Arquivo de setembro de 2010

Mini Cooper chinês: Lifan 320

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os modelos chineses vão aparecendo cada vez mais no mercado brasileiro, e agora é a vez do hatch Lifan 320. O carro chama a atenção por ser totalmente inspirado no famoso inglês Mini Cooper.

Depois de meses de atraso, já que sua estréia era prevista para o mês de Maio, o veículo chega às revendas. O modelo é pequeno, com 3,75 metros de comprimento, por 1,62 de largura, e 1,43 de altura. Seu maior atrativo acaba sendo o preço, já que parte de R$29,980 sendo bem completo.

Contando com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, som, freios ABS e distribuidor eletrônico de frenagem EBD, além dos airbags frontais. O veículo conta com motor 1.3 a gasolina, e câmbio manual de cinco marchas.

A invasão de modelos chinesas não para por aí, já que até o fim de 2010 a empresa Lifan espera dar inicio a comercialização do sedã 620, que assim como o modelo 320 é inspirado em um conceituado modelo, o BMW série 3.

A marca oriental será representada no País pela Ever Eletric, mesma empresa que importa os modelos da – também chinesa – Effa Motors. As marcas, no entanto, terão suas próprias revendas. Atualmente, a Lifan possui 17 lojas já abertas.

Dirigir sem CNH

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quando chega a adolescência  e a proximidade de se obter a CNH a vontade de dirigir aumenta. Histórias de jovens que cometeram infrações sem a CNH após pegar o carro sem a permissão dos pais costumam chocar a todos, porém não são novidade.

No Paraná surgiu uma ideia que pode ajudar a solucionar o problema de uma maneira bem educativa e legal.

O projeto consiste em um curso dado aos jovens que foram pegos cometendo a infração de dirigir sem CNH. O curso é de reeducação no trânsito, e consiste em uma palestra dada no próprio DETRAN, onde os jovens recebem noções básicas de trânsito e assistem vídeos relacionados ao assunto, como por exemplo, o perigo do uso de álcool antes de dirigir ou a importância do uso do cinto de segurança. Além disso, os pais também recebem recomendações para que evitem situações que favoreçam o jovem a pegar as chaves do carro, por exemplo.

Na segunda etapa do curso, os adolescentes, ainda na companhia dos pais, participam de uma blitz educativa junto com policiais e funcionários do DETRAN, para acompanhar mais de perto o dia a dia da fiscalização e entender melhor quais são os riscos no trânsito.]

Fonte

Fusion Hybrid

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre no final do mês de outubro, terá como uma de suas atrações o novo Ford Fusion Hybrid. O modelo é esperado no país até o início de 2011 no máximo, e com preço superior aos modelos existentes, mesmo com custo relativamente baixo em outros países.

As diferenças estéticas no modelo “verde” são poucas, já que o novo modelo conta com maior opção de cores, a sigla Hybrid na parte traseira e portas e alguns emblemas. O desenho, porém, continua o mesmo.

O modelo conta com um motor quatro cilindros 2.4 litros que, ao contrário do 2.5 “usual”, utiliza o ciclo Atkinson para garantir uma maior eficiência de combustível.
Além disso, vem equipado com um sistema que recupera 94% da energia cinética empenhada nas frenagens. O sistema converte esta energia cinética em energia elétrica e a armazena em baterias de níquel para uso posterior.

O carro é completamente silencioso, já que o carro quando anda em baixa velocidade, é movido apenas pelo motor elétrico, e somente usa da gasolina quando é necessária maior potência.
É possível circular a até 75 km/h apenas na eletricidade, seguindo uma velocidade média. Em conjunto, os dois motores entregam 190 cv, dos quais 35 cv são gerados pelo pequeno motor elétrico. A passagem entre os dois é quase imperceptível e apenas o motorista sentirá a diferença nas respostas do carro.

O carro trabalha com a consciência do motorista, ao fazê-lo tentar constantemente dirigir de maneira ecológica para usar menos combustível. A potência de reserva do carro é uma de seus maiores méritos. O modelo continua sendo um sedã familiar, mas agora com uma autonomia de até 900 km com um tanque de combustível.

Mesmo com tantos atributos, o carro ainda conta com itens como o sistema de navegação, SYNC e rádio por satélite, sendo assim um carro “verde” sem deixar a potência ou o conforto de lado.
A direção tem assistência elétrica, quase semelhante à hidráulica. A suspensão absorve bem as imperfeições do asfalto e os bancos são confortáveis e espaçosos. Traz sete airbags, sendo um para os joelhos do motorista, sistema de fixação de cadeirinhas infantis, controle de tração e estabilidade.

Fonte: Motor Dreams

Dia Mundial Sem Carro

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hoje dia 22 de Setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. Nesse dia todos os que tiverem a oportunidade, devem deixar seus carros em casa. Dessa forma, se espera que o trânsito e também a poluição gerada, diminua.

O movimento que se iniciou na Europa, foi aderido por diversos países que buscam uma melhoria para o Meio Ambiente. Aqui no Brasil os ônibus vão funcionar por mais tempo e também haverá um número maior circulando, para atender aqueles que não utilizarem seus carros.

Os veículos recomendados são bicicletas, patins, que além de não poluírem também ajudam a se exercitar, dessa forma alterando a rotina de uma forma saudável. Vale a pena fazer parte deste projeto.

Citroën e Lacoste lançam carro conceito

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Citroën criou um carro conceito para a grife de roupas Lacoste, criada 1933. O carro segue a linha da grife, e é simples e charmoso. Seu desenho lembra um bugue, sem portas e com design arrojado.

O veículo será apresentado no Salão de Paris, e tem as seguintes especificações: 3,45 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,52m de altura e 2,30 m de entre-eixos. Além disso, seu motor é a gasolina e de três cilindros.

Além de transportar até 4 passageiros, o conceito possui suportes específicos e substituíveis para carregar utensílios como bicicletas, esquis, pranchas, tacos de golfe e raquetes de tênis. A proposta do Citroën Concept Lacoste é ser aproveitado para todos os tipos de atividade de lazer. Embora não possua porta-malas, o modelo disponibiliza área de armazenamento abaixo de seu painel.

O painel traz uma inovação à parte, com um visor contínuo que mostra as informações de velocidade, consumo, entre outros itens, em imagens similares a de antigos jogos de videogame.

As rodas do veículo, por exemplo, forma inspiradas nas bolas de golfe. Sendo possível notar, que o veículo em si lembra muito aos carros usados para o deslocamento dos jogadores de golfe. Seu interior se destaca pelos encostos de cabeça dianteiros que partem do teto, bancos revestidos com o mesmo tecido de algodão que a Lacoste confecciona suas camisas pólos.

Fonte: UOL