Airbags

No Estados Unidos, Japão e paises da Europa, é obrigatório que os carros saem com airbag de fábrica, no lado do passageiro e do motorista.

No Brasil não é dado muita importância aos mecanismos que protegem. Apenas 25% dos carros saem de fábrica com airbag, destes 5% são em carros populares.

Ainda vai demorar a esse equipamento se tornar obrigatório, já se tem um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, mas pelo visto só mesmo em 2014 é que todos os veículos terão o acessório, pois para que a lei entre em vigor, serão necessários cinco anos após definição das especificações pelo Contran.

Esse equipamento já salvou milhares de vidas, em uma colisão o equipamento infla em menos de um décimo de segundo para proteger os ocupantes do automóvel das forças de uma colisão frontal ou lateral.

A bolsa inflável é uma almofada que fica dobrada dentro do volante ou painel do carro.

Hoje em dia já existe airbag no teto, revestimentos das portas, nas colunas e nos encostos de cabeça. Essas bolsas enchem rapidamente no caso de uma colisão, seja frontal ou lateral e sua finalidade é restringir o deslocamento dos passageiros em direção a superfícies contundentes dentro do automóvel.

Entre encher e esvaziar completamente não demora mais de 30 milésimos de segundo.

A bolsa é feita de um tecido de náilon de espessura fina, que fica dobrada dentro do volante ou no painel do veículo. Um sensor comanda a bolsa detectando um choque a partir de uma velocidade de 15Km/h (no padrão americado) ou 24 Km/h ( no padrão europeu).

Os airbags são inflados pela reação de dois produtos químicos. Essa reação se dá muito rapidamente, produzindo uma descarga elétrica que libera um gás que se expande. Assim a bolsa infla até 40 cm do volante, saltando para fora da direção ou painel quando expande. Logo depois, a bolsa desinfla, de forma a não machucar ou atrapalhar o passageiro.

Fonte: G1

Tags: , , , , , , ,

Um comentário para “Airbags”

  1. Rodrigo disse:

    Nos carros nacionais tudo é opcional e quando o airbags for obrigatório pode ter certeza que o valor vai ser ainda mais salgado.
    Um abraço,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.