30 anos do 1º carro a álcool no país

Neste mês de julho, o Brasil comemora 30 anos do 1º carro a álcool no país. O responsável por esta façanha foi a FIAT, que em julho de 1979, lançava no mercado o Fiat 147 movido a álcool.

Com aproximadamente 120.500 mil unidades (deste modelo) vendidas, o 147 chegou asfiat147 concessionárias brasileiras apenas 4 meses depois que os 16 primeiros postos de combustível começaram a receber o álcool para abastecimento.

Hoje, três décadas depois, a tecnologia evoluiu com a criação dos motores bicombustíveis que já representam 88% das vendas de automóveis e comerciais leves no país.

Fonte: G1

Tags: , , , , , , ,

2 comentários para “30 anos do 1º carro a álcool no país”

  1. Fernanda disse:

    Uma correção: o responsável pela façanha foi o CTA, em São José dos Campos, onde foi desenvolvido, pela equipe de Urbano Ernesto Stumpf - tenente coronel especialista em avião e engenheiro de motores formado na primeira turma do ITA - o motor para o uso do álcool como combustível. A FIAT só produziu os carros a álcool após o CTA apresentar os carros numa caravana que percorreu o país e fornecer as especificações para a produção do motor.

  2. RICARDO TORROGROSA disse:

    Eu nao me lembro o ano corretamente,mas me lembro quando os Senhores usineiros pediam pelo amor de DEUS que olhassem por eles pois o pais ja nao fabricava carros movidos a alcool,eles faziam protestos pedindo a volta do carro a alcool,e o que aconteceu ,o governo deu mil e uma vantagens a eles o bendito carro a alcool voltou a ser produzido, a populaçao mesmo ainda desconfiada apoiou empurrados pelos taxistas.E agora esses safados deram uma rasteira em todo mundo,com o preço do alcool nas alturas e todo ANO e a mesma coisa foi a entre-safra e todo mundo acredita e o Governo que colocou todo mundo nessa faz igual ao monumento da justiça tapa os olhos e quem se lasca como sempre e o pobre que tem o seu carrinho velho 1990.Ai eu pergunto ate quando,ate quando vamos aguentar sem fazer nada como diz nosso amigo Gabriel antigo Pensador .obrigado

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.