Permissão Internacional para Dirigir

Permissão InternacionalPermissão Internacional

Em 2006, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O modelo da licença segue o padrão estabelecido na Convenção de Viena, firmada em 08 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981.

A PID poderá ser utilizada em mais de cem países, permitindo que você possa dirigir legalmente no país que visita ou reside. Ela não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no território nacional.

Antes da padronização da Permissão Internacional para Dirigir ficava a cargo dos órgãos e entidades executivos de trânsito a elaboração e expedição da permissão. Com a PID, o Denatran padroniza o modelo do documento. As informações dispostas na licença estão descritas na língua portuguesa e nas preconizadas na Convenção de Viena.

Para obter a permissão o condutor deverá possuir a CNH, devendo esta estar vigente. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes à Carteira Nacional de Habilitação. Na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação.

A Permissão Internacional para Dirigir não será emitida para o condutor habilitado somente com a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC.

Ela pode ser retirada nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e a cargo deles ficará a responsabilidade de determinar o valor da expedição do documento.

Procedimento para retirar a PID em São Paulo:

a-) Dirigir-se ao Setor de Habilitação para Estrangeiro do DETRAN.
b-) Requerimento em 2 vias formalizado pelo condutor interessado.
c-) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade.
d-) Pagamento na rede bancária da taxa de R$174,35 ou de R$ 185,35 no caso de solicitação da entrega do documento por meio dos correios.

Países onde a Permissão Internacional para Dirigir é aceita:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro - Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue,

Tags: , , ,

248 comentários para “Permissão Internacional para Dirigir”

  1. cesar disse:

    precisando de uma cnh com urgencia entre em contato autoescoladf@hotmail.com

  2. MANOEL DIAS FAVACHO disse:

    ola, possuo a cateira de motorista e a internacional emitida no suriname.
    eu gostaria de saber se eu posso dirigir no brasil com a internacional emitida no suriname, ja que sou brasileiro e moro no suriname mas nao tenho a CNH brasileira.

  3. Sandra disse:

    Meu irmão vai morar na Itália por +/- 5 anos.Quanto tempo a PID vale lá?

  4. Marcelo disse:

    Olá. Sou Brasileiro mas tenho documentação Paraguaia, Identidade e carterteira de motorista. Vim para o Rio Grande para estudar com o meu caro de placa do Praguai. Fiquei sabendo que nos portos estão fazendo um documento de permisão para transitar por 3 meses, mas no porto que entrei nao me deram esse documentos ai me falaram que se a policia me atacar podem prender o caro.
    Ja fui atacado pela brigada em que pediram documento do caro e carteira de motorista e sai tranquilo. Gostaria de saber o que faço se sou parado por uma blist? Qual a policia que cobra esse documento, Policia Federal?

  5. Daniel disse:

    Tenho Carteira para dirigir no Paraguai…posso dirigir no Brasil veículo brasileiro?

  6. Mitsu disse:

    Ola, sou brasileira moro no Japao a 5 anos e em breve pretendo voltar a passeio no Brasil. Como estou com a CNH vencida tenho a permissao de dirigir com a carta de habilitacao do Japao.

    O comentario abaixo da Mariana 14/7/2010 eh valida para habilitacao japonesa tambem?
    “A sua carteira de habilitação estrangeira vale no território brasileiro por 180 dias, respeitado o prazo de validade do documento.”

    Desde ja agradeco pela atencao.

  7. com o PID eu posso dirigir dentro do paraguai com carro paraguai mas com autoriação do dono do carro. ou dirigir o carro paraguaio dentro do brasil com autorização do dono do carro

  8. Beatriz Magro Barbeiro disse:

    Olá, Eu pretendo fazer intercambio trabalhando como babá 1 ano, e precisa de carteira internacional!

    então preciso do PID…
    Eu não posso tirar o PID com a carteira provissoria?

    Obrigada!

  9. Otavio disse:

    Ola,
    Ouvi dizer que quando fixa-se residencia no pais, a PID nao eh mais valida.
    Isso procede?
    E gostaria de saber se Visto de estudo por 2 anos (mestrado) eh considerado fixar residencia?

    Obrigado.

  10. Julia disse:

    Li aqui que não posso tirar minha PID com a CNH provisória, mas vou fazer intercambio e PRECISO dirijir lá. O que eu posso fazer? Mais uma duvida, minha CNH vence dia 12/12/12, e ficarei nos EUA por 1 ano como eu faço?, minha mãe pode pegar minha CNH, torná-la internacional e me enviar por correio. Eu consigo dirijir lá com a CNH provisória? e quando ela vencer?
    obrigada
    Julia

  11. mariane disse:

    olah! estou pegando um visto de residencia na australia… ainda nao tenho habilitacao mas irei tirar…. pelo qe li acima eh preciso 2 anos para que eu consiga a PID, com a carteira de habilitacao provisoria nao poderei dirigirna australia?? nem como learner??

  12. Raquel Junqueira franco disse:

    Prezados,
    Estou na Italia, como tenho o PID, não trouxe minha CNH, no entanto, não consigo alugar um carro pois as locadoras afirmam que sem a apresentação da CNH, a PID não tem validade nenhuma!
    Não há, no corpo da PID,algum aviso da apresentação em conjunto dos dois documentos, e em nenhum órgão comenta o fato.
    Eles estão corretos?

  13. Beatriz Rodriguez disse:

    Prezados Senhores,

    vou morar na Espanha apartir de julho próximo, e fiquei um pouco preocupada quando não vi o nome do país na lista acima.

    Por gentileza, gostaria de saber se a Espanha não esta na lista pela inexistência de acordos ou por um erro no site,

    Obrigada,

    Beatriz

  14. anderson disse:

    óla, moro na alemanha com a crateira enternacional éél é valida por quantos anos, eu sou residente?

  15. Wiliene disse:

    Olá……sou brasileira e possuo cnh do brasil…..mas meu marido trabalha no paraguai e acaba de comprar um carro do paraguai. gostaria de saber se com a habilitação internacional…poderei dirigir este carro tanto aqui no brasil…qto no paraguai.

  16. Katia disse:

    Olá, ja tirei a PID uma vez, porém agora tenho a CNH renovada, preciso tirar outra PID?

  17. kleber lourenço dauto disse:

    boa noite sou brasileiro tenho cnh vencida mas tenho carteira portuguesa,valida estou morando no brasil ha 3 meses e hoge fui multado. mesmo apresentando a carta portuguesa, a minha cnh estou renovando.a minha carteira portuguesa nao vale por 180 dias?estou muito descepciondo com o brasil, se alguem souber me responder agradeço.

  18. Alessandro Reis disse:

    Boa noite Vou para França 15 dias e gostaria de alugar um carro, vocês saberiam me dizer se só com o minha CNH brasileira e passaporte posso alugar um carro e dirigir por lá?
    Abraços agradeço desde já.

  19. welisson disse:

    ola Guilherme!
    vc deu uma informação a a Junior que não procede, de acordo com site do Detran que vc mesmo citou…Quais os pré-requisitos?

    Possuir habilitação (Permissão ou CNH Definitiva) dentro do prazo de validade;
    Se a habilitação estiver com o prazo vencido ou o condutor possuir o Prontuário Geral Único (PGU - modelo de habilitação antigo, sem foto) precisará realizar o procedimento de Renovação da CNH (clique aqui, para obter informações);
    A Carteira Nacional de Habilitação deverá estar em situação regular (não estar cassada ou suspensa);
    Possuir habilitação (Permissão ou CNH Definitiva) emitida no Estado de São Paulo. Caso a habilitação seja de outro Estado, o condutor precisará fazer o procedimento de Transferência de CNH (clique aqui para obter informações);
    O condutor não pode possuir processo de Adição ou Mudança de Categoria da CNH em aberto, caso contrário, precisará primeiro finalizar o processo.
    Obs.: O prazo de validade da PID é o mesmo da CNH. Em caso de Renovação da PID, o condutor terá que renovar primeiramente a sua Habilitação.

    Essa é a informação que obti no site….grato!

  20. Nelson Henrique disse:

    Roberto, Boa tarde!!

    Estou indo pra Miami em Outubro e estou querendo alugar um carro no periodo de 7 dias e não sei se preciso tirar a carta internacional ou se a minha CNH Brasileira ja serve devido ao curto tempo.

    Obrigado!!

  21. Rosimere Leal disse:

    Ola, vivo em Mexico a mais de 10 anos, minha Habilitação é daqui, estou indo para o Brasil em Dezembro passar 20 dias, como faço para dirigir no brasil ? posso apresentar o passaporte ? qual autorização preciso ?

  22. LurdesCris disse:

    Boa tarde, Sou Brasileira, nunca tive carteira de habilitaçao no Brasil, mas hoje moro em Portugal a mais de um ano, e já tenho carta de conduçao daqui de Portugal. Qual seria o procedimento correto pra poder ter esses mesmo direito, assim um dia poderei no futuro dirigir no meu pais de origem legal?
    Obrigada pela atençao, abraços

  23. LurdesCris disse:

    Boa tarde,

    gostaria de saber quais sao os procedimento legal a fazer com minha situaçao. Sou Brasileira, nunca dirigi no Brasil, nunca tive carta de habilitaçao no pais origem. Hoje moro em Portugal, já tenho carta de conduçao. Qual procedimento que devo fazer, pois estou voltando de ferias e gostaria de solucionar a minha duvida. Posso dirigir com o mesmo documento daqui de Portugal, mesmo sendo Brasileira de gema??

    Obrigdaaa, abraços

  24. jorge disse:

    ola sou português e estou aqui no brasil des de janeiro queia saber se posso dirijir com a habilitacão portuguesa

  25. Jean Rito disse:

    Olá.
    Sou Brasileiro e tenho Dupla Nacionalidade Portuguesa.
    Moro no Brasil e estou tirando a PID.

    Posso dirigir com a PID em Portugal normalmente, mesmo sendo cidadão Português lá, por conta da Dupla Nacionalidade?

    Ou serei obrigado a tirar uma habilitação em Portugal?
    O que fazer?

  26. sabrina disse:

    ola eu sou brasileira moro na Irlanda faz 3 anos tirei carteira aqui mais ainda e provisoria ,estou indo para o Brasil em 1 mes posso dirigir no Brasil com a carteira provisoria eu vi que so a Irlanda do Norte que tem acordo com o Brasil eu nao tirei na irlanda do norte como fica minha situacao? obrigada

  27. Tamires Almeida disse:

    Olá Pessoal! Vou morar na França acredito que em maio ou abril, vou me casar e por isso gostaria de saber, vou tirar minha Habilitação em janeiro, em março estara pronta, em 3 meses posso dirigir com a habilitação e o passaporte, mas e depois o que faço ?

  28. ranny disse:

    ola….eu moro na irlanda e tenho habilitacao brasileira valida por 5 anos tem como eu ir ate em portugal e fazer o teste e tirar a de la.pois o brasil tem um acordo com portugal a respeito disso eles trocam a habilitacao brasileira pela portuguesa…me passa o telf.o email de vcs.obrigado

  29. paulo disse:

    oi sou portugues e estou pensando passar ai uns tempos de ferias mas gostaria de saber se preciso de fazer alguma coisa para poder conduzir ai pois tenho carta portuguesa faz falta pedir alguma coisa ou posso fazer so com a carta portuguesa e a peça de identidade… de ja obrigado

  30. Paulo Oliveira disse:

    Olá gente, boa tarde..
    sou motorista autonomo e um grupo me contratou para dirigir uma van ate uma cidade pequena proximo a Assuncion no paraguai.
    Tenho um passaporte mas esta vencido.
    vamos ficar quatro dias e voltar. oque devo fazer??

  31. afonso disse:

    Estou com minha CNH brasileira suspensa, porem tenho residencia e habilitação estrangeira, posso dirigir no Brasil como turista com meus documentos estrangeiros mesmo com a CNH brasileira suspensa?

  32. Ana Paula disse:

    ola,
    eu moro na Alemanha ha 6 anos e achei que nao podia dirigir aqui.
    Eu tenho a CNH e sempre renovo qdo vou para o Brasil.
    Se eu tirar a PID posso dirigir na Alemanha ateh minha CNH vencer?

  33. antonio disse:

    eu to com ppd. com ela posso dirigir no exterior

  34. João Vivas disse:

    Olá boa tarde , tenho um amigo que é brasileiro e mora no Portugal há 9 anos , lá ele tirou a carteira de habilitação , agora ele está voltando para o Brasil , quero saber se ele vai poder usar a carteira dele aqui no Brasil já que ele está vindo embora , ou vai ser necessário uma nova carteira de habilitação aqui no Brasil , aguardo resposta obrigado.

  35. gabriel disse:

    Ola, estou na alemanha e possuo minha PID, fico aqui ate o final do ano de 2013, estou procurando um carro para comprar, so que me informaram que so posso utilizar minha PID por 6 meses e apos esse praso preciso de uma licenca Alema, isso é verdade? O que eu devo fazer?
    Obrigado

  36. Romualdo disse:

    Estou indo para Italia por duas semanas, posso dirigir com CNH e passaporte
    ou a PID é obrigatória?

  37. hallo disse:

    estou com habilitação provisória vou mora na suiça ,eu quero saber ser eu posso fazer uma transferencia para suiça da hapilitação ,por fovor me responda .

  38. Jamila disse:

    Ola,
    acabei de tirar a minha CNH e irei para os Estados Unidos em Agosto , por tanto, iria se tornar provisória quando eu ainda estiver por la ate o proximo ano. A pergunta eria, eles consideram essa carteira liberando uma Drives Licence por la definitiva ?
    Por favor me responda!
    Obrigada!

  39. LÉA FALEIRO disse:

    A PRIMEIRA HABILITAÇÃO DO MEU ESPOSO É INTERNACIONAL (DE HONDURAS). AO RETORNAR PARA O BRASIL EM 2006 ELE TIROU A SUA CNH NACIONAL. ELE PERDEU A CARTEIRA DE CONDUTOR DE HONDURAS E AGORA NÃO ESTÁ CONSEGUINDO RENOVAR A CNH NACIONAL PORQUE O DETRAN BA ESTÁ SOLICITANCO O NÚMERO DA HABILITAÇÃO ESTRANGEIRA. E AGORA??? O QUE FAZER?? SE ELE NÃO POSSUI NADA, NEM CÓPIA DESTE DOCUMENTO???

  40. Manuela disse:

    Ola, gostaria q tirassem uma duvida minha: Moro nos EUA, tenho minha Carteira americana, mas a minha Brasileira esta vencida. Estou indo passar ferias no Brasil, posso dirigir com a carteira americana por lá? Ou eu teria que tirar a carteira internacional? Não ficarei muito tempo por lá, por isso não terei tempo de renovar a CNH. Obrigada pela atenção,
    Manuela.

  41. Mariana disse:

    Ola!
    Li Aqui que não é permitido tirar a PID com carteira provisoria, porem essa informação esta correta, ele pode sim tirar com CNH Provisoria!

    Como o mesmo site do detran de SP Informa:

    “Quais os pré-requisitos?

    Possuir habilitação (Permissão ou CNH Definitiva) dentro do prazo de validade;
    Se a habilitação estiver com o prazo vencido ou o condutor possuir o Prontuário Geral Único (PGU - modelo de habilitação antigo, sem foto) precisará realizar o procedimento de Renovação da CNH (clique aqui, para obter informações);

    A Carteira Nacional de Habilitação deverá estar em situação regular (não estar cassada ou suspensa);
    Possuir habilitação (Permissão ou CNH Definitiva) emitida no Estado de São Paulo. Caso a habilitação seja de outro Estado, o condutor precisará fazer o procedimento de Transferência de CNH (clique aqui para obter informações);
    Observação: o prazo de validade da PID é o mesmo da CNH. Em caso de Renovação da PID, o condutor terá que renovar primeiramente a sua Habilitação.”

    http://www.detran.sp.gov.br/

  42. Carolina disse:

    Tendo a PPD (CNH provisória) é permitido dirigir nos EUA durante minha estadia (20 dias)?

  43. Ana Helena disse:

    Oi Guilherme,

    sou brasileira e resido na Itália vai fazer um ano em novembro, tenho PID, mas sei que terei que fazer a minha patente partindo do zero. Não acho correto,pois o governo italiano aceita a minha carteira por um ano, após adquirir a residência e depois ela não vale mais. Não é justo. Minha pergunta é: é possível ir a Portugal e fazer a conversão da minha carteira e dirigir normalmente em qualquer país da comunidade européia, ou tenho que provar a minha residência em Portugal para fazer isso? Se faço a conversão em Portugal, posso depois fazer, digamos, uma reconversão, para a Itália?
    Obrigada pela atenção,

    Ana Helena

  44. Debora disse:

    como proceder se ja estou morando no Equador mas só possuo minha CNH do Brasil?
    grata,

  45. vinicius moreira disse:

    ola, sou uruguaio e possuo carteira de motorista no Uruguaigra com 16 anos posso dirigir no Brasil sem nenhum problema ?? grato .

  46. shaista disse:

    Ola,possuo cidadania italiana e moro legalmente na Inglaterra aonde possuo habilitacao inglesa.minha duvida e a seguinte:Como transferir minha habilitacao inglesa para o Brasil.Que documentos eu precisaria?Ouvi dizer que preciso do RNE e numero do contribuiente da Inglaterra,essa informacao procede?Pois nao tenho esse RNE pois uso aqui o meu passaporte italiano.E o comprovante de residencia da Ingaterra que preciso seria de quanto tempo e teria que ser feito pelo consulado ou somente uma conta daqui no meu nome?Agradeco a ajuda….Shaista

  47. gustavo disse:

    moro na europa e to indo embora para o brasil como faso para trocar minha abilitacao europeia pela a brasileira

  48. Maria disse:

    Xsou brasileira tenho carteira internacional , quero ir ao Brasil com meu marido que e americano quais os procedimentos para dirigir em Belo Horizonte ?

Deixe um comentário