma o diretor de qualidade do Inmetro, coberto de razão.

Mesmo sendo um período de adequação, é recomendado ao consumidor exigir desde já produtos com o selo de qualidade a fim de evitar futuras dores de cabeça.

É muito importante para o consumidor que o Inmetro está olhando cada vez mais para o mercado de reposição, historicamente o “elo fraco” do comercio automotivo.

Tags: ,

Um comentário para “Baterias de carro terão selo do Inmetro”

  1. Rogers Machado disse:

    Ora amigos, produtos semelhante e com qualidade diferente existem em qualquer lugar, cabe ao consumidor dfefinir o que é melhor para ele ou para seu bolso. Voçê ja verificou os preços após o imetro editar a tal portaria, se não, eu digo, praticamente dobraram os preços. Então a quem interessa esta portaria, aos fabricante, ao imetro(que arrecada com a certificação ou ao varejo que viu seus lucros aumentarem? Acho que a todos , menos ao consumidor que ficou refém de poucos.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.