Arquivo de janeiro de 2010

Toyota convoca megarecall envolvendo milhões de veículo

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

logo_toyota_005

As primeiras notícias que pintaram aqui no Brasil davam conta de um recall envolvia carros da montadora Toyota na América do Norte. Cerca de 6 milhões de veículos haviam sido convocados para arrumar um problema no pedal do acelerador.

Normalmente, mesmo quando o recall é no exterior, costumamos informar aqui no Dirigindo Seguro. Porém desta vez esta notícia tinha passado batido. Mas, em virtude dos novos acontecimentos, não tinha como não falar dela.

A Toyota Motor informou que ampliará para a Europa e China o recall feito anteriormente na América do Norte. Ao todo, na Europa, serão mais 2 milhões de veículos convocados para “manutenção”, enquanto que na China o número chega a cerca de 75.552 unidades do jipe RAV4.

O recall interrompeu a produção e as vendas na América do Norte de oito modelos, incluindo o popular Camry, manchando o recorde da empresa de segurança e confiabilidade impecável.

No total, o megarecall soma cerca de 8 milhões de carros, quase o mesmo número de vendas globais do grupo no ano passado.

A Toyota do Brasil informa que os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (SP) e portanto não serão convocados. Os demais veículos citados na campanha (Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon) não são vendidos no Brasil.

Fonte: Reuters

Primeiro leilão de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

strada

Foto ilustrativa

Podem falar, vocês estavam com saudades já dos leilões do Detran carioca! Mas o sofrimento acabou porque o órgão anuncia que hoje começa o tão aclamado leilão. Na primeira rodada de leilões do ano de 2010 estarão reunidos cerca de 1.121 veículos apreendidos pelo Detran, muitos deles bem conservados.

Começa hoje (quarta 27/1) mas segue até a sexta-feira (29/1). A série de leilões será realizada a partir das 11h, no auditório do depósito da Rodovia Washington Luis, 13.105, no bairro de Jardim Primavera, em Duque de Caxias.

Entre os veículos que estarão à disposição dos compradores, vale destacar um Fox 2007, um Celta 2008 e um Fiat Strada 2008. O novo proprietário não herda as dívidas referentes ao proprietário anterior.

Se o valor do arremate for suficiente para pagar o IPVA, as multas, o serviço de reboque e as diárias do depósito, o saldo restante será entregue ao antigo proprietário.

Fonte: Detran-RJ

Carro 0km com defeito: conheça seus direitos

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

carro0

Comprar um carro 0km é o sonho de muitos brasileiros. Aquele cheirinho de carro novo e a certeza de que ele não terá nenhum defeito que os carros usados apresentam. Mas não é sempre assim. O que fazer se depois que você pega o carro perceber que o ar-condicionado não liga, que o marcador da bomba de gasolina está com defeito, que o painel está solto e etc?

De acordo com o Procon-SP, o consumidor precisa ficar atento na hora de retirar o veículo zero da concessionária e estabelece regras para que a concessionária ou a montadora resolvam problema.

Confira algumas dicas de o que fazer se seu carro 0km vier com defeito:

1-) Se perceber o defeito antes de retira-lo da concessionária, deixe o mesmo para reparação.
2-) Liste o que está inadequado.
3-) Tire uma cópia da ordem de serviço feita pela concessionária.
4-) O consumidor tem até 90 dias para reclamar ou mover uma ação judicial contra o fornecedor.
5-) A concessionária tem até 30 dias para resolver o problema: Expirado este prazo o cliente pode pedir o dinheiro de volta, abater no preço o problema que o carro apresenta ou trocar o produto por um de mesmo valor, mais barato ou mais caro (pagando a diferença).

Fonte: G1

Eventos automotivos em São Paulo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Este ano de 2010 promete ser especial para os apaixonados por carros. Este é ano de ver todas as novidades que as montadoras têm para indy2apresentar no Salão Internacional do Automóvel.

Mas os eventos não param por ai - para nossa sorte, afinal o Salão é somente no mês de Outubro!

Confira então o calendário de eventos ligados ao mundo do motor que serão agitarão a capital paulista:

Salão de Acessórios: de 12 a 16 de março, no Expo Center Norte
Fórmula Indy: 14 de março, no Anhembi
Motoboy Festival: 25 a 25 de março, no Centro de Exposições Imigrantes
Recaufair-Pneushow: 13 a 16 de abril, no Expo Center Norte
Automec Pesados e Comerciais: 27 de abril a 1º de maio, no Anhembi
Salão da Motocicleta: 20 a 24 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes
Salão Internacional do Automóvel: 28 de outubro a 7 de novembro, no Anhembi
Fórmula 1: 7 de novembro, em Interlagos

Fonte: Icarros.

Vão-se as chuvas e ficam os buracos

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Talvez este post venha em um momento não muito apropriado, afinal, as chuvas seguem castigando dia após dia a capital paulista. Mas quem anda pelas ruas de São Paulo já podem sentir a ação que a água faz no asfalto.Jáburaco não bastasse termos que escapar de pontos de alagamento, temos que ter atenção redobrada para desviar dos buracos que a chuva faz nas ruas em meio ao nosso caminho.

Com isto vem o grande risco de danificar os pneus ou os componentes da suspensão. Segundo especialistas, a procura pela assistência técnica das concessionárias por problemas provocados por buracos aumentou cerca de 12% no período das chuvas de 2009.

Para enfrentar esse verdadeiro rali diário, a dica é dirigir com cautela e manter uma boa distância do carro da frente para poder enxergar as crateras com antecedência. Porém, caso o motorista seja pego por uma dessas armadilhas cravadas no asfalto, a saída é procurar uma boa oficina.

E atenção! Os principais problemas causados por buracos não são provocados pelas grandes crateras e sim pelos pequenos buracos e desníveis no asfalto, aqueles que os motoristas enfrentam todo dia, que provocam com o tempo, um desalinhamento do sistema de direção, que gera um desgaste de forma irregular e prematura dos pneus.