Vamos completar o óleo?

26-09-2013-1

Muita gente ouve isso no posto e aceita completar o nível do óleo. Mas mesmo pra essa manutenção simples, é importante tomar alguns cuidados.

Primeiramente, checar o nível de óleo é muito fácil e recomendado de vez em quando. Basta puxar uma varetinha no motor facilmente identificada pela argola amarela do puador e olhar. Mas é recomendado que o carro esteja desligado há cerca de 5 minutos e que, ao retirar a vareta, ela deve ser limada e recolocada para, aí sim, medir o nível.

O óleo pode estar ruim e ser preciso trocá-lo. Não dá pra saber se é hora da troca apenas esfregando os dedos, como se vê em alguns postos de gasolina. Antes de tomar essa decisão, consulte o manual do veículo, lá tem as especificações de validade e recomendação de quilometragem para a troca.

Se for só completar, lembre-se de um detalhe: você não deve misturar óleos de marcas e especificações diferetnes. Se antigamente, “qualquer um servia”, hoje em dia os óleos são frutos de pesquisas e trazem muita tecnologia envolvida. Saiba qual o recomendado para seu veículo.

Também importante saber: óleo de carro não precisa de aditivos e não é recomendado usar. Pode ser uma manobra do posto para te vender lagum produto extra. Recuse.Todo óleo moderno já sai pronto para garatir o melhor funcionamento do motor.

Tags: ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.