Receita para limpar estofado do carro

21-10-2013-1

Algumas receitas que soam como lendas urbanas “dos tempos de nossos avós” são não só funcionais como recomendadas por especialistas no assunto. Pensando nisso, recebi de um colega uma mistura que parece ser a “poção mágica da limpeza” de estofados.

É uma mistura que aprece louca, mas é extremamente funcional (sim, eu testei). Fui pesquisar o efeito dos igredientes e encontrei opinião de especialistas explicando tudo.

A mistura consiste em 100 ml de álcool, 50 ml de vinagre, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um pouquinho de amaciante de roupas em meio litro de água. Ponha tudo num borrifador (ou use um pano que não solte fiapos).

Quando procurei a ação de cada igrediente, a minha surpresa foi ver especilistas recomendando e explicando os motivos. O vinagre elimina odores e manchas e reaviva cores do estofado porque dissolve o pouco de suor e partículas que ficam presas no banco com o tempo.

Para a sujeira mais “dura”, o bicarbonado tem efeito dissolvente e detergente (ele faz a sujeira “descolar e subir”), tornando mais fácil a limpeza. O amaciante deixa as fibras do tecido mais macias (claro) e vistosas, além de dar uma perfumada geral (se for interior em couro, o amaciante não é recomendado; nesse caso, aplique algum hidratante próprio para esse material). O álcool tem poder desinfetante e garante que tudo seque rapidamente.

Especialistas recomendam deixar o carro aberto após aplicar essa solução. De preferência, ao sol. O resultado é imediato: o cheiro de cigarro no meu carro sumiu instantaneamente!

Mas cuidado: essa receita é para limpar o estofado do interior do veículo. Se o odor vier do ar-condicionado ou do motor, esse tipo de ação vai apenas maquiá-lo. Nesses casos, é preciso combater a origem do problema (alguma vazamento ou troca de filtro).

Tags: , , ,

5 comentários para “Receita para limpar estofado do carro”

  1. Muita gente olha o estofado e deixa o volante todo sujo.
    Os britânicos fizeram uma pesquisa e concluíram que volante pode ser mais sujo que privada. É razão para perguntar se com o seguro auto não deveria vir também plano de saúde.

  2. sergio adriano vieira disse:

    quero saber como limpar banco de carro obrigado

  3. quero saber como limpo os bancos do meu carro

  4. quero saber com0 limpoos banco do meu carro

  5. Carlos Avila disse:

    Vou testar depois falo…

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.