Como agir em enchentes

Nesta época do ano tornam-se muito freqüentes além do calor, as chuvas e conseqüentemente as enchentes, são nestas horas que o carro é mais exigido.

Para que você não fique no meio do caminho, certos cuidados têm de ser tomados com o veículo e normas de conduta no trânsito podem evitar que os planos para quem se arrisca a passar pelo alagamento não acabem com o carro.

Mecânicos especialistas, dizem que além de evitar acidentes, manter o carro conservado é ter uma certeza a mais que ele não quebrará quando o motorista mais precisará dele. No caso de enchentes, aconselham que o condutor encoste o carro em um lugar mais alto e espere a chuva passar.

Porém, como nem sempre pode ser feito isto, outra opção é traçar uma rota alternativa para dias chuvosos, evitando assim locais com probabilidades maiores de alagamento. Mas se não tiver jeito e o condutor tiver que realmente passar pelo alagamento, aconselha-se que mantenha a aceleração constante e trafegue devagar, segunda marcha no máximo.

No caso, se a água estiver na metade da roda é melhor nem arriscar, afinal os problemas mais comuns em dias de enchentes é água no motor. Com o sistema encharcado, o pistão empenha a biela e, conseqüentemente, trava o motor. Isto acontece porque se o carro morre instintivamente o condutor irá dar a partida novamente, fazendo com que o motor puxe água.

Se tiver que passar pelo caminho alagado, deixe sempre uma distância razoável e segura para o outro carro, de modo que se o da frente parar o que está vindo atrás consiga desviar. E nunca seja o primeiro, deixe que alguém vá antes, assim você conseguirá observar se tem algum buraco e o nível da água.

Recomenda-se que deixem o carro funcionando por certo tempo depois de passar por ruas alagadas, para retirar a umidade do sistema, além de fazer uma revisão nos faróis, borrachas de vedação, pneus e desembaçador.

No caso do carro ficar ilhado, é bem mais complicado, já que 90% das seguradoras declaram perda total e podem alegar imprudência do motorista e não pagar o seguro.

Fonte: Uol

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.