Faróis de xenônio proibidos

Quem já sentiu aquela luz forte batendo no retrovisor e achou que o carro de trás estava de farol alto?

Na verdade esse farol forte, que emite uma luz azul se chama xénon em português europeu e xenônio em português brasileiro.

A partir de 1º de janeiro de 2009, quem instalou o farol xenônio terá que substituí-los pelo farol tradicional, apenas modelos vindo de fábrica serão permitidos.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que editou uma série de medidas para evitar que a guerra de luzes se transforme em acidentes.

Conforme a resolução 294 do Contran, só poderão rodar os carros com faróis de xenônio que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas.

Este equipamento impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas, também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz podendo causar um acidente.

Por enquanto essas tecnologias vêm instaladas de fábrica em carros luxuosos e não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil.

Com o kit xenônio colocado depois nos carros, é emitida uma luz que causa uma cegueira momentânea podendo ocorrer uma colisão.

As pessoas começaram a colocar o farol de xenônio pela vantagem de iluminar três vezes mais e consumir 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum.

Mas por poder causar acidentes, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que retira-los.

Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Fonte: G1

Tags: , , , , , ,

24 comentários para “Faróis de xenônio proibidos”

  1. ThatOne disse:

    Muito bom, acho muito bom mesmo se essa lei pegar, pois detesto esse pessoal idiota com essas lampadas mal reguladas, so colocam para se exibirem, típico de pobre querer dar um visual luxuoso para o carro sem se importar com os outros, bem feito!!!

  2. Bruno disse:

    Acho que o carro fica chique demais com xenon. Mas realmente é um negócio que atrapalha muito a visão do motorista que vem do lado aposto.
    E também o pessoal tava perdendo a noção, já vi gente com saveiro surf, que tem o farol normal, de neblina e de milha, todos com xenon. Imagina seis faróis de xênon vindo em sua direção, é impossível você enxergar alguma coisa.
    Já ví gente com xenon até na luz que serve para iluminar a placa, também na ré…
    O pessoal não tem muita noção, por isso melhor mesmo cortar o barato!

  3. Espetacular, se até para os pedestres estas luzes são incômodas, imagina em uma estrada receber uma destas na cara de noite.

  4. Carlos disse:

    Agora quero saber se o governo vai comprar o farol de quem instalou os kits.
    Eh muito facil dizer que devem tirar. Quero ver quem vai pagar por isso. Eles precisam lembrar que quando foi instalado, era permitido.

  5. Ewaldo Mehl disse:

    O texto da Resolução 294 do Contran não contem em nenhum momento a palavra “xenônio”. Portanto este tipo de tecnologia não foi proibida. A citada resolução afirma apenas que os faróis baixos devem ter fluxo luminoso inferior a 2000 lumens. Porém a medição do fluxo luminoso de uma lâmpada elétrica só pode ser realizada em laboratórios sofisticados e o método mais usado implicaria na remoção do farol do veículo, para realizar a medição de acordo com as normas da ABNT. Assim, será impossível que numa simples abordagem policial seja feita a medição do fluxo luminoso dos faróis.

  6. Cezar disse:

    Comentário do editor:

    Carlos,

    obrigado por ler o blog, quanto ao dinheiro, o dono do veículo é quem vai sair no prejuízo. Mas eu concordo com a nova lei, pois é muito perigoso ficar “cego” na estrada por alguns segundos.

    Cézar,
    Blog Dirigindo Seguro

  7. Cezar disse:

    Comentário do editor:

    Ewaldo Mehl,

    O texto da resolução pode não falar, mas quem vai fiscalizar sabe que essas luzes estão fora de padrões. O motorista depois de ter o carro apreendido pode até recorrer e o governo fazer o teste, mas na hora da apreensão eles nem vão querer saber.

    Obrigado pela visita

    Cézar,
    Blog Dirigindo Seguro

  8. Sérgio Brito disse:

    Meu farol de xenon direito queimou esta semana, mas ao saber da proibição já tratei de voltar ao meu antigo sistema de lâmpadas de halogênio. Os meus faróis estavam regulados, mas de fato já observei que boa parte dos motoristas tinham faróis de xenon totalmente desregulados e que realmente ofuscavam a visão dos outros. Achei correta a medida, porém, mais uma vez é o bolso do consumidor que vai arder!!!
    Sérgio Brito

  9. Larson disse:

    Na lei da Contram citada, também refere-se à regulagem dos faróis que, quase sempre se observa muitos carros com faróis halógenos desregulados e também prejudicando a visão dos outros. Creio que também caberá uma fiscalização sobre estes veículos, afinal a lei é para todos. Bem, como até hoje não há uma fiscalização eficiente, creio que, se houver fiscalização, será apenas sobre a questão dos faróis de xenon, não fazendo cumprir a lei como toda. É o Brasil…. e seus interesses.

  10. Rogerio disse:

    Eu acho uma palhaçada esse vai e vem dessas leis,de fazer nós usuários de veículos ter que ser marionetes nas mão dessas altoridades incompetentes, se não pode mais usar esse tipo de farol por que os veículos que vem de fábrica podem usar,será que tem marmelada nisso.

  11. homero disse:

    nao e de se estranhar o comportamento de nossas leis,quando tentamos progredir ou se atualizar um pouco diante de paises que se tem mais cultura,sempre somos alvo de cala bocas, porque fazemos o que queremos,e voce tem que aceitar…..,sera que isto ocorre em outros paises mais, ou bem mais desenvolvidos do que o nosso?,acredito que nao,portanto e assim que o povo que ser tratado,este ditado cai muito bem para este pais(quem tem olhos na terra de cegos sera rei)obrigado!!!!!

  12. roberto disse:

    No brasil e muito facil mudar o rumo das coisas, depois que alguns lavam a egua ganhando dinheiro com as novidades que jogam no mercado,os troxas que as adquirem, é que se ferram.
    No nosso pais tudo e motivo de comedia,o brasil e um circo gigante; onde os palhaços somos nós ( o povo), e os espectadores sao os comerciantes favorecidos com as novidades que aparecee desaparecem,favorecidos por alguns politicos corruptos, como foi o caso das bolsas de primeiro socorros,engates(rabichos) e agora essa merda, do farol de xenon.
    MEUS CAROS CORRUPTOS, OU MELHOR DIZENDO MEUS CAROS POLITICOS, VAO PROCURAR O QUE FAZER OU MELHOR SE NAO FIZEREM NADA E MELHOR AINDA.
    DEIXANDO O POVO EM PAZ JA E GRANDE COISA…..
    FALEI………………..

  13. alexandre disse:

    eses vermes, essa lei é horrivel, eu tenho xenonio e nao vo tira por causa desses verme nao nao minha gente

  14. Rodrigo disse:

    Não concordo, acredito que o governo tem mais com o que se preocupar.
    E também, quem não se lembra dos rabichos, foram proibidos e tal, mas a onda passou. Vai ser a mesma coisa, passa um mês, esquecem sobre os faróis xenon.
    Poxa, vai consertar estradas, vai colocar mais pessoal no detran, vai tratar da iluminação das vias, colocar material de socorro ao longo das BRs brasileiras.
    Como não escolhi nascer no brasil, fazer o quê? Aguentar a consequências desse governo corrupto e incompetente.

  15. Gilmar disse:

    Na minha opnião, nada mais justo. Eu por exemplo, sempre ando com faróis originais de fábrica, nada de alterações no veiculo. Depois que alterou, muda a lei e aí começam as “choradeiras”.
    Quanto aos faróis de xenon, são realmente um incômodo para os outros motoristas e um perigo para o trânsito, pois prejudicam a visão de uma forma muito perigosa, pois bastam alguns segundos para causar um acidente grave.

  16. José disse:

    Acho uma maravilha essa resolução que proíbe e pune os usuários de faróis com xenônio, pois, é um verdadeiro tormento para a visão dos demais condutores. É óbvio que tem babacas que se divertem usando esse tipo de dispositivo, preocupados com si próprio e demais que se explodam. Foi muito bom, caneta nesses manés.

  17. FLAVIO disse:

    PESSOAL ME RESPONDA UMA COISA, QUANDO A POLICIA PEGA O XENON SÓ MULTAM OU APREENDE O VEICULO?????? POIS ALGUNS FALAM QUE APREENDE O DOCUMENTO OUTROS DIZEM QUE APREENDE O VEICULO… O QUE ACONTECE DE VERDADE.

  18. Mariana disse:

    Segundo o Contran, caso o carro tenha Xenon o motorista recebe multa de R$ 127 e o veículo é retido.
    Abs,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  19. Carlos Roberto disse:

    Na minha opinão, qualquer que seja a lâmpada utilizada, sempre é preciso que os faróis estejam regulados. Com certeza, os que mais reclamam das lâmpadas xenônio, deveriam sim reclamar das regulagens dos fachos dos faróis. Para as lâmpadas de xenônio existe um tipo diferenciado de regulagem. Nâo é somente uma simples substituição.
    Talvez seja isto que cause este mal estar.
    Não é possível que este tipo de lâmpada, que é homologada em países do primeiro mundo como os da Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo, por lá não atrapalhe ninguèm. Somente fazem mal às vistas dos brasileiros?
    Em tempo, problemas de visão tambèm pode atrapalhar neste caso.

  20. Tess disse:

    Ainda bem que vão acabar com isso. Essa maldita iluminação fere os olhos das pessoas, muitas vzs doendo durante muito tempo, pior que alguns ônibus criaram essa moda nos letreiros.
    O ser humano não sabe a medida do corpo, acha que pode tudo, e se envolver um dinheirinho para ser licenciado, aí mesmo é que pode.

  21. No Japão. disse:

    Olá pessoal, moro no Japão há 12 anos, e aqui, os automóveis, até mesmo populares (sitando um exemplo seria como gol, palio…) saem, na versão mais luxuosa, com xenom de fábrica, eu possuo um Suzuki Wagon R RR, ano 2002, e já veio com o kit de fabrica, porém, aqui é obrigatório a fazer a inspeção veicular a cada 2 anos. Mas existe um porém maior ainda, pois o governo que impõe as leis, fazem a manutenção das estradas, aqui tem condições de andar com um automóvel, com rodas 24, 26 polegadas, com o carro a 5 centimetros do chão. O governo daqui é coerente. O automóvel é seu, você faz o que quiser, mas tem que passar na inspeção veicular.
    Agora é incrivel as pessoas deixarem algo que aumenta a segurança (se a inspeção veicular realmente vigorasse), pois o condutor tem um campo de visão bem maior. Pois a verdade não implica que os farois de xenom ofusca, e sim os farois desregulados ofuscam, muitas vezes passasse por veiculos te ofuscando, mas é o farol que tá desregulado, e é o farol comum, e não vi ninguém reclamando. Assim como muitos reclamavam do uso de cinto de segurança. Por que ninguém reclama do extintor de incendio que é obrigatório no Brasil??? Quem aqui teve um automóvel que pegou fogo??? O extintor de incendio é obrigatório, mas air-bag, abs só agora??? Tem muitas coisas que no Brasil tem que ser analisado e ninguém se preocupa, que nem o fato de fechar o cruzamento, quantas pessoas ve o semaforo aberto e o transito pra frente do semaforo nem se movimentou, vai e fecha o cruzamento, o sinal fecha e ele esta obstruindo o trafego. Por que não se conscientizem mais, e cobrem coisas coerente dos governantes? 2010 está ai, por que não utilizem dos seus votos pra colocar pessoas competentes no governo? Por que ao invés de se preocuparem com o xenom, se preocupe com as sucatas que trafegam na cidade, podendo causar acidentes. Galera, pensem.

  22. Ronaldo disse:

    Este tipo de coisa é um absurdo, que nossas autoridades tapam os olhos para isso,não é questão de ser pobres(poder aquisitivo baixo)é muito egoísmo mesmo.Se é proibido, porque, que as autoridades não punem quem usa essas armas tão poderosas. Infelizmente a única coisa é morrer, nas mãos, até dessas empresas( fundo de quintal)inrresponsáveis, que ainda recebem dinheiro, para nos matarem.Hó, e agora, quém poderá nos salvar?!!!!!
    Eu moro no entorno de Brasília, será que ninguém tá vendo isso não?

  23. Ted disse:

    Esse negocio de xênon pra mim é coisa de CAIPIRA…..aliás CAIPIRAÇO!!!
    RSSSS

  24. Alvaro disse:

    ola pessoal, infelismente algumas pessoas que so pessam em si ainda usam nas estradas, tive a ma sorte de passar por um desses, e horrivel, como esse ainda roda na cidade ou sera que so usa outro sistema de iluminação.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.