O desafio dos 3 cilindros

26-08-2013-1

Depois do Picanto, do HB20 e do Fox, parece que as montadoras abriram os olhos para os 3 cilindros. Se antes era impossível um carro com essa configuração por conta da baixa potência, hoje esse motor mostra muito fôlego para estabelecer um novo começo da indústria, com potência e, principalmente, bom consumo.

A revolução abriu-se mesmo com a chegada do Fox três cilindros. Seu motor conseguiu fazer 22km/l na estrada e ainda é mais potente que o Fox quatro “bocas”! Por isso a VW já garantiu: a linha 2015 do Gol (incluindo Saveiro e Voyage) e o compacto Up chegarão com essa motorização. O novo Santana também deve receber um versão 1.6 de 3 cilindros.

E não só a VW, mas outras montadoras abriram os olhos. A Ford vai retornar com o Ka em 2014 com uma configuração de 3 “bocas”. Este motor já equipa o Fiesta europeu e, talvez, equipe o nosso também. A montadora garante fazer cerca de 23 km/l.

A Fiat preparou um três cilindros exclusivamente brasileiro. Enquanto esperavam que eles trouxessem TwinAir de dois cilindros que equipa o 500 e o Punto na Europa, a montadora italiana já está testando no Uno seu novo motor com os três cilindros.

A Peugeot foi além e preparou um três cilindros de 1.2 litros (todos os outros são de 1.0). O motor chegará à Europa com a opção de turbo e injeção direta, garantindo 120 cv. No Brasil, o grupo PSA ainda não confirmou que modelos receberiam a novidade.

Apenas a GM defende seu 1.0 8V de quatro cilindros que, segundo a montadora, está bem posicionado em relação potência/consumo. Mesmo assim, existem boatos de que a Opel (divisão alemã da GM) estaria trabalhando em um três cilindros que equiparia o compacto Adam: bloco de alumínio, 12 válvulas, comando de admissão variável, turbo e injeção direta para entregar 117 cv. O consumo promete ser 20% inferior ao de um motor 1.6 de quatro cilindros com potência semelhante. Será?

Tags: , , ,

Um comentário para “O desafio dos 3 cilindros”

  1. Pedro Dantas Machado disse:

    ” A montadora garante que faz 23 Km/l”??. As montadoras garantem tudo para vender, 23 Kml?! só se de morro abaixo com motor desligado, sem movimento e vento favorável. Vão mentir assim no inferno, porque então as maravilhas que rodam hoje nem 10 Km/l o fazem e num passe de mágica tudo vai mudar, depois que comprou, nunca houve tal promessa1.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.