5 verdades que muitos deixam de lado

08-08-2013-1

Ontem publicamos aqui cinco mitos da manutenção automotiva que muita gente leva como verdade. Hoje faremos o inverso, vamos esclarecer cinco verdades que muitos têm dúvidas ou então encaram como mentira.

Vamos a elas:

1. Álcool é vantagem quando está até 70% do preço da gasolina. Sim, é verdade. O etanol gera mais potência ao motor, mas também faz menos quilômetros por litro. Para saber se vale a pena abastecer com etanol, ele precisa estar, no máximo, até 70% do preço da gasolina. É só pegar a calculadora (todo celular tem uma, sem desculpas) e fazer as contas.

2. Guiar com o pé na embreagem prejudica o carro. É verdade. Manter o pé na embreagem, mesmo que “só apoiado”, faz uma pressão desnecessária no pedal e diminui a vida útil de alguns componentes. A principal peça danificada é o disco da embreagem, caso ele quebre, você pode ficar na rua sem conseguir trocar marchas.

3. Carro novo precisa amaciar. Mesmo com os avanços tecnológicos, o motor 0 km precisa ser amaciado por um tempo. Claro que hoje em dia esse tempo é bem mais curto que há dez anos, por exemplo. Os manuais do carro explicam inclusive qual a quilometragem em que o motorista deve evitar pisadas muito fundas.

4. Ar-condicionado consome combustível, mas vidros abertos na estrada consomem mais. Isso ainda gera dúvida entre os proprietários, mas o ar-condicionado faz o motor consumir cerca de 10% a mais de combustível, além de pequena perda de potência (sensível em carros com motor fraco). Mas circular com os vidros abertos numa estrada a mais de 90 km/h altera a aerodinâmica significativamente e faz o carro consumir mais do que se estivesse com o ar-condicionado ligado, pois a entrada de vento lateral vai fazer muita força contrária e obrigar o motor a trabalhar mais forte para manter a velocidade.

5. Guinchar um veículo automático pode danificar a caixa de câmbio. Sim, mas só se for rebocado de forma errada. O carro automático não “consegue” rodar o eixo da tração com motor desligado. A maioria dos veículos do Brasil tem tração dianteira, então ser rebocado pela frente não é problema, mas caso você não tenha certeza da tração de seu automóvel, o mais recomendado são os guinchos tipo plataforma, usado pelas maiores seguradoras.

É isso, pessoal. Esperamos ter colaborado e se tiver dúvidas ou dicas, mande pra cá.

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