Como reconhecer um bom Rum

Table of Contents

Rum O rum é um super alcoólico que é muito apreciado para a preparação de coquetéis, mas também como bebida de degustação. É produzido por fermentação e depois destilação da cana de açúcar, uma planta que cresce abundantemente no Caribe. Para entender a qualidade e o tipo de uma garrafa ou simplesmente para entender qual é o rum que melhor atende às suas expectativas, é muito útil conhecer algumas peculiaridades que caracterizam este tipo de destilado.

Escolha da matéria prima

Como mencionado, a matéria-prima utilizada para a produção é a cana de açúcar, e até o momento nada de novo. Entretanto, há uma pequena premissa a ser feita. Uma vez colhida, a cana de açúcar é imediatamente moída para evitar que ela resseque. O resultado da moagem é o açúcar, por um lado, e o melaço, que é o produto residual, por outro.

O melaço é normalmente fermentado para produzir o rum. Entretanto, existe uma variante, tipicamente adotada no Caribe francês, chamada Rum Agricole, que fermenta todo o suco extraído da trituração. Esta é uma melhoria importante porque todas as substâncias aromáticas da planta são preservadas. No rótulo você encontrará a referência a esta categoria, geralmente com a expressão Agricole.

Cor do Rum

O rum, dependendo do processo utilizado para produzi-lo, pode ter cores diferentes. Além das pequenas nuances, você pode encontrar três variantes.

Branco

Completamente transparente. No rótulo você encontrará escrito blanco, blanc, prata, cristal, clear, plata ou light. Eles têm um bom perfume e têm uma gradação bastante leve. As exceções são a Agricole Blanc, que é mais forte e mais encorpado.

Quase todos eles recebem um período de refinamento no barril onde podem colorir-se para adquirir novos aromas. Em seguida são filtrados para resumir a típica transparência cristalina. São amplamente utilizados na mixologia, para fazer coquetéis como o Mojito ou o Daiquiri.

Âmbar

As nuances mudam do amarelo acobreado para o amarelo palha. No rótulo você pode encontrar as palavras Amber, golden, paille ou élevé sous bois, ou seja, amadurecido em madeira. O envelhecimento ocorre em barris que abrigam Bourbon ou Cognac por não mais de dois anos. Muitas vezes o perfume que os caracteriza é o de baunilha, típico do Bourbon. Além da preparação das bebidas, eles também são preferidos para degustação.

Escuro

É uma cor âmbar, escurecida pelo envelhecimento por muitos anos entre as aduelas de um barril. A coloração depende da madeira. Encorpado e com dicas de caramelo. Na garrafa você pode encontrar preto, escuro ou heavy.

Não apenas a cor

Além da pigmentação imediatamente óbvia, você deve considerar outras características possíveis. Na verdade, um rum pode ser envelhecido, com tempos mais ou menos longos, pode ser temperado, pode ser levado a gradações muito altas. Pode finalmente ser selecionado para atingir níveis de qualidade muito elevados.

Envelhecido

O rótulo traz uma das seguintes indicações: envelhecido, anejo, vieux, especial, reserva seguido do número de anos de envelhecimento.

E é aqui que as coisas podem ficar complicadas. De fato, se for um Rum Millesimato, então todos os destilados utilizados para produzi-lo pertencem a uma única safra, e vamos ficar no lado seguro. Mas geralmente estamos lidando com Blended, obtido misturando rums de vários tipos e diferentes safras. No final, a safra indicada no rótulo é apenas uma fração dos destilados presentes. Pode ser o mais velho, o mais jovem, ou uma média de todos. Depende da legislação do país onde é produzido.

Se você encontrar o termo Solera na garrafa, saiba que um método particular de envelhecimento é especificado, que consiste em usar barris sobrepostos, nos quais os destilados são gradualmente misturados, fazendo-os descer dos últimos barris no topo, para os mais baixos.

Overproof

O rum com alto teor alcoólico pode chegar a 75% de álcool, enquanto a média está em torno de 40%. É claro que não são consumidos puros, mas usados em coquetéis como zumbis. O nome da bebida se refere simpaticamente a como poderia ser reduzida quem decide bebê-la.

Especiado

Temperado. O destilado, geralmente de qualidade duvidosa, é aromatizado com baunilha, canela ou outros aromas vegetais. Eles se tornam muito parecidos com licores e são usados para fazer bebidas longas frutadas. As exceções são os rums como o Capitão Morgan, que não possuem aromas fortes e permanecem mais equilibrados e agradáveis.

Premium

Mistura de rum envelhecido até seu limite máximo. O rum melhora com o tempo, mas tende a evaporar. O tempo de evaporação depende de fatores tais como o tipo de madeira no barril, temperatura e umidade na adega. O misturador mestre tem que calcular a permanência de cada ingrediente no barril, para que ele não perca muito volume, maximizando o lucro das vendas.

Degustação

O rum geralmente está a cerca de 40 graus. Se você quiser tirar o melhor proveito disso, você tem que diluí-lo pela metade com gelo ou água para evitar queimar suas papilas gustativas. Se você quiser prová-lo puro, certifique-se de deixá-lo fluir entre suas bochechas e seu paladar para apreciar sua consistência ou textura.

Onde comprar

O primeiro lugar em que pensamos quando precisamos de algo é geralmente o grande varejista: um supermercado ou uma loja de bebidas. O problema é que quando passamos pelas prateleiras do setor em que estamos interessados, neste caso o dos destilados, ficamos desorientados. Tantas etiquetas, tão poucas ideias sobre o que é realmente certo para nós e… tanta pressa. Há tantas coisas para levar e os compromissos do dia são ainda mais.

A loja especializada em vinhos, melhor se de confiança, com o vendedor pronto para aconselhá-lo sobre a solução certa, seria ideal. O importante é ter tempo para ir à loja expressamente para levar apenas um tipo de produto.

Uma alternativa a considerar é contar com uma loja online, que contém uma ampla e selecionada gama de Rum. Você pode acessá-la a partir de seu smartphone ou tablet, confortavelmente sentado no sofá, em um momento de descanso. Você pode filtrar as categorias de produtos, considerando apenas aqueles que lhe interessam, e depois ler a descrição em anexo. Em alguns dias, o entregador chegará à sua casa, ou onde você trabalha.

João avatar
João
Mover-se com segurança no sentido mais amplo, não apenas no trânsito, mas na vida cotidiana: dicas para não naufragar no mar de informações da Internet.