Pane elétrica: não se desespere, mas procure um especialista

26-07-2013-1

Ao contrário de alguns pequenos reparos que podem ser feitos por qualquer pessoa, a parte elétrica do veículo é complexa e precisa de um especialista. Caso tenha alguma pane, não tente descobrir sozinho o que ocorreu, prever e reparar um alternador ou uma bomba de combustível é bem difícil.

A melhor saída é sempre a manutenção preventiva. No entanto, é possível (e necessário) ficar de olho em alguns sinais do carro que revelam que a parte elétrica pode nãoe star indo tão bem.

Primeiramente, esteja atento à dificuldade para fazer o carro pegar, queda na intensidade das luzes de cortesia ao dar a partida ou hodômetro apagado. Isso é um sinal de que algo vai mal no carro. Mesmo quando a energia é necessária pra algum componente, outro não pode sofrer com queda de potência.

Algumas baterias possuem um visor que indica a condição de carga. Se ele estiver na cor verde, significa que está em boas condições; um visor preto indica que está sem carga. Neste caso, é importante verificar se o alternador está funcionando corretamente antes de substituir a bateria.

Mesmo com o carro parado e com o motor em marcha lenta, equipamentos elétricos e acessórios originais de fábrica, teoricamente, são suportados pelo alternador e bateria. Mas como é muito comum modificar alguns componentes elétricos, principalmente som automotivo, é importante buscar instaladores e lojas de confiança para dizer ao proprietário se terá a necessidade de redimensionar o alternador da bateria. Caso isso não seja feito, você pode ficar na mão.

Atenção nunca é demais e não toma quase nada do nosso tempo. Vale a pena ficar de olhos bem atentos.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.