Arquivo de março de 2008

Curiosidades e estatísticas sobre acidentes de trânsito

segunda-feira, 17 de março de 2008

Não há um dia sequer que se passe e não haja notícias sobre acidentes de trânsito. Segundo dados fornecidos pelo DETRAN mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos - são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos.

Várias estatísticas relevantes, que dizem respeito a todos os tipos de acidentes causados no trânsito, servem como alerta para que se perceba até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes. Além do mais, as curiosidades relatadas a seguir podem servir como incentivo para que as pessoas tomem mais cuidados e preservem a segurança no trânsito.

Um dos fatos mais curiosos é que a maioria das colisões ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h, portanto, apenas manter-se em velocidade relativamente baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.

Outros dados relevantes confirmam que o acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do Brasil, perdendo apenas para a desnutrição e que o trânsito é a terceira causa de morte do país ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer.

A empresa Opinion Research Corporation International publicou uma pesquisa revelando que 76% dos motoristas confessam ter o mau hábito de se distrair com outras atividades enquanto dirigem. Segundo relatos as situações que mais causam acidentes ou sustos no trânsito são as seguintes:

* Separando uma briga dos filhos - 26%
* Apagando cigarro - 22%
* Usando o laptop - 21%
* Conversando com um passageiro - 18%
* Falando ao celular - 13%

Mesmo havendo todo o incentivo à segurança no trânsito, as estatísticas de acidentes no trânsito só serão reduzidas quando todos tiverem plena consciência de quão perigosa a direção imprudente pode ser. Por isso, sempre vale a pena pedir para que sempre se mantenha atento à sua e à direção dos demais, para evitar atropelamentos, batidas mais leves e principalmente as colisões fatais, preservando a sua vida e as que estão ao seu redor.

Fonte: Trânsito dez

Faça sempre um BO

sexta-feira, 7 de março de 2008

A gente espera que você nunca se envolva em um acidente de trânsito, mas caso isso aconteça, por menor que ele seja, faça sempre um BO (boletim de ocorrência).

Registrar a ocorrência é especialmente importante no caso do acidente ter vítimas, tais como em atropelamentos ou ocorrências envolvendo motoqueiros e ciclista.

O que tem acontecido é que muitas vezes a pessoa pára para verificar se a vítima está bem e ela diz que sim, que não foi nada. Então, o motorista entra no carro e vai embora.

Algumas horas depois do ocorrido a polícia entra em contato acusando o motorista de omissão de socorros (o famoso hit and run).

Isso ocorre quando os atropelados agem de má fé e dizem que está tudo bem (e muitas vezes realmente está), mas depois recorrem a testemunhas (falsas?!), tais como outros motoqueiros que estavam no local e a exames de corpo de delito com o intuito de processar o motorista alegando que perderão dias de trabalho, que terão que ficar no hospital, etc.

Ou seja, para evitar dores de cabeça desnecessárias, aguarde uma autoridade (polícia) no local (basta discar 190) ou registre o quanto antes um boletim de ocorrência, que pode ser feito ou na delegacia mais próxima da região da ocorrência ou na delegacia mais próxima de sua casa.

Mas antes de tudo: evite se envolver em acidentes :)