ABS é importantíssimo, mas é preciso saber usar

17-07-2013-1

Finalmente o sistema de freio ABS veio pra ficar no Brasil. A partir de 2014, TODOS os veículos fabricados em solo brasileiro terão ABS de fábrica. Mas algumas pessoas não estão acostumadas com esse sistema e acabam cometendo alguns erros que comprometem toda sua eficiência.

Primeiro a se saber é que, ainda que muito seguro e eficiente, ABS não é um “superfreio” que resolverá todos os problemas. Os pneus continuam sendo o principal fator de aderência do carro, influenciando diretamente no espaço de frenagem. A qualidade do piso no qual se trafega também conta.

O que o ABS faz com extrema eficácia é impedir que a roda trave e, consequentemente, o carro derrape e o motorista perca o controle. Só que é preciso ter calma e segurança ao acioná-lo.

Muita gente freia seu carro com ABS, em situações de emergência, com pressão moderada como se ainda houvesse risco de travar as rodas e perder o controle ou de danificar o carro. Não tenha medo de pisar fundo, ele foi feito pra isso.

O momento crítico é quando o pedal vibra e da “soquinhos” contrários ao pé do motorista. Com isso, muitos aliviam o pé e o sistema para de funcionar, comprometendo sua eficiência.

Existe uma “cartilha” para o seu uso chamada de “3 s” em inglês: stomp, pisar; stay, manter o pé firme mesmo quando começar os trancos e steer, esterçar para desviar de algum obstáculo e evitar uma colisão. Essas medidas devem ser tomadas juntas, o ABS permite que você mantenha o controle e consiga mudar de direção mesmo com o carro freando fortemente.

É uma grata tecnologia que veio pra ficar e ajudar no trânsito, basta tomarmos algumas medidas e nos acostumarmos com seu uso.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.