Acidentes, não fique no prejuízo


Os acidentes de trânsito, mesmo sem vítimas, podem acabar na justiça. Não é preciso fazer o registro de ocorrência, mas muitas vezes os acordos feitos no local não são cumpridos.

O condutor deve tomar alguns cuidados nestes casos, para evitar muita dor de cabeça no futuro. O básico é anotar placas e telefones de todos os envolvidos no acidente.

Mas está aumentando o número de motoristas que prometem pagar os prejuízos e somem.

O código Brasileiro de Trânsito só obriga o registro de um boletim de ocorrência quando há vitima. Se na hora do acidente os motoristas não se acertarem, cabe a Polícia Militar preencher um talão de ocorrência. Deve-se pedir uma cópia do registro.

Quando não existir vitimas em um acidente, a melhor coisa e buscar um acordo. Mas quando ele não for comprido a dívida deve ser cobrada na Justiça.

Para evitar que a pessoa volte atrás no acordo, pede-se ainda fotografar o veículo e pegar uma declaração do mecânico, pois, em batidas um pouco mais graves, a lesão pode não aparecer na hora e a pessoa recorrer depois.

Entrando na justiça a pessoa recebe a intimação para comparecer à delegacia e prestar um depoimento ou, pelo menos, tomar conhecimento daquilo que aconteceu. Será encaminhado depois ao juiz ou termo circunstancial, se for uma lesão leve, ou então haverá um inquérito policial para apurar o fato se tiver uma lesão com outros riscos.

 Fonte: G1

Tags: , , , ,

378 comentários para “Acidentes, não fique no prejuízo”

  1. renato disse:

    Olá!
    A 39 dias atrás colidi na traseira de um carro. Sem muitas danificações, mas houve a batida. No ato se foi proposto um acordo. O fiz ele aceitou, no mesmo dia fiz os contatos necessarios para resolver minha situação mas o condutor do outro carro sumiu, mesmo sendo o mais interessado, pois a batida teria sido nele. Enfim, gostaria de saber se mesmo após esse tempo, após eu ter feito tudo pra que fosse atentida as necessidades dele no meamo dia

  2. renato disse:

    Olá!
    A 39 dias atrás colidi na traseira de um carro. Sem muitas danificações, mas houve a batida. No ato se foi proposto um acordo. O fiz ele aceitou, no mesmo dia fiz os contatos necessarios para resolver minha situação mas o condutor do outro carro sumiu, mesmo sendo o mais interessado, pois a batida teria sido nele. Enfim, gostaria de saber se mesmo após esse tempo, após eu ter feito tudo pra que fosse atentida as necessidades dele no mesmo dia, eu ainda seja obrigado a resolver sua situação após 39 dias do acontecido.

  3. Karen disse:

    Olá, boa tarde !
    O meu caso é urgente, apenas gostaria de me informar pois aconteceu um acidente comigo…
    Eu estava virando uma avenida e estava vindo um carro, primeiramente eu olhei para ver se ele tb não iria virar na mesma direção minha e então vi que não pois a seta não estava ligada e entrei só que ele entrou junto comigo sem dar seta! Fizemos acordo de acionar o seguro dele pois ele errou de não ligar a seta só que o seguro negou-se a pagar pois na lei sempre quem bate atrás esta errado, só que nesse caso o cara não deu seta então não tinha como eu adivinhar que ele ia vira na mesma direção minha e o concerto ficou caro demais … E agora gostaria de saber se posso entrar com o processo ???? Pois que eu saiba na lei possa ser q não autorize porque quem bate atrás é errado… Obrigada!

  4. reinaldo disse:

    Em um cruzamento sem sinalização o veículo colidiu ao lado esquerdo do meu carro, lado do motorista afetando o lado direito dele, lado do passageiro, quem está certo?

  5. sabrina disse:

    Meu namorado, estava dirigindo a caminhoneta da loja e bateu em um carro, e como estava com preça para buscar uma moto não parou no casa “fugiu” só que como tem os adesivos da loja e dono do carro foi ate a loja cobrar, ele pagou e tudo, só que chegou uma intimação para ele ir ao forum, e ele perdeu a cnh, o que sera que pode acontecer?

  6. sabrina disse:

    Meu namorado, estava dirigindo a caminhoneta da loja e bateu em um carro, e como estava com pressa para buscar uma moto não parou no caso “fugiu” só que como tem os adesivos da loja e dono do carro foi ate a loja cobrar, ele pagou e tudo, só que ele não tem cnh, e agora chegou uma intimação para ele comparecer ao forum, oq pode acontecer?

  7. leonardo jesus disse:

    eu bati num onibus na contra mão na brasil, tudo por causa da transcarioca tem dia que fecha tem hora que abri,o acesso para eu entrar na firma dava fecha eles permiti agente ir pelo canto na brasil na contra mão .aquela pista que fica sotrq e trimak fica diariamente fechada e agora de pergunto ocupado sou eu sera que meu seguro vai paga meu prejuizo

  8. Juliana disse:

    Estava errada num cruzamento e a motoqueira se desesperou e caiu na frente do meu carro, sem choque. Sou obrigada a pagar peças originais de sua moto? Ou posso colocar peças novas, não necessariamente originais?

  9. Juliana disse:

    Avancei num cruzamento, quando a motoqueira caiu na frente do meu carro, não houve choque. É necessário pagar as peças originais da moto dela? Ou posso pagar por peças novas, sem necessariamente ser originais? Devo comprar outro capacete, uma vez que ela nem bateu a cabeça no chão?

  10. Tarcisio G Vaz disse:

    No dia 17 de maio 2014 domingo 19,20 horas estava eu e minha mãe em meu carro speice fox na rodovia MGC 265 KM 538 avia um caminhão que colidiu com o barranco as 17,50 horas ou seja uma hora e meia antes que ficou atravessado na pista obstruindo a pista o motorista fugiu do local sem sinalizar o local onde as 19,20 Hora a noite escura quando me deparei com o caminhão em minha frente e colidi sua lateral esquerda por sorte atingi o pneu traseiro do caminhão mais meu carro deu perda total eu quebrei as duas mãos e uma costela fiquei internado 4 dias minha mãe teve duas costelas quebradas e um trincado numa vértebra e ficou internada 5 dias.
    Mais o dono do caminhão agora esta alegando que o motorista não tinha autorização para pegar o caminhão no dia do fato mais era motorista dele que não tinha habilitação e o caminhão não estava licenciado.
    O dono do caminhão deu baixa no caminhão no DETRAN e alegou que não pagaria por meu prejuízo e quem tem que me pagar é o motorista.
    Alguém pode me ajudar o que devo fazer estou afastado do trabalho por 40 dias e não tenho INSS para receber.

  11. ALBANO disse:

    no caso de um acidente em que o veículo colidiu com um poste;
    não houve vítimas, pois no veículo só havia o condutor e, este nada sofreu.
    é obrigatório fazer um Brat (BO)?

  12. Jorge disse:

    Olá, eu estava seguindo em um cruzamento só que um cruzamento pequeno as ruas bem apertadas, o que acontece havia um caminhão de manutenção de redes elétricas trabalhando interditando uma das vias eu já estava entrando na rua quando vi parei o caro e dei ré para voltar a via e entrar na próxima, só que um apressadinho entrou de uma vez sendo que era possível ver que havia uma pessoa manobrando o carro, ou seja, ele deveria ter mantido uma distancia de segurança, mais não o fez, e como ele veio rápido acabei colidindo a quina do meu para-choque traseiro do lado esquerdo na porta traseira do lado do motorista do carro dele, quem de fato cometeu o erro? não teria sido prudente da parte dele ter esperado eu terminar de fazer a manobra para então prosseguir!? ou ele estar certo em ter entrado de uma vez ?

  13. eduarda disse:

    uma mulher veio na contrar mao e bateu no meu carro nao quiz pagar o prejuizo fui fazer uma ocorrencia so q ela nao apareceu e o policial me disse q era pra mim voltar amanha so q o meu carro esta em nome de outra pessoa na qual eu nao encontrei para passar pro meu pois comprei de terceiro terei algum problema na hora de fazer a ocorrencia mais minha habilitaçao esta em dia meu carro esta em dia qual o procedimento devo tomar?

  14. Marcos Paiva disse:

    Estava numa vicinal de duas mãos sem nenhuma sinalização dei seta para entrar na empresa e uma moto bateu do meu lado direito ele quer que eu pague seu conserto mas ei não estava errado. Gostaria de saber outra opinião.

  15. silvana disse:

    minha filha estacionou corretamente logo apos recebeu a noticia um onibus havia esbarrado em varios carros q estavam estacionados do mesmo lado teve um prejuizo do retrvisor quebrado fez BO como deve agir para ser resarcida do prejuizo

  16. Roberto Sarto Júnior disse:

    Boa noite, capo do meu carro abriu na br, uma carreta bateu na minha traseira ou freiar..motoriata acionou o seguro, quero saber se o seguro vai pagar pois deu pt no meu carro?

  17. Walterlucio disse:

    Quando eu estava estacionando o meu carro à pessoa bateu por detrás do meu carro quem está errado.

  18. josefa paula f de lira disse:

    aconteceu um acidente com migo e minha filha quando eu estava parada no sinal esperando que ele fechace mais o carro veio pra cima da gente e ai o motorista confesso que cochilou no volante e poriso preciso da ocorencia mais nao ceio onde procura mim ajude obrigado

  19. Leonardo disse:

    Boa noite,

    Uma viatura da PM bateu no meu veículo, a culpa foi deles. Foi feito o B.O e a perícia no local, eu contei minha versão e ele também, agora preciso saber quem irá pagar o prejuízo, o que tenho que fazer?

  20. Lara Dianna disse:

    Olá tudo bem? estou com algumas dúvidas;
    Meu padrasto estava indo pro trabalho quando um veiculo a sua frente foi convergir a esquerda, e ele passou mal no volante e acertou a traseira do mesmo! No momento meu padrasto entrou em um acordo com a motorista do outro veiculo, pois não tinha condições de resolver nada, pois estava na ambulância, tanto que eu fiquei esperando a policia e só a mulher do outro carro assinou o boletim, meu padrasto não assinou pois não tinha condições alguma! que logo que ele ficasse bom, ele arcaria com os gastos.. Mais acabou que meu padrasto teve que operar a coluna e já tem mais de dois meses que ele está no pós operatório e tem que ficar mais de 6 meses sem dirigir, e no momento ele não tem condição nenhuma de arcar com os gastos. a motorista do outro veículo, colocou o veiculo dela pra consertar, e como ela está pressionando muito, e não está vendo retorno, ela levou pra justiça! No momento do acidente tinham várias testemunhas que viram que foi um comum acordo, de que quando ele estivesse em condições ele arcaria com os gastos, meu padrasto no caso tem todos os dados das testemunhas, já a moça do outro veículo não tem dado de ninguém! o que devemos fazer??

  21. brunno disse:

    Olá, eu estacionei o carroem um acostamento e logo quando eu ia saindo veio um outro carro e colidiu na parte do farol esquerdo do meu carro, ela estava tao rapido que consegiu freiar o carro a uns 100 metros para frente, ela estava alegando que nao dei seta, mais mentira, e tem uma placa a us 15 metros a frente dizendo velocidade maxima 30 km, eu como fiquei comedo entrei em um acordo com marido dela e paguei a franquia do seguro dela, para cobrir me carro e o dela, ela dizendo que estava erada, fizemos o B.O juntos e foi para ele acionou a seguradora dele, entao ela entrou em contato comigo e levei meu carro para arrumar em uma autorizada da marca, a vistoria foi la e depois eles nao autorizarao pelo preco, ai a autorizada ficou de mandar um segundo orçamento, so que depois disso a menina da seguradora sumiu, nao me atende mais o telefone e eu nao sei o que fazer….

  22. brunno disse:

    Olá, eu estacionei o carroem um acostamento e logo quando eu ia saindo veio um outro carro e colidiu na parte do farol esquerdo do meu carro, ela estava tao rapido que consegiu freiar o carro a uns 100 metros para frente, ela estava alegando que nao dei seta, mais mentira, e tem uma placa a us 15 metros a frente dizendo velocidade maxima 30 km, eu como fiquei comedo entrei em um acordo com marido dela e paguei a franquia do seguro dela, para cobrir me carro e o dela, ela dizendo que estava erada, fizemos o B.O juntos e foi para ele acionou a seguradora dele, entao ela entrou em contato comigo e levei meu carro para arrumar em uma autorizada da marca, a vistoria foi la e depois eles nao autorizarao pelo preco, ai a autorizada ficou de mandar um segundo orçamento, so que depois disso a menina da seguradora sumiu, nao me atende mais o telefone e eu nao sei o que fazer….ai liguei na seguradora dela e passei o numero do sinistro e eles me mandaram um email falando que foi dado que ela estava certa, que o culpado sou eu…. e ligo no telefone da menina que estava resolvendo isso e ela nao me atende….

  23. brunno disse:

    Olá, eu estacionei o carro em um acostamento e logo quando eu ia saindo veio um outro carro e colidiu na parte do farol esquerdo do meu carro, ela estava tao rápido que conseguiu freia o carro a uns 100 metros para frente, ela estava alegando que não dei seta, mais mentira, e tem uma placa a us 15 metros a frente dizendo velocidade maxima 30 km, eu como fiquei comedo entrei em um acordo com marido dela e paguei a franquia do seguro dela, para cobrir meu carro, e o dela, fizemos o B.O juntos, e ele acionou a seguradora dele, então ela entrou em contato comigo e levei meu carro para arrumar em uma autorizada da marca, a vistoria foi la e depois eles não autorizarão pelo preço, ai a autorizada ficou de mandar um segundo orçamento, só que depois disso a menina da seguradora sumiu, não me atende mais o telefone e eu não sei o que fazer….ai liguei na seguradora dela e passei o numero do sinistro e eles me mandaram um email falando que foi dado que ela estava certa, que o culpado sou eu…. e ligo no telefone da menina que estava resolvendo isso e ela nao me atende, e também paguei a grana para o marido da mulher, e ligo para ele para falar isso e ai ele fala que fala para ela me ligar, só que nada, o que faço, eu trabalho com este carro, e estou desesperado….

  24. Edmilson disse:

    Olá, sofri uma colisão com a minha moto no dia 7 de julho de 2014 (uma custom grande e cara), por uma fechada de um carro que me cortou pela esquerda numa via que não permitia ultrapassagem pela esquerda e o mesmo condutor de maldade depois que me ultrapassou freou com tudo do nada para eu colidir na sua traseira (chegando a parar o carro na via) e, esse motorista vendo que eu tinha colidido e caído no chão simplesmente fugiu do local sem me prestar ajuda. Não me machuquei, só tive algumas escoriações, mas consegui pegar a placa e o modelo do carro, mas ninguém quis ser minha testemunha mesmo alegando que o dono do carro estava errado.
    Fiz o B.O. na mesma hora e tenho o laudo do médico sobre as escoriações e já tirei as fotos da moto. Segundo o escrivão o motorista em questão cometeu crimes ou infrações (não me lembro qual deles ele falou). Com o B.O. na mão descobri que esse motorista possui 2 multas por excesso de velocidade não pagas e vencidas além de estar com o licenciamento vencido desde maio desse ano de 2014.
    Gostaria de saber se fiz o procedimento correto ou não? A respeito vou fazer o corpo de delito e levar a moto para perícia ainda nessa semana a pedido do delegado da polícia civil.

  25. keylla novik disse:

    Meu marido estava indo trabalhar só que ele não tem carta e indo pro trabalho uma moto veio na mão do meu marido e bateu na frente do carro e pra não levar o carro pro pat porque nois não têm condições outra pessoa assumiu o lugar do meu marido só que o rapaz que estava não quer pagar o concerto do carro que ficou 10.000 e estou desempregada e só meu marido trabalha e temos dois filhós pequenos e não seu o que fazer

  26. jisicleia disse:

    estava atravessando em uma rua parei e no mesmo momento um carro parou para mim da passagem, e quando prossegui so escutei a pancada brusca de uma moto na porta traseira do meu carro, pois os motociclista teve sua moto extraviada na frente, enquanto meu carro foi totalmente amassado a porta traseira, e o mesmo alega que estou errada e pague os prejuízo dele e o meu.Avenida e o local bem movimento e tem a sinalização de 30km hs, enquanto pela batida percebesse que vinha mais de 60km hs…

  27. Ana Luisa Leme Simões Sales disse:

    Olá há quase 1ano atrás tinha acabado de estacionar meu carro no estacionamento e um poste que estava no local caiu justo no teto do meu carro , com isso acionei o meu seguro e o dono do estacionamento pagou a franquia. Depois de um ano fui vender meu carro e descobri que foi desvalorizado em 20% do valor do carro.queria saber se poderei entrar com processo contra a seguradora por não ter me ressarcido com um novo carro, pois o poste atingiu a coluna do teto e todos até o mecânico disse ,na época ,que caberia perda total e o laudo pericial para vendermos o carro foi aprovado com restrições.

  28. aecio disse:

    Estava indo sentido bairro centro na faixa da direita e silalizei que iria mudar de faixa entrando a esquerda quando do nada em alta velocidade uma kombi bateu do meu lado do motorista e falou que eu estava errado.Gostaria de saber o devo fazer neste caso ?

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.