Celular ainda causa acidente de trânsito

31-10-2013-1

Um dos grandes inimigos do motorista é o celular. É impossível viver sem um. Em capitais e cidades grandes, não atender o celular ao volante pode significar até 4 ou 5 horas diárias completamente incomunicável. E aí entra trabalho, família, amigos…

Por outro lado, falar ao celular deliberadamente enquanto dirige é perigoso e causa acidentes. E uma nova moda preocupa ainda mais: tracar SMS ou conversar via WhatsApp enquanto dirige. Aí é grave.

O Instituto de Transportes e Tecnologia da Virgínia, ligado ao NTHSA, um dos principais órgãos de segurança viária dos EUA, afirma que ao enviar uma mensagem de texto, o motorista aumenta em 23 vezes a chance de se envolver em um acidente. Ao fazer uma ligação, a atividade cerebral ligada à direção diminui em 37%.

A melhor saída é sincronizar o celular com o rádio. A grande maioria dos aparelhos de som dos carros atuais tem essa opção, em que o motorista conecta seu telefone com o som via bluetooth. Dessa forma, pelo menos, as duas mãos continuam no volante.

Trocar SMS ou outro tipo de mensagem escrita, só com o carro parado, aí não tem alternativa.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.