Combustível adulterado

Se seu carro anda gastando mais combustível que o normal, dando solavancos durante a aceleração e as partidas estão ficando difíceis, ele pode estar com combustível adulterado.

A adulteração é feita por meio da adição indevida de álcool, água ou solvente no combustível, e pode causar sérios danos ao veículo pois corrói e diminui a vida útil de peças do motor.

Se o seu carro estiver com problemas em função do combustível adulterado, leve diretamente a concessionária, faça uma revisão, para checar o sistema de injeção e as velas. Dependendo da gravidade é necessário retirar o combustível, limpar o tanque e substituir os filtros.

O consumidor tem direito de fazer o chamado “teste da proveta” nos postos para verificar o teor de álcool na gasolina. Em uma proveta de 100ml são colocados 50ml de gasolina e 50ml de cloreto de sódio na proporção 100g de sal para 1L de água. Depois de misturados e 15 minutos de repouso, o álcool se desprende da gasolina. É permitido que o volume de álcool atinja 25% do volume total da gasolina, ultrapassando esse limite, o combustível é adulterado.

Porém, sabemos que é complicado fazer essa verificação, mas com algumas precauções é possível poupar aborrecimentos:

* Abasteça o veículo sempre no mesmo posto.

* Desconfie de preços muito baixos.

* Cheque se há lacres eletrônicos nas bombas.

 Fonte: G1

Tags: , , , ,

8 comentários para “Combustível adulterado”

  1. Ótima dica, gostei da foto da bomba!

    ABS.

  2. Luciano disse:

    Nota 10 para as matérias do site !!!

  3. Claudeci Almeida Prado disse:

    RELATORIO FINAL SOBRE ESTUDOS DE METODOS E FORMULAS ANTI FRAUDES COMBUSTIVEIS,

    APÓS CONTATOS COM ORGÃOS OFICIAIS E PARTICULAR NOS FIXAMOS COMO DEFINITIVO EM PONTOS PRINCIPAIS QUE DESTACAMOS.

    LIMITADOR DE ALCOOL NA GASOLINA

    FORAM EVIDENCIADOS OS SEGUINTES PROS SOBRE O LIMITADOR

    1-NÃO PERMITE A ADIÇÃO DE MAIS 4¨% DE ALCOOL A MAIS DO PERMITIDO 25%. SE TAL ACONTECER VAI PROVOCAR SEPARAÇÃO DAS PARTES, ALCOOL E GASOLINA, SENDO QUE PARA RECUPERAR ESSE ALCOOL SERIA NECESSARIO NOVA DESTILAÇÃO.

    2-CONSIDERANDO O USO DE 1,7%, TERIAMOS UM OFERTA EM TORNO DE 360 MILHÕES DE LITROS POR ANO NO MERCADO. CONSIDERANDO UM CONSUMO ANUAL 21 BILHÕES DE LITROS.

    3-O LIMITADOR CONSISTE NUM CORANTE EXTRAIDO DAS FOLHAS DE CANA DE AÇUCAR , QUE SERA ADICIONADO AO ALCOOL ANIDRO.

    4-O CORANTE DE FOLHAS APRESENTA-SE VERDE, LOGO O ALCOOL ANIDRO VAI APRESENTAR ESSA COLORAÇÃO, SUBSTITUINDO O CORANTE LARANJA QUE TORNOU-SE UM COADJUVANTE DE FRAUDES POIS TEM A MESMA COLORAÇÃO DA GASOLINA E TERA SEM DUVIDA UMA FUNÇÃO DE NÃO PERMITIR A ADIÇÃO DE AGUA.

    5-A PRODUÇÃO DESSE CORANTE, VAI EXIGIR MÃO DE OBRA NA AREA AGRICOLA QUE SERÃO OS COLHEDORES DE FOLHAS, PROPORCIONANDO 40.000 EMPREGOS NOVOS NA AREA RURAL, NUMA COLHEITA EM TORNO DE 500 MILHÕES DE QUILOS DE FOLHA ANO.
    CADA COLHEDOR VAI COLHER 50 QUILOS DE FOLHAS POR DIA.

    6-FORA A MÃO DE OBRA RURAL TEREMOS POLOS DE EXTRAÇÃO DO CORANTE , OU SEJA MAIS EMPREGOS. SENDO QUE A MATERIA PRIMA, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE FALTAR. E PODERA INCLUSIVE ALCANÇAR OUTROS MERCADOS DE CORANTES.

    7-A REMUNERAÇÃO DOS COLHEDORES DE CANA E DE R$500,00 MENSAIS NA MEDIA ANUAL, COM APARELHOS APROPRIADOS QUE ELIMINA RISCOS DE ACIDENTES NO CORPO DO COLHEDOR.

    8-ESTUDA-SE EM FUNÇÃO DE 500 MILHÕES DE QUILOS DE FOLHAS NÃO
    FOREM USADAS NAS QUEIMAS. O CREDITO CARBONO.

    9-O RESIDUO RESULTANTE DA EXTRAÇÃO DO CORANTE, TEM ESTUDOS DE SE ADICIONAR AS RAÇÕES ANIMAIS.

    10- A GASOLINA COM O LIMITADOR FOI TESTADA POR UMA FROTA DE VEICULOS E AO FINAL DE 6 MESES DE 15 DIAS, ABERTOS OS MOTORES NÃO APRESENTARAM QUALQUER ANOMALIA.

    11- O REAGENTE COLOCADO NO ALCOOL NAS USINAS IMPEDE QUE O RESTO QUE MANIPULA MISTURAS PRATICAREM AS FRAUDES COM EXCESSO DE ALCOOL NA GASOLINA

    SABEMOS QUE AS FRAUDES CHEGARAM A INDICES INCRIVEIS, COM ADIÇÃO DE ATE 60% DE ALCOOL NA GASOLINA, ENTÃO ESTARIAMOS TROCANDO 1,7% DE REAGENTE CONTRA TUDO ISSO DE FRAUDES.

    INFORMADOS QUE QUALQUER PRODUTO ADICIONADO A GASOLINA DEVERA TRAZER BENEFICIOS. SERA QUE CHEGA ESSES CITADOS¿
    KIT ANTI FRAUDES GASOLINA

    1-FOI DESENVOLVIDO PARA QUE O PROPRIO CONSUMIDOR FAÇA O TESTE.
    2-ELE INFORMA A QUANTIDADE DE ALCOOL CONTIDO NA GASOLINA.
    3-TRATA-SE DE UM TUBO PREVIAMENTE MARCADO, COM QUANTIDADE DE GASOLINA A SER COLACADO E MARCA DE QUANTIDADE DE ALCOOL NA NORMALIDADE, E UMA BISNAGA DE CORANTE DE FOLHAS DE CANA ESTE TESTE REVELA EM 30 SEGUNDOS O RESULTADO.
    OUTROS DISPOSITIVOS
    APENAS DESENHOS ILUSTRATIVOS

    COMENTARIOS GERAIS E FINAIS.

    O GRUPO QUE SE REUNE UMA VEZ POR SEMANA, CONTA COM PROFISSIONAIS DE DIVERSAS AREAS COMO
    EX FUNCIONARIO DA PETROBRAS
    FUNCIONARIO DE USINA
    PREPARADOR DE MOTORES
    ENGENHEIRO QUIMICO
    E OUTROS COLABORADORES.
    NÃO CONTAMOS COM APOIO FINANCEIRO NENHUM, USAMOS PARCOS RECURSOS PROPRIOS, MESMO ASSIM TENTAMOS FAZER DEMONSTRAÇÕES 2 VIAGENS A BRASILIA E 1 AO RIO DE JANEIRO. E NÃO CONSEGUIMOS DEMONSTRAR O RESULTADO DE NOSSOS ESTUDOS, ENVIAMOS DIVERSOS E MAILS A ORGÃOS LIGADOS E ESTAMOS TENTANDO AGORA UMA DEMONSTRAÇÃO EM BRASILIA, COM SR EDMILSON RALDENES, DA ANP .
    PARA TANTO ESTAREMOS LEVANDO TODO MATERIAL, PARA QUE SEJA POSSIVEL TAL DEMONSTRAÇÃO.
    NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR OS NOSSOS COMPANHEIROS DA INTERNET, QUE COLOCARAM EM SEUS SITES RESUMOS DE NOSSOS TRABALHOS, FORAM AO REDOR DE 50 CITAÇÕES, TODAS LIGADAS AS FRAUDES EM COMBUSTIVEIS, A ELES NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS.
    ESTAREMOS DIVULGANDO O RESULTADO DAS DEMONSTRAÇÕES EM BRASILIA.
    ESTAMOS AGENDANDO AO MESMO TEMPO UM PROGRAMA DE TELEVISÃO ONDE FAREMOS DEMONSTRAÇÕES AO VIVO, E VAMOS SOLICITAR UM DISKET DESSE PROGRAMA PARA ENVIO A DIVERSOS ORGÃOS QUE NOS AJUDARAM NESSE TRABALHO.
    O GRUPO
    ADENDO COLOCADO NESTE EM 29-06.
    ATE O MOMENTO O MME E A ANP, NÃO ENTRARAM EM CONTATO PARA FAZER AS DEMONSTRAÇÕES SOLICITADAS, APESAR DE VARIOS EMAIS ENVIADOS, FAZER O QUE…

  4. aldo disse:

    olá, moro no rio de janeiro tenho uma denuncia para fazer! fui abastecer
    em um posto da “br”, que fica no inicio da rua toneleiro, parei o carro mandei colocar r$ vinte reias e fui na loja de conveniencia cinco minutos depois pagui entrei no carro, foi quando olhei para marcador e vi que estava no mesmo lugar dei a volta no quarterao quando parei falei com o frentista e ele mim disse que a bomba o marcador ainda estava com os mesmo vinte reais chamei a policia mas o policial folou e a sua palavra contra a dele. me mande o tel. de fiscalizacao, obrigado!

  5. Cida disse:

    Olá, moro em são Paulo, e apesar de sempre tomar cuidado na hora de abastecer, eu estava longe do meu posto de confiança, vi um posto Shel da av. Nações Unidas, 22613 (Rede Campeão) e em função da marca decidi abastecer, alguns quilomentros adiante o carro morria do nada e pegava depois de muitas tentativas, fora que eu acelerava e ele não respondia, me arrastei ate meu compromisso e levei muitos chutes e socos no retrovisor por motociclistas impaciente, nunca tinha passado por isso e voltei para casa assustada com o rumo das coisas.
    Ha! só consegui voltar após abastecer de novo, com um combustivel bom.
    isso aconteceu em 19/11/2009
    deixo aqui o telefone para denuncia Ouvidoria da secretária(11)3243-3676
    Vou tomar providencias.

  6. Robson Rossit disse:

    Olá, nós brasileiro andamos de carro a água desde o inicio do pro-alcool, o que deveriamos utilizar era o etanol porem com a possibilidade de se vender água por alcool o governo brasiliero optou por batizar nosso alcool com agua.
    Apos este grande ensinamento os donos de postos de gasolina resolveram imitar o governo e começaram a adicionar alcool e solventes a gasolina afinal quem não faz o que o governo faz, não é mesmo.
    Resultado, hoje temos no Brasil 4 combustiveis distintos: Alcool, Gasolina, Alcoolsina e Solventelina, o que é melhor nenhum puro voce até pode tentar mas alcool e gasolina puros no Brasil não existe mais, não vejo a hora de ver carro eletricos no Brasil para ver o que eles vão querer misturar a eletricidade.

  7. A ANP não aceitou a proposta do relatorio acima.
    Esquecemos que moramos no Brasil

  8. Victor Santos disse:

    A solução para este problema de combustível adulterado é o carro elétrico com certeza. Para ele ser viável é necessário incentivo fiscal por parte do governo pois ainda é muito caro o seu custo de fabricação. Um incentivo que poderia ser criado em SP por exemplo seria a criação de uma área verde no Centro de SP, onde o transito de veículos eletricos estaria liberado, sem o rodízio, alem de descontos para estacionar e desconto também no IPVA. Outro incentivo seria criar desconto no ICMS sobre as peças do carro para baixar o custo de fabricação. Os ganhos para a sociedade seriam muitos.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.