Amigos e internet são mais decisivos que test-drive para o brasileiro

02-07-2013-1

O brasileiro compra muito carro, cada vez mais. Mas um dado interessante foi divulgado nesta segunda-feira (dia 1): menos de 50% dos compradores fazem test-drive para comprar carros novos.

São vários motivos: falta de tempo, falta de oportunidade (a loja não oferece) e, principalmente, falta de vontade (o comprador simplesmente não quer). Nesse processo de decisão, o consumidor do Brasil ainda confia mais no “boca a boca”, ou seja, a indicação de amigos conta muito.

A importância de pesquisas e opiniões na internet também deve ser considerada. Cada vez mais, o consumidor recorre à internet para obter informações sobre o carro. Estima-se que quase 90% das pesquisas para aquisição de um novo produto (de qualquer natureza) começa ou passa pelo mundo online.

Mas o mais interessante dessa pesquisa sobre o perfil do comprador de carro feito pela J.D. Power é que apenas 8% dos compradores consideram a confiabilidade e a durabilidade do carro como os fatores mais importantes na hora de escolher um modelo novo. Em geral, o brasileiro prefere definir sua compra em fidelidade à marca se a experiência anterior for boa (11%). O que reforça algo que informamos aqui há tempos: o público brasileiro é muito conservador e não gosta de arriscar.

Deixemos aqui uma dica valiosa: trocar informações e pesquisar na internet é fundamental. Mas num mercado ainda dominado por veículos pouco confiáveis em termos de segurança e incompletos em relação a itens e funcionamento, é de suma importância um test-drive bem realizado. É seu direito como consumidor.

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