O que fazer quando se tem a CNH suspensa

27-09-2013-1

Muitos motoristas ficam em dúvidas do que fazer ao ter a CNH suspensa. Par resolver tal impasse, são necessárias medidas simples, mas que requerem atenção.

A CNH é suspensa quando o motorista recebe mais de 20 pontos com multas e infrações ou ao cometer uma única infração gravíssima automaticamente suspensiva. Quando esse limite é atingido, o motorista é notificado pelo Dentran através de uma carta enviada a seu endereço cadastrado junto ao órgão.

Ao receber a notificação, o condutor tem um prazo de 30 dias para apresentar uma defesa pessoalmente no local em que sua CNH está cadastrada (Dentran ou Ciretran de seu município). Caso opte por não apresentar contra argumento ou tenha o recurso negado, o motorista deve entregar sua carteira no órgão expeditor.

O direito de dirigir é suspenso de um mês a um ano, dependendo da situação. Se for reincidente num período de 12 meses, a suspensão varia de seis meses a 2 anos.

Enquanto está suspenso, o condutor deve fazer um curso de reciclagem de cerca de 20 horas em algum CFC de sua cidade.Cumprida a penalidade, o motorista poderá ter a CNH de volta apresentando o certificado de conclusão desse curso.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.